UFRGS-Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Faculdades

Uma das Universidades mais conceituadas da América do Sul, a UFRGS é um exemplo acadêmico em diversas áreas da ciência. Mas tal como tudo que é público existem problemas administrativos severos.

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul possuí 45 campi todos localizados em Porto Alegre, além de escolas localizadas no litoral e no interior do estado. São 75 cursos de graduação para escolher, indo de áreas como biblioteconomia até Química industrial.

São dezenas de bares e restaurantes, 500 laboratórios, 33 bibliotecas, 37 auditórios, Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Editora, Museu, Jardim Botânico, Centro de Teledifusão, Observatório Astronômico, CPD, 3 Casas do Estudante, 5 Restaurantes Universitários, 2 Colônias de Férias e diversos outros centros.

Em poucas palavras, trata-se de uma mega Universidade para dar inveja nos grandes centros universitários dos Estados Unidos e da Europa.

A UFRGS é uma das melhores universidades do Brasil e é referência em pesquisa no país e no mundo. Com funcionários e professores qualificados, apresenta um ensino de alto nível, desenvolvendo senso crítico e ética e incentivando a aprendizagem. Há também uma parte cultura da universidade, com museus, planetários e cursos que podem ser acessados por toda a sociedade.

Considerada uma das melhores universidades do Brasil, possui um agama de cursos muito grande e qualificados. Distribuídos em seus diversos campus, oferece também diversas outras atividades complementares, como hospital universitário, museu, biblioteca e planetário. Junto ao seu centro administrativo, possui um salão de atos de excelente qualidade.

Entre as 100 melhores do mundo. Histórica , o Instituto de Biociencias (prédio antigo da Faculdade de Medicina) já foi local de posse de vários governadores. Os prédios históricos são lindos mas muitos ainda precisam de restauração. O prédio do Direito é lindo por dentro.

Essa Universidade é uma das melhores do Brasil e fica bem pertinho de casa não tive a sorte de estudar lá mas sei que quem estuda tem orgulho além de sair de lá com um ótimo currículo reconhecido, conta com varias unidades pela cidade, apesar de serem a mesma instituição, já fui em vários prédios da UFRGS, em Porto Alegre esse é SO mais um entre tantos

Tive o privilégio de fazer minha graduação aqui, é bem verdade que há tanto, mas tanto tempo atrás que literalmente foi no século passado. Foi aqui que desenvolvi um raciocínio lógico que me acompanha em outras empreitadas da vida. Também foi aqui que me descobri um ser político, cidadã da minha cidade e país, centros de estudantes, reuniões de colegiado, passeatas pelo campus. Anos depois de formada também fui professora nesta Universidade. Grande no nome e nas ações. Uma série de projetos e programas de extensão, de diversas Faculdades, atendem também a comunidade.

Referência no estado e no país, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) mantém, em vários cursos, um ótimo conceito na avaliação do MEC.

Com diversos campus, como o campus Centro (onde estão a Faculdade de Educação de Arquitetura, de Economia, de Direito, a Escola de Engenharia, o Instituto de Ciências Básicas da Saúde, a rádio UFRGS, o museu, a Reitoria, entre outros), o campus do Vale (Faculdade de Agronomia, Instituto de Biociências, de Ciências e Tecnologia de Alimentos, de Artes, de Filosofia e Ciências Humanas, de Física, de Geociências, de Letras, de Informática, de Matemática, de Química, de Pesquisa Hidráulicas), o campus Saúde (Escola de Enfermagem, Faculdade de Medicina, de Odontologia, de Psicologia, de Farmácia, além do anexo da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação) e campus olímpico (a Escola de Educação Física-ESEF, onde também são ministrados os cursos de Fisioterapia e Dança).

Problemas de infraestrutura existem, mas compreende-se por se tratar de uma instituição pública como qualquer outra. A grande maioria dos prédios são bem antigos, mas muitos deles tem ar-condicionado, por exemplo. Existem problemas com paralisações de servidores ás vezes, faltam professores (sorte em 2 anos ainda não ocorreu comigo), mas a qualidade de ensino é indiscutível.Outro problema que frequentemente está em pauta é os furtos que tem ocorrido inclusive dentro de prédios.

Para alunos comprovadamente mais carentes, a universidade fornece diversos benefícios, como passagens para ônibus, restaurante universitário a R$0,50 (a inteira sai por R$1,30), auxílio médico e odontológico a disposição, auxílio-crechê (dentro na universidade mesmo, no campus saúde) e bolsa permanência (onde o aluno trabalha em algum setor da faculdade).

Para quem sonha em ingressar na UFRGS: não é impossível e vale a pena!

Essa Universidade é muito boa. Está sempre entre as melhores avaliações do MEC (órgão que audita desde a estrutura física das organizações até sua adequação e acessibilidade em termos de ensino-aprendizagem). Além disso, possui Professores que entendem do assunto que é tratado, pois mesmo se você faz um curso de Administração Pública e Social (que é o meu caso), suas aulas de Direito do Trabalho são com um Professor do Departamento do Direito e não da Administração, essa prática tem seus pontos positivos e negativos, mas eu entendo como mais positivos.

Mas como toda Universidade Pública e Federal desse porte, ela sofre de grandes precariedades como a falta de Professores e salas com multimídia necessária, centralização de poder entre os professores (principalmente os mais antigos), falta de comunicação entre a instituição e os alunos (devido a quantidade de alunos isso acaba dificultando...) e também, o que é a pior parte, criou-se uma cultura em manter um DCE partidário que ao invés de defender os direitos dos alunos e trabalhar em conjunto com a Universidade, ficam o tempo todo se degladiando e, muitas vezes, depredando até mesmo o patrimônio público.

É uma Universidade muito boa! Mas como toda organização, ela não pode parar, precisa de renovações constantes e trabalhar em conjunto com os acadêmicos para melhor o seu desenvolvimento e estimular consciência crítica nas pessoas.

Além do mais, ela não é gratuita como todos dizem, ela é paga por todos, então quem está lá e ocupa uma das vagas, deve dar o devido valor para tal e participar!

Você conhece o UFRGS-Universidade Federal do Rio Grande do Sul? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral