Localizado no Brooklin, o Vicolo Nostro é um sofisticado restaurante conduzido pelo chef Cristiano Panizza, que traz uma cozinha com referências do norte da Itália. O lugar remete à uma vila italiana, possui três ambientes agradáveis e harmoniosos. A casa oferece um menu bem variado e divido para almoço e jantar ( “prazo espresso” servido do almoço e o “cardápio regular” é servido no almoço e jantar). Possuem uma atraente carta de vinhos.

Especialista em Restaurantes Italianos com 41 opiniões na categoria

Ambiente muito bacana. A varanda logo a esquerda na entrada, a la Toscana, é show. Se houver mesas disponíveis na varanda, recomendo. Os ambientes internos também são agradáveis - o pé direito é alto e a decoração estilo Casa Granda é aconchegante.

A comida é muito boa e o atendimento foi eficiente. O cardápio é italiano. Experimentei o congrio com casca gratinada de siri e risotto. Foi uma boa pedida, recomendo. De sobremesa, as frutas grelhadas com zabaione e amêndoas foram a pedida; também não me arrependi. Para quem gosta de vinho, há um vinho da casa mesmo de bom custo-benefício. Pergunte ao garçon.

Um bom lugar para um jantar prolongado com amigos ou paquera (há menu executivo no almoço).

Os pratos ficam em torno de R$70.

Há estacionamento vallet na entrada (R$18)

Restaurante Italiano impecável, conseguiram fazer um lugar que pareça uma vila italiana, mas com um ar bem chique.
Os pratos e vinhos são meio caros, mas vale muito a pena conhecer.
Como sugestão: O couver é bom, Insalata di Formaggio di Capra (Folhas da estação com cestinhas de queijo caprino quente ao molho balsâmico) e, como prato o Ossobuco de vitela (maravilhosos).

O ‘Vicolo Nostro’  é um lugar encantador, lindo, sofisticado e parece uma vila italiana... Adornado com plantas, tijolos á vista, varandas, salões com moveis belíssimos, decoração requintada, boa música baixinha ao fundo e clima aconchegante, é de fato um lugar para se sentir bem, um rei... no nosso caso: uma lady! Preferimos, ao invés da gostosa varanda, o salão interno bem decorado.O atendimento é impecável, personalizado e simpático... dois atendentes cuidavam apenas de nossa mesa. O serviço segue um padrão tradicional: bebidas, depois o cardápio, um garçom trás a enorme bandeja com os pratos da cozinha, o atendente da mesa serve os mesmos e o maitre dá o ‘bom apetite’ ao cliente!Tudo gostoso, sofisticado e de bom gosto! Adoramos!!!  Para o almoço propriamente dito fomos de ‘Menu Executivo’ (vários preços – R$38, R$40, R$44, R$48, R$50, R$52, R$54 e R$56 – veja foto – ou seja, tem para todos os bolsos... o difícil é escolher entre as gostosuras). Neste ‘menu executivo’ está incluso couvert, entrada (5 opções), prato principal (11 opções com preços diferentes umas das outras) e sobremesa (4 opções simples) – veja foto ao final.O menu ‘a La carte’ tem os preços meio salgados (massas de R$ 48 á R$ 68 -  Risotos de R$55 a R$68) etc. Portanto: vá preparado para pagar de R$70 a R$120 no almoço executivo ou em um jantar completo respectivamente.

SABORES:Entrada e bebidas: Para nós duas: Couvert do Menu Executivo: Cesta de pães diversos (crissinis, pão italiano em fatias e focaccias), manteiga, pasta de azeitonas pretas e azeite aromatizado com aceto balsâmico: estava muito gostoso e leve, com pães quentinhos e acompanhamentos delicados (a Claudia achou alguns crissinis duros). Para beber: água com gás (R$ 4,00) e Refrigerante (R$5,50) servidos, ambos, em taças... Adoramos isto! De entrada, para mim: Salada de Rúcula com cróutons de polenta frita e tomates cerejas (fui de menu executivo de R$52,00): estava deliciosa, com tempero na medida certa. Pena que vieram apenas 3 metades de tomate cereja... deveria ter vindo mais!!! Para a Claudia (ela foi de menu executivo de R$56,00) Creme de Mandioquinha: ruim... com gosto acentuado de ‘caldo knorr’ ou caldo de legumes... estava muito salgado e o gosto de mandioquinha nem aparecia... se fosse um creme natural feito com as mandioquinhas puras (como fazemos em casa) estaria bem melhor. Não gostamos e achamos estranho para um restaurante daquele nível.

Prato Principal: Para mim: Filé de peixe (cat fish) com risoto de tomates frescos e grana padano (menu executivo de R$52,00): o risoto estava bom, mas pouco cremoso e não se sentia o gosto do grana padano (famoso queijo italiano), já os dois filés de peixe estavam bem macios e cozidos ao ponto, mas não muito temperados... meio suave demais para o meu paladar. Bom prato, mas acredito que se paga mais do que se vale realmente. Para a Claudia: Escalope de Vitela com risoto de espinafre (menu executivo de R$56,00): o risoto estava muito gostoso, mas também com pouca cremosidade... mas gostamos muito. Os escalopes de vitela estavam bons... mas só bons! Também achamos neste prato que se paga mais do que se vale.

Sobremesas: Fomos, as duas, na segunda opção: Banana Flambada com sorvete de creme (inclusa no menu executivo): estava bem gostosa e servida em porção adequada!

GRAN FINALE: O restaurante é meio caro, mas acho que vale a visita por causa do valor agregado (a experiência como um todo, o lugar, a decoração, o atendimento... ou seja ‘o conjunto’). Quero voltar com meu marido e ter uma segunda opinião sobre a comida em si, pois neste dia achei que não valeu tanto pelo valor que pagamos por ela, mas as vezes os pratos do menu ‘a la carte’ tendem a ser mais caprichados. O caro que falei acima ficou em 70 reais para cada uma (mais os 15 reais de manobrista). Bem: para um almoço executivo é caro sim!Apesar do preço, gostamos de conhecer o ‘Vicolo’ e pretendemos voltar. Foi uma experiência interessante e adoramos lugares lindos e encantadores como ele onde, de fato, como relatamos acima: nos sentimos verdadeiras princesas!!! (veja a experiência que tivemos no Restaurante Canvas)Convite a todos: vá lá e comente aqui depois o que achou de tudo! Acho que vale a pena pelo menos uma visita a este restaurante gracioso!Há manobrista na porta por 15 reais e o site é bem interessante e mostra o cardápio completo... mas, pra variar, não contém os preços dos pratos. Ahhhhh!
Foto opinião do Erica Cristina Almeida sobre Vicolo Nostro

O Vícolo Nostro é aquele tipo de restaurante que não se pode deixar de levar a namorada, companheira, esposa etc. è um lugar super elegante e bonito, com serviço impecável e comidas saborosas e bem apresentadas, O café no jantar e as sobremesas são um show a parte. Fui no jantar, que é o melhor da casa. Recomendo muito.

O restaurante ‘Vicolo’ fica ainda mais lindo, sofisticado e exuberante á noite, pois todos os cantinhos (entrada, varanda, escadas, banheiros e até mesmo as mesas) são presenteados com velas acesas, o que deixa uma luz romântica e indireta linda no lugar. Os proprietários realmente sabem que estes detalhezinhos fazem a diferença e isto (esta preocupação e carinho com a casa) eu considero super adequada e de bom tom: ponto para eles!!! O restaurante continua lindo e com um atendimento realmente de primeira linha. Como disse na primeira postagem: lá realmente se tem uma experiência gastronômica opmpleta, bem interessante e gostosa.

SABORES:Entradas e Bebidas: Para a mim e para a Claudia: Água com gás (R$4,80) e para o André e a Sandra, Coca-cola (R$ 5,50). Para mim: drink Cosmopólitan (R$20,50) e para a Sandra: Blody Mary (R$14,00). Todos servidos gelados e com muitos cubos de gelo, como pedimos e, é claro, em taças! (Adoro). Para a família toda: Couvert da Casa (R$16,00): Cesta generosa de pães quentinhos e crissinis crocantes com quarteto de antepastos: pasta de queijo de cabra, manteiga, azeitonas pretas e sardela e ainda um pratinho com azeite com aceto balsâmico. Adoramos... muito gostoso mesmo... mas 16 reais por pessoa é meio pesadinho, pois na conta final, 64 reais foi apenas para os couverts... Vichi!!!! Mas couvert é uma delícia e dá pra bater um papo gostoso com ele antes de pedirmos os pratos... nunca dispensamos!!! (familia gulosa)

Prato Principal: Para a Sandra: Tagliatelle ao Pesto com Camarões (R$64,00), que estava muito bom (gostoso mesmo), mas poderia ser servido em maior quantidade... um ponto a se louvar no prato é que veio ótima quantidade de camarões. Para a Claudia: Fettuccine com Molho de Calabresa, Tomate, Rúcula e Mussarela de Búfala (R$40,00): que estava muito gostoso e cremoso e o queijo e a rúcula valorizaram o prato, além da calabresa ser fresca e não defumada... Delícia! Para mim: Fettuccine com Molho Cremoso de Queijo de Cabra com Pinoli, Alho Poró e Presunto Cru, que estava bem gostoso após eu ter colocado uma pitada de sal... mas achei que o presunto cru (que veio apenas uma fatia frita em cima para decorar o prato e em pouquíssima quantidade no prato como um todo) deveria ter vindo em maior quantidade pois estava descrito no cardápio como ingrediente do mesmo e ele dava uma crocância e sabor maravilhoso. Para o André Filé de Frango Grelhado com Molho Rotí e Purê de Mandioquinha (R$ 42,00) que estava bem saboroso também.

Sobremesa: Para nós quatro: Fragolata (cesta de suspiro com morangos e chantilly) [R$20,00], que estava divino, com morangos maravilhosos (grandes, doces e macios) e Tortino de Chocolate com Morango (bolinho quente recheado de creme e morangos frescos com chantily) [R$22,00], que estava igualmente divino. Para o André: Licor Amaretto (R$12,00) maravilhoso e de um perfume e paladar aveludado de amêndoas incrível. Para todos: Café expresso (R$5,00 bem pagos), que incluía um prato suspenso com mimos diversos (biscoitinhos, petit fours, gengibre açucarado, mini brownies, massa doce frita etc) e que estava delicioso também! Refeição fechada com chave de ouro!

DISSABORES:1.    Nenhum! A noite foi alegre e incrível!!!

GRAN FINALE: Uma noite alegre e descontraída em família, atendimento primoroso, ambiente requintado e lindo (mas que não nos deixa sem graça), comida gostosa e reconfortante e, uma das coisas mais importantes neste dia, músicas italianas de fundo lindíssimas e extraordinárias. A conta: 450 reais (116,00 por pessoa)... Cara sim! Mas vale pelo “todo”:  pela experiência gastronômica completa e extraordinária. Você vai amar!!!

Fui ao Vicolo Nostro por recomendação de duas amigas que foram na última edição do São Paulo Restaurant Week. O restaurante lembra uma vila italiana e, apesar de super charmoso, achei que é um lugar frequentado mais por grandes grupos do que casais.

Provei a Insalata Caprese, que estava mais bonita do que gostosa (achei que a mussarela de búfala poderia ser mais macia e saborosa) e o Risotto con Filetto e Radicchio al Vino Rosso, que estava muito saboroso e não muito pesado - (normalmente na metade do prato de risoto já fico enjoada com o excesso de queijo e manteiga, mas o do Vicolo estava bem equilibrado), mas achei que os pedaços do filé mignon não estavam tão macios quanto eu gostaria.

Provei, também, um pedaço do Galletto al Limone, que estava super-suculento (crocante por fora e macio por dentro) e com sabor sutil de limão. As porções são grandes e além dessas opções de pratos principais, a casa também oferece uma massa com bacalhau e polenta com funghi no especial do SPRW. O serviço é bem atencioso e meio cheio de mimos - pedimos café e ganhamos mil biscoitos e laranjinhas cristalizadas (tudo bem que o café custava R$ 5...).

Gostei de quase tudo no restaurante, mas não me apaixonei. Para uma visita durante o evento SPRW eu super-recomendo. Mas não sei se vale a visita para os preços do cardápio em dias normais.
Você conhece o Vicolo Nostro? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral