Vinheria Percussi

| Rank: 112º de 429 | Restaurantes Italiano

Fundada em 1985, a Vinheria Percussi foi um dos primeiros restaurantes a oferecer enogastronomia em São Paulo. A casa é comandada pelos irmãos Percussi: Silvia é a responsável pela cozinha italiana contemporânea e Lamberto cuida pessoalmente da escolha dos vinhos.

Especialista em Restaurantes Italianos com 15 opiniões na categoria

Já escrevi sobre este restaurante antes, mas um dos proprietários, o Sr. Lamberto Percussi, leu minha opinião e escreveu uma resposta ao problema que eu havia apontado: o atendimento. Escreveu tudo o que eu esperava ouvir de um proprietário! :) Se desculpou e me convidou a retornar ao restaurante para que eu tivesse o atendimento que merecia e que é usual a todos os clientes da Vinheria Percussi. Aceitei o convite e semana passada retornei com o meu marido para almoçar. Fiz a reserva e chegando ao local não me identifiquei como convidada do proprietário, afinal, não queria ter um atendimento especial, e sim igual ao de todos os clientes.
Dessa vez não ouve engano ou sensação de não ser atendida, a equipe de garçons esteve sempre presente, com educação e cortesia. Acredito que quando estive lá a primeira vez ocorreu a exceção e não a regra. Felizmente tive a oportunidade de retornar e avaliar o restaurante novamente! :)
A comida continua sensacional, mesmo com tantas gostosuras no cardápio, pedi o mesmo prato que me conquistou da primeira vez: o risoto ao pomodoro com panceta desfiada. Divino! :) Meu marido pediu cordeiro com massa fresca e também estava muito bom! Fica a dica para aumentar o tamanho da porção, um pouco mais de massa e cordeiro irá satisfazer mais as pessoas e equilibrará o preço (perto dos R$ 110).
Dessa vez também encontramos o vinho certo com o preço certo, ficamos totalmente satisfeitos com a qualidade. Meu marido ficou curioso sobre o vinho que leva o nome da casa, feito em parceria com a vinícola Miolo. Levamos uma garrafa! :)
Gostei muito de retornar e com certeza voltarei em ocasiões especiais. O Sr. Lamberto não perdeu uma cliente! :)

risoto ao pomodoro
"risoto ao pomodoro"

A Vinheria é um moderno restaurante italiano localizado em Pinheiros, perto da Teodoro Sampaio. O ambiente é bem "clean" e o atendimento é rápido.
Visitamos o local durante o Restaurant Week e pedimos todos os pratos propostos para o evento. As entradas (crostini de cogumelos e pizzelas) foram fracas e meio sem sabor. Entre os pratos principais, o risoto de abobrinhas com lulas, apesar de pequeno, estava bem gostoso, já o pappardelle com molho de tomate e almôndegas de vitelo era uma massa bem regular, sem destaque.
Nossas sobremesas foram o ótimo cheesecake de goiabada e a panna cotta com favas de cumaru, que tinha gosto de creme de leite de caixinha e precisava de mais calda.

Especialista em Restaurantes Italianos com 15 opiniões na categoria

Procurava algum lugar para comer um bom risoto e depois de procurar um pouco, encontrei a Vinheria Percussi! ;) Liguei e fiz uma reserva para o mesmo dia, deu tudo certo. Há valet no local, em novembro cobravam R$ 20,00, valor parecido com os estacionamentos da região e você pode pagar junto com a sua conta do restaurante! ;)
O atendimento foi meio confuso, o garçom que nos levou até à mesa não voltou para nos entregar o cardápio, tivemos que chamar outro garçom para continuar o atendimento e por conta disso ele também ficou confuso e nosso atendimento não foi tão atencioso como vimos que acontecia com a mesa ao lado! :/
Pode pular o couvert (R$ 10,20 por pessoa), é sem graça e os pães chegaram frios à mesa. Para completar o couvert, pedimos uma porção de presunto de Parma (R$ 22,20). Após ver o cardápio, escolhi o meu risoto: risotto di pomodori e panceta desfiada (R$ 59,70). Estava ma-ra-vi-lho-so!! Os sabores eram super especiais e era levemente picante. O melhor risoto que comi nos últimos tempos. Meu marido escolheu outro risoto com cordeiro de acompanhamento. Também gostou bastante.
A carta de vinhos é imensa e ficamos até confusos. Pedimos uma indicação para o garçom e ele nos indicou um vinho que tinha uma parceria com a distribuidora, na compra de uma garrafa, você ganhava a segunda. Custou R$ 110 e achamos que fomos enganados, pois aquele vinho não deveria custar nem R$ 50,00. Ou seja, compramos as duas garrafas.
Nossa conta com todas as despesas ficou R$ R$ 359, extremamente cara. Só valeu a pena pelo risoto, que estava maravilhoso! ;)
risotto di pomodori
"risotto di pomodori"

É um bom lugar para uma refeição tranquila e tem uma boa carta de vinho tem uma decoração simples mas bem arrumada o serviço é muito atencioso e simpático, o menu tem seus altos e baixos. Começamos com um carpaccio de salmão que nem deveria ter sido oferecido, o prato era feito com fatias de salmão defumado, aquelas que você acha na sessão de congelados do supermercado, em vez do molho a base de mostarda, veio um creme azedo muito bom, o prato parecia que tinha vindo direto do congelador, ruim. Os pratos principais foram um risoto com cordeiro, e um ravioli de brie e damasco com molho branco salpicado de ervas, o risoto estava ótimo a carne veio desfiada e fritas misturada no risoto, que tinha um sabor apimentado na medida certa sem estragar o paladar, o ravioli feito com massa fresca tinha o recheio de brie bem delicado e equilibrado com o sabor de damasco, poderia ter vindo com um pouco mais de molho branco. A sobremesa foi simples e saborosa, um sorvete muito bom de creme com suspiro e calda de amora, perfeito.

Na carta de vinho tem boas surpresas com preços razoaveis.
No geral é um lugar muito bom, vale a pena voltar, mesmo com alguns defeitos o restaurante se compensa com os acertos.

Especialista em Restaurantes Italianos com 21 opiniões na categoria

A primeira parada da Restaurant Week do segundo semestre de 2013 foi na Vinheria Percussi. A entrada foi um creme com alcachofras simplesmente espetacular, o prato principal foi uma massa com molho de tomate e alho bem boa e a sobremesa, um zabaione com morangos gostosinho. Completou uma cesta de pães como couvert e um café acompanhado por uns docinhos incríveis (incluindo um mini macaron de chocolate inesquecível). Cinco estrelas para a entrada e o café, 4 pro prato principal, 3 pra sobremesa e pro couvert - média 4. Serviço impecável, ambiente requintado mas sem frescura. Me pareceu meio caro pra voltar fora da Restaurant Week, mas a comida compensa - até porque eu vi umas sobremesas fora do menu promocional que pareciam bem melhores que o zabaione. Para quem gosta de vinho, tem uma carta gigantesca. Mas aí prepare-se para gastar bastante.

"""Um dos melhores endereços italianos de SP"""

O VINHERIA PERCUSSI tem um ambiente bastante requintado, as mesas são grudadinhas e a iluminação é baixa e amarelada. Essa foi nossa 2ª visita na casa, a outra havia acontecido em 10/09/2011.

Comecei com um delicioso Sformato Di Baccalà, uma espécie de torta de bacalhau com umas rúculas de enfeite, simplesmente algo dos Deuses.

Meu prato principal (Menu Restaurant Week) foi nada mais nada menos que um Fettuccine Di Pepe Nero Alla Salsa Di Cozze, uma massa fresca artesanal exclusiva do Vinheria Percussi, preparada com pimenta preta (suave) e servida com molho de mexilhões. Algo surreal.

Pra completar tomamos 2 taças de vinho argentino: TILIA CABERNET SAUVIGNON 2010 e um TILIA MALBEC 2011. Aqui vale um parenteses, o Vinheria Percussi é considerado uma das melhores cartas de vinhos de São Paulo, já tendo ganho vários prêmios por isso.

O outro prato pedido foi um que pertence aos Pratos da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança, uma dos mais simples que já vimos. Pelo preço, ficou devendo bastante, mas vale a pena principalmente quando se pensa na cerâmica pintada a mão (prato) que levamos para casa, d+!!! O prato era um Tagliollini di Porri Alla Crema di Caprino.

Depois ainda pedimos a sobremesa, Panna Cotta servida na taça....que beleza!!!

O Vinheria Percussi, embora estivesse lotado, nós não esperamos nada na fila, graças a reserva feita antecipadamente.

Saímos de lá felizes, o Vinheria é SHOW!

Data da Visita: 06/03/2013

Simulação de gastos para 2 Pessoas:
R$ 63,00 (Prato Tagliollini)
R$ 47,90 (Prato Menu Restaurant Week)
R$ 24,00 (Taça de Vinho = R$ 12,00 x 2)
R$ 4,80 (Água sem gás)
R$ 1,00 (Doação Ação Criança)
R$ 13,97 (Acréscimos)
TOTAL R$ 154,67
Fettuccine Di Pepe Nero Alla Salsa Di Cozze
"Fettuccine Di Pepe Nero Alla Salsa Di Cozze"

O restaurante é lindo, bem romântico, perfeito para um jantar a dois. O atendimento foi impecável. Eles já apresentam o cardápio e carta de vinhos no ipad, achei muito legal, dá para ver as fotos dos pratos, mas meu pai, por exemplo, não iria conseguir se virar com a modernidade... Pedi uma massa recheada com burrata. Pelo preço fiquei bem decepcionada. A comida estava ótima, apresentação impecável, mas custou 59,00 para comer uma massa recheada com muçarela e para um homem, a quantidade não seria suficiente. Minha irmã pediu um risoto, muito melhor pedida!
A carta de vinhos é bem completa, mas não muito acessível.
Enfim, não achei um bom custo benefício, o ótimo atendimento e o ambiente não compensaram a decepção que foi meu prato...
Uma decepção em todos os sentidos. Uma casa cara, aliás, caríssima. Imaginem que se pedirem bruscheta, virá apenas uma fatia de pão com tomates picados ao preço de R$ 9,00!! As porções são rizíveis. Quem estiver com fome passará mal. As porções são ínfimas. E caras.
Não recomendaria essa casa para o meu maior inimigo.
Vade retro!!!!!!!!!
Uma pena que as notas que temos que dar não tem o ítem: Péssimo!

O restaurante fica em uma charmosa casa e a especialidade é comida italiana, da melhor qualidade, diga-se de passagem.Tudo super bem pensado o ambiente é agradável e bem iluminado, perfeito para um almoço relax ou até mesmo um jantarzinho mais elaborado.O cardápio é amplo e conta com varias opções de massas, carnes e risotos. Como eu queria provar um pouco de tudo fui logo na sugestão do dia, e ao invés de escolher um ou outro prato, pedi a opção do menu degustação. Para acompanhar as delicias vindas da cozinha, provamos o vinho da casa, o Percussi.

Logo de cara fomos brindadas com um agradinho vindo da cozinha, um caldinho de funghi, suave e quentinho. Perfeito para o friozinho que fazia.Então era a hora de abrirmos os trabalhos. Para começar uma entradinha pra lá de especial, uma saladinha verde acompanhada de Focaccia allá pancetta e uma Torta de Formaggio e carciofini.

Em seguida um Penne Rigate al Ragu. Garçom, o meu com muito queijo, por favor!Seguimos com um Scaloppine di pollo allá pizzaiola com riso bianco. Confesso que frango nunca é minha opção, mas esse ai estava suculento e saborosíssimo.Na hora da sobremesa eu já não conseguia comer nenhum grama a mais, mas não podia fazer desfeita e me joguei numa Torta di noci & gelato.

A Deni, mais comportada, foi numa Macedônia di frutta. Pense num negocio bom. Vinha com uma farofinha e um creminho por cima das frutas que era dos deuses.No final do nosso almoçinho ligth pagamos os 65 reais cada uma e a Deni me apresentou para os simpáticos proprietários do lugar. Ganhei um livro de receitas da Silvia Percussi chamado Menu di Funghi com 100 receitas, todas elas contendo funghi. Um sucesso!

Vou testar as receitas e depois conto aqui como me sai pilotando o fogão.
Foto opinião do Lela Zaniol sobre Vinheria Percussi

São Paulo Restaurant Week 2011: celebração da Itália na Vinheria Percussi

A Vinheria Percussi é uma das boas experiências na 9ª São Paulo Restaurant Week. Estive por lá ontem, com a amiga Carol Fullen, que parte para a Itália no fim da semana, em um delicioso bate-papo sobre dicas de viagem.

Nesta segunda edição da SPRW 2011, o cardápio promocional da casa, disponível somente no jantar (R$ 43,90), começa com o ‘Crespelle al pesto’. Acabei de saber no perfil da @Percussi que o delicioso crepe com creme de manjericão e molho de tomates foi resgatado do cardápio de 25 anos atrás. Outra opção de entrada é a ‘Pizza Pazza’, massinha de pizza crocante com berinjelas, tomate seco e queijo de cabra.

O couvert, vale lembrar, é cobrado à parte, assim como as bebidas e o serviço. A cestinha de pães (italianos e de azeite) com manteiga custa R$ 7,50 por pessoa. Na premiada carta da Vinheria há opções acessíveis em taça como o Montepulciano d’Abruzzo Chronicon DOC 2006 (R$ 12) e em garrafa como o suave Rupestro Cardeto 2009, da Umbria (80% Merlot e 20% Sangiovese), por R$ 55 – dica do simpático maitre Jonas Soares.

Nos pratos principais provei o saboroso e bem servido orecchiette, uma massa artesanal típica da região da Puglia, com leve ragu de costela de boi. A porção de risotto alla matriciana parecia mais modesta. Segundo a Carol, o prato estava gostoso, mas o ponto do arroz ficou bem ‘al dente’.

Na hora da sobremesa, a escolha foi rápida e certeira: Babá al rum. O delicioso e levíssimo pãozinho de ló com calda de laranja ao rum e creme estava perfeito. Eu até comeria mais um.

O café, também cobrado à parte, acompanha docinhos como o cantucci e o macaron de chocolate, que derrete na boca. O serviço da casa, que estava bem movimentada em tempos de SPRW, foi impecável.

Certamente, a Vinheria já preparou o paladar da Carol para suas experiências gastronômicas na Itália. Para mim foi um momento de deliciosas recordações.

(Post publicado originalmente no Braun Café em 7 de setembro de 2011)

O Cabreúva,já começa com nome de uma arvore brasileira da mata atlântica,chamada a arvore da coruja,pois atrai muitas corujas,porém já que o símbolo da coruja é para pessoas inteligentes,assim é o administrador ou dono do hotel cabreúvas.Este hotel é aconchegante acima de tudo,serviços de primeira,com detalhes românticos,em volta de muito verde,cozinha internacional...sou coruja!!!!!
Conheço este hotel a muitos anos,pois quando trabalhei com turismo,mandava e indicava para os clientes da agência.Nem preciso ganhar nada para elogiá-lo.Esta foi a oportunidade!.Obrigada
Você conhece o Vinheria Percussi? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral