Viaduto Otávio Rocha

| Rank: 6º de 37 | Ar Livre

O Viaduto Otávio Rocha é uma importante obra de engenharia civil de Porto Alegre. Está localizado no centro da cidade, servindo como leito da Rua Duque de Caxias quando cruza por cima da Avenida Borges de Medeiros.

Viaduto localizado na Avenida Borges de Medeiros, foi uma obra muito clássica para a época. Suas escadarias que davam acesso para a Rua Duque de Caxias, uma das importantes vias da época, além de suas lojas bares e restaurantes que existiam no local, marcaram uma época clássica, que a vida da cidade era quase toda no centro de Porto Alegra. Hoje quase caiu no esquecimento da cidade, e o local perdeu todo o seu charme. Necessita urgente uma revitalização.

Arquitetura do local linda, quando a prefeitura cuida da limpeza do local, não deixa as pichações tomarem conta do local, da atencao aos moradores de rua que moram no local, é um local que da orgulho a cidade. Vista de cima do viaduto muito lindo, muito bom de caminhar, com pequenas lojas embaixo do viaduto. Uma construção que não se faz mais nos dias atuais, de construção retas, tradicionais.

Como não falar desse local de nossa cidade em que fica o final de minha linha de ônibus??Hehe. O viaduto à noite com certeza tem um toque especial,a iluminação transforma o local.
Quem viu as fotos na copa dos holandeses indo em bando por ali, deixando o viaduto ainda mais charmoso??
A arquitetura se esconde atrás das pichações e da sujeira,apesar da prefeitura diariamente lavar as calçadas.
Durante o dia é um daqueles passeios que te distrai e abstrai de onde se encontra,pelo menos comigo é sempre assim quando passo por ali a pé.

Um viaduto, o que um viaduto pode ter de atrativo?
É uma simples obra feita para os carros circularem, certo?
Não o viaduto da Borges!
Lá tem história, cultura, artes...
Na parte de baixo dele, há lojas de discos de vinil, sebo, comércio de chás, lojas...
E nas escadarias há teatro, oficinas, artes..
Esse viaduto tem vida, vida cultural no centro da cidade.
Além, claro, de ter uma beleza arquitetônica excelente!

Sou fascinada por este local desde criança.
Fica sobre a Borges de Medeiros, pode subir nele pelas escadas laterais e ir parar na Duque de Caxias.
Não sei citar qual tipo de Arquitetura, mas tem várias escultoras e trabalhados ao longo dele, me lembra o estilo gótico.
A medida quie o viaduto vai crescendo, tem umas portas minúsculas que vão crescendo junto. Então são umas que tem que eentrar abaixado e outras bem grandes, em algumas funcionam o banheiro público. No restante tem comércio, loja de artigos de umbanda, de discos, sapataria e lancheria.
Caminhando pela parte superior, tem o Teatro de Arena, e pode- se aproveitar uma bela vista.
Realmente é um ponto obrigatório de se conhecer, pois ainda trás muitos detalhes da Porto Alegre antiga.

Um dos lugares mais bonitos de Porto Alegre pra ver o Centro da cidade. É clássico tirar uma foto no Viaduto, que é dividido em quatro passeios: primavera, verão, outono e inverno. Vale à pena ir nas terças à noite se tu curtes um agito (o bar Tutti Giorni, que funcionava ali, fechou, mas o fervo continua até por volta das duas da manhã).

Como moradora do Centro, não recomendo passar nas escadarias depois das 20h - são habitadas por moradores de rua. O cheiro no verão é um pouco complicado, mas a beleza do lugar compensa. Na parte de baixo, vale investir em discos de vinil - especialmente os da Flora Discos, sempre bacanas e bem cuidados.
Foto opinião do Manuela Martini Colla sobre Viaduto Otávio Rocha

O Viaduto Otávio Rocha é um dos mais lindos pontos arquitetônicos de Porto Alegre. Está localizado no centro da cidade, servindo como leito da Rua Duque de Caxias, cruzando por cima da Avenida Borges de Medeiros.
São tantos os detalhes que fica até difícil descrevê-lo. Sua grandiosa estrutura de concreto é formado por três vãos. Ao centro, encontram-se dois lindos pórticos transversais que abrigam algumas esculturas impressionantes. Nos lados, escadas de acesso que unem a avenida ao viaduto.
Abaixo e ao redor, encontram-se uma série de estabelecimentos comerciais pitorescos - entre eles alguns bares muito tradicionais da região.
É um dos mais belos pontos da cidade, com certeza.
Você conhece o Viaduto Otávio Rocha? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral