escreveu sobre Domenico Pizzeria

Rua Cláudio Manoel, 583

Fui ao Domenico Pizzeria e Trattoria por indicação, mas também aproveitando a 3.º edição do festival Pizza & Pasta, que agora em 2013 recebeu o nome de Circuito Gastronômico Italiano. Gostei tanto que na semana seguinte fui de novo!
De fato, o lugar é excepcional. Um casarão antigo que passou por uma boa reforma para abrigar uma verdadeira trattoria italiana (aliás, para quem desejar, há atendimento em italiano por um autêntico imigrante da Sardenha).
A casa tem basicamente dois ambientes, sendo uma varanda coberta com mesas para até seis pessoas e mais duas mesas para grupos maiores, bem indicado para aniversários e eventos.
Do lado de dentro, com uma iluminação mais baixa, o salão tem uma divisão feita de forma muito natural pelo tipo das mesas – de um lado, próximo aos janelões para a rua, mesas quadradas para até quatro pessoas, com bancos/sofás quando perto das paredes e as demais com cadeiras de madeira. Do outro lado do salão mesinhas redondas que também comportam até quatro pessoas, mas para o jantar se tornam desconfortáveis pela falta de espaço.
O cardápio se mostrou simplesmente fenomenal, com pratos muito bem elaborados, preparados com excelentes ingredientes, de sabor excepcional! As massas trufadas, com ragu de cordeiro, com ragu de lingüiça, com funghi, e as pizzas, os calzonis, tudo muito bom!
As bebidas não me despertaram tanto, mas há vinhos muito bons na carta da casa. Infelizmente, como em todas as casas da cidade, e eu não entendo o porque da necessidade de um lucro tão grande especificamente sobre os vinhos, os preços são bem salgados... A caipifruta é saborosa, mas poderia ser melhor.
O atendimento foi muito bom na primeira visita, e nem tanto na segunda. Mas de um modo geral os garçons são educados e dispostos a esclarecer suas dúvidas.