Culinária típica italiana com um toque francês. O Chefe Rinaldo Campione, do sul da Itália trabalhou na França por 14 anos antes de abrir seu próprio restaurante em Florianópolis, no bairro Santa Mônica.

Mesmo com esse dia de chuva lá fora - São Pedro abriu a torneira em Chuvianópolis sem dó e nem piedade - eu estou esbanjando felicidade, e o motivo da minha alegria não poderia ser mais justificável: acabo de chegar da Trattoria Campione , onde fui jantar outra vez. Sim, meus caros, a blogueira relapsa foi jantar lá semana passada e ainda não tinha feito a resenha. Até hoje. Esta vai corresponder àquele jantar, o banquete que tivemos hoje faço questão de fazer um post separado com tudo que tem direito em breve, prometo que você vai se emocionar, então aguardem e acompanhem o blog hihi.

Eu já havia lido inúmeros elogios sobre a casa nos blogs de gastronomia de maior credibilidade aqui da nossa quirida florianópolix, por isso entrei em estado de euforia quando vi que o estabelecimento estava com uma ótima promoção num conhecido site de compras coletivas, A-D-O-R-O, quero dar três beijos em quem teve essa magnífica ideia porque esses sites viabilizam minhas excursões nos melhores restaurantes da vida.

Sábado passado, fomos eu e o lindo bem faceiros rumo à Jurerê Internacional com a certeza de que teríamos uma bela experiência gastronômica, e estávamos certos, seria esse realmente o nosso happy ending no final da noite . Ao chegar já fomos envolvidos por aquele clima de aconchego e simplicidade que só uma autêntica cantina italiana proporciona, o Chef italiano Reinaldo Campione ao lado de sua simpática mulher Lisa Campione, comandam o restaurante, que já tem uma trajetória de sucesso.

Eu estava sonhando com uma boa pasta há algum tempo, pulamos a entrada (tudo pensando na sobremesa) e fomos direto escolher nosso prato principal - momento difícil, em meio a tantas opções tentadoras - mas dentre as pastas especiais (R$80 p/ 2) uma em particular piscou, brilhou, gritou aos nossos olhos: Quattro Formaggio di Scampi, ah gente ..não resistimos ao molho quatro queijos com camarões puxados no azeite de oliva e salsinha, para receber esse molho com toda a dignidade escolhemos o clássico fettuccine. O prato chegou bem rápido: e chegou lindo, onipresente, impregnando o ar com seu aroma magnífico e roubando olhares dos demais clientes com aquela abundância de molho que adoro. Respiramos fundo, regamos com azeite de oliva, não escatimamos no parmesão ralado por cima e MANGIAMMO TUTTO! (só Deus sabe os erros ortográficos que eu possa ter cometido).

Só digo mais uma coisa pra que vocês tirem suas próprias conclusões do quão bom estava, o prato é extremamente bem servido e mesmo assim raspamos a travessa, e se as convenções sociais assim me permitissem ainda lambia o prato (mas calma, sou studantch mas sou civilizada).

Chegou a hora sagrada da sobremesa e por sorte já sabia o que iria pedir, inspirada pelo Saboreando Floripa e por demais opiniões no Kekanto Floripa escolhi o "café gourmet" (R$ 16,00) que é uma ótima pedida porque vem com tudo que amo tamanho médio: pannacotta de Caramelo, brownie e sorvete, e pra arrematar tudo com muita classe, um café pequeno acompanha as delícias e dá pra dividir se você for altruísta assim como eu, rs. Preciso de mais nada. Quem precisou foi o namorado, mais um cafezinho (R$3,60). Como tínhamos o cupom ( pagamos R$35,00 que equivaliam à R$70,00) a conta adicional com mais uma água sem gás fechou em R$43,00. O que, um jantar dessa qualidade por R$78,00 pra dois? Agradecimentos eternos às compras coletivas.

Deixe-me esclarecer, eu tenho uma verdadeira queda livre por gastronomia italiana no geral, minha teoria é que para amar a verdadeira e rica culinária oriunda do país em formato de bota , basta conhecê-la, rs. E acreditem, por mais que as famosas pastas, pizzas, os gelatos e doces incríveis, a preparação única de peixes, saladas e molhos sejam internacionalmente difundidas é muito fácil para nós, leigos, levarmos gato por lebre. Por isso fico muito feliz quando encontro lugares como a Trattoria Campione que tem excelência naquilo que se propõe, mostrando que o segredo da boa comida advém de um conjunto de fatores únicos que não conseguimos explicar, e por isso é segredo né gente? Vamos, nos apaixonamos pelo lugar e tudo o que sabemos é que queremos voltar em breve!

Restaurante maravilhoso! Visito com frequência e todos os pratos são deliciosos! O que mais me atrai no estabelecimento é que permitem cães na área externa, sempre que vamos com nosso filhote, somos muito bem recebidos!

O que eu posso dizer: D E L I C I O S O !!!!
Eu e minha namorada conhecemos a casa depois que ela comprou um cupom promocional de um site de compra coletiva.
Acho que foi o cupom mais gostoso que já compramos.

Localização
O restaurante se situa em Jurerê Internacional, na avenida das Raias, logo após a rótula que dá acesso à direita à praia de Jurerê Internacional; e à esquerda, praia da Daniela. Então, fica na primeira avenida que te recebe em Jurerê Internacional. O estabelecimento é localizado exatamente na frente do ex-supermercado Imperatriz, que hoje deu espaço a uma capela ou seria uma casa de culto (religioso).

Estacionamento
Em frente ao restaurante, existem vagas disponíveis; não é exclusivo. Mas nem se preocupe, há muitas delas. Talvez em alta temporada (verão) é preciso ter um cuidado extra para vagas.

Ambiente
O lugar é bem pequeno mesmo, apenas algumas poucas mesas, mas mesmo assim é perfeito.
O que mais queremos no momento é silêncio para podermos degustar as delícias e não um restaurante cheio com muitos "faladorzinhos".
O ambiente é bem aconchegante e italiano.

Atendimento
As pessoas que nos atenderam foram atenciosas e estavam sempre disponíveis.

A comida
Como coloquei lá em cima, delicioso, de fechar os olhos ao comer de tão gostoso.
Pedimos como prato principal o "Gnocchi 4 Formaggi c/ Filetto": Gnocchi aos quatro queijos - provolone, gorgonzola, parmesão e catupiry - e tiras de filé mignon grelhadas. Depois que quase tudo terminou, de colher fomos deliciando o caldo que restava. Sério, não costumamos fazer isto, mas o caldo estava dos deuses e seria um desperdício deixá-lo ali ao vento.

A sobremesa
Resolvemos dividir uma sobremesa e escolhemos o brownie: Brownie quentinho com delicioso sorvete de creme, chantilly, nozes e calda de chocolate.
Sério, muito apetitoso. Achávamos ao fazer o pedido que seria pouco pra nós dois, mas então aparece aquela taça enorme na nossa frente. Um daquele foi mais que suficiente pra nós dois. Estava muito gostoso também.

Nossa experiência lá foi impecável. Recomendadíssimo!!
Queremos voltar lá!
Foto opinião do Rodrigo Kormann sobre Trattoria Campione

Eu estava sonhando com uma boa pasta há algum tempo, pulamos a entrada (tudo pensando na sobremesa) e fomos direto escolher nosso prato principal - momento difícil, em meio a tantas opções tentadoras - mas dentre as pastas especiais (R$80 p/ 2) uma em particular piscou, brilhou, gritou aos nossos olhos: Quattro Formaggio di Scampi, ah gente ..não resistimos ao molho quatro queijos com camarões puxados no azeite de oliva e salsinha, para receber esse molho com toda a dignidade escolhemos o clássico Fettuccine. O prato chegou bem rápido: e chegou lindo, onipresente, impregnando o ar com seu aroma magnífico e roubando olhares dos demais clientes com aquela abundância de molho que adoro. Respiramos fundo, regamos com azeite de oliva, não escatimamos no parmesão ralado por cima e MANGIAMMO TUTTO! (só Deus sabe os erros ortográficos que eu possa ter cometido).

Chegou a hora sagrada da sobremesa e por sorte já sabia o que iria pedir, inspirada pelo Saboreando Floripa e por demais opiniões no Kekanto Floripa escolhi o "Café Gourmet" (R$ 16,00) que é uma ótima pedida porque vem com tudo que amo tamanho médio: Pannacotta de Caramelo, Brownie e Sorvete, e pra arrematar tudo com muita classe, um café pequeno acompanha as delícias e dá pra dividir se você for altruísta assim como eu, rs. Preciso de mais nada. Quem precisou foi o namorado, mais um cafezinho (R$3,60). Como tínhamos o cupom ( pagamos R$35,00 que equivaliam à R$70,00) a conta adicional com mais uma água sem gás fechou em R$43,00. O que, um jantar dessa qualidade por R$78,00 pra dois? Agradecimentos eternos às compras coletivas.

Há uns meses atrás fui contemplada por um sorteio via facebook, coisa que eu achava que não acontecia, de um prato da Trattoria Campione: Raviole Ligúria (massa recheada de frango com molho aos quatro queijos e coberto de rúcula e tomates cerejas - R$ 70,00, para duas pessoas).

Num sábado, de frio e chuva, nos deslocamos até Jurerê Internacional para saborear nosso prêmio.

De fácil localização, fica na reta que inicia Jurerê, à direita, uma plaquinha com o nome do estabelecimento indicava que havíamos chegado no nosso destino.

O salão, super pequeno, conta com um anexo em forma de deck, que, naquela noite, como fazia muito frio, estava com as "paredes" plásticas ativadas.

Mesmo fazendo muito frio, a casa consegue deixar o deck com uma temperatura agradável com um aquecedor central. Fiquei bem de frente à saída de ar e juntando o vinho, teve vezes que até sentia calor.

O prato, já estava escolhido, faltando apenas o vinho. Nos indicaram um Merlot da Salton, que, embora não está na lista dos melhores que já bebi, achei o custo benefício aprazível. (R$ 39,00)

Na descrição do prato acima, perceberam que continha rúcula? Pois então, não gosto de rúcula (mas o marido ama). E agora, o que fazer? Perguntei ao garçom como vinha a rúcula no prato. Ele disse que ela vinha sobreposta ao gratinado. Perguntei, então, se dava para colocar a rúcula em separado, já que não alteraria no sabor do prato, o que foi prontamente atendido.

Jesus, que coisa bem boa! Sabe o que é legal? Nunca que pediria esse prato, primeiro por conter rúcula e segundo, por se de frango...não costumo pedir pratos com essa carne.

A massa era uma delícia e recheada, de verdade, com frango. Digo isso pois já vi inúmeras massas recheadas de frango que na verdade são uma mistura de não sei o que com uma aparência feia e que não tem nem o gosto de frango. Tirei até foto para comprovar essa alegação.

Além disso, o molho quatro queijos, que é um pouco mais forte, não brigou com o frango, que tem uma carne que não se destaca muito. Gostei da combinação, quero fazer em casa!

Amamos comer massa com pães. Pedimos uns pãezinhos para acompanhar. Nos trouxeram pães tostadinhos na chapa. E melhor, não nos cobraram. Não era o couvert, mas mesmo assim, pensamos que nos seria cobrado. Gostei da gentileza.

Nós pulamos a entrada, mas não poderíamos pular a sobremesa, depois que a Pri, do Saboreando Floripa, provou e comentou, estava louca para conhecer o lugar e principalmente a sobremesa, que alía o que eu e o Alê mais gostamos: café com doce. Pedimos o Café Gourmet (delicioso espresso Illy, acompanhado de uma mini pannacota de caramelo, um mini brownie e sorvete de creme" (R$ 15,00)

Como só vinha um café, pedimos mais um em separado (R$ 3,60). Que delícia de sobremesa!! Gosto de coisas mini, principalmente nas sobremesas. Assim, provamos um pouco de tudo e não ficamos enjoados. Muito bom!!

Nossa conta fechou em R$ 71,06, fora o prato principal que foi o prêmio do sorteio!
Foto opinião do Aline Rodrigues de Sousa sobre Trattoria Campione

Lugar muito bom para comer massas. Já estive três vezes no restaurante e em todas, aprovei os pratos que pedi.

No verão a pedida é sentar na varanda com vista para a rua. No inverno, jantar na área de dentro parece ser a melhor escolha.

Indico o prato Spaghetti Carbonara com Scampi, que é um tradicional carbonara com camarão A combinação pode parecer estranha, mas fica gostoso.

Restaurante comandado por um Chef de primeira!
O lugar fica ao lado do Imperatriz de Jurere e tem estacionamento bem na frente.
Poucas mesas no restaurante permite um ótimo atendimento e um aconchego impar.
A carta de vinhos é ótimo e com preços bem acessíveis.
Vale a pena curtir desde as pizzas (eles têm varias promoções) até os Spaghettis!
Dica: nos finais de semana no verão, dá uma ligadinha antes por causa das mesas.

O ambiente é pequeno e simples, mas a seguir vocês verão que não precisam mais que isso. Existe o ambiente interno, em torno de 7,8 mesas, e o deck externo. A área de fora, bastante agradável, é ideal para o verão.

A trattoria é comandada pelo chefe italiano Reinaldo Campione, que preparou um cardápio com risotos, massas e pizzas.

Estava dando uma olhada na carta de vinhos tintos para ver se dava uma esquentada, quando li o nome do branco que bebemos no Freguesia e gostamos muito, Callia Alta Chardonnay (2010). Ficamos com ele (R$38,90) e com uma água sem gás (R$3).

Pulamos as entradas, que iam de bruschettas à batata frita, e escolhemos os principais. Confesso, foi difícil. A única certeza era a de escolhermos pratos diferentes (tudo pelo blog...). Troquei de ideia umas três vezes e decidi pelo Gnocchi Quatro Formaggio com Filé gratinado: gnocchi aos quatro queijos e tiras de filé mignon, gratinado ao forno com mussarela - R$39,90 uma pessoa / R$69,90 duas. Quer me fazer querer escolher um prato, é só acrescentar a palavra "gratinado".

Enquanto esperava salivando pelo meu pedido, percebi que garçons passavam com bandejas com comidinhas diferentes. Fiquei encucada. Quando ouvi "- A senhorita aceita spaghetti ao sugo..." na mesa ao lado, resolvi perguntar. Eis que descubro que sextas e sábados a casa oferece rodízio de massas e pizzas por R$29,90. Os sabores das massas são mais tradicionais, como pesto e alfredo, mas estavam com uma cara ótima. Os clientes que participavam do rodízio pareciam satisfeitos.

Chegou, chegou! Em uma travessa de cerâmica saltando fumaça e o queijo borbulhando, lá estava meu lindo gnocchi finalizado com salsinha. Ao primeiro olhar parecia grande e muito para mim, mas logo foi diminuindo a quantidade até eu raspar tudinho.

massa estava deliciosamente deliciosa. Oi? É isso mesmo. O molho suave, sem ser enjoativo e a carne macia. Adorei esse prato e definitivamente é a minha cara.

Não pensem que Claudio escolheu rapidinho, não mesmo. Também passeou pelo cardápio até chegar ao Spaghetti Carbonara com Scampi: spaghetti com bacon picadinho, nata, ovos e camarões - R$36,90 individual / R$66,90 duas pessoas.

Tive que concordar que foi uma boa escolha. A massa bem molhadinha, os camarões, o bacon, tudo... Gostei bastante, porque o gosto do camarão é amenizado pelo bacon. Não consigo afirmar qual foi o melhor prato, apenas que os dois estavam muito bons e que a Trattoria Campione está de parabéns.

De sobremesa: "Café Gourmet: delicioso café espresso Illy acompanhado de uma mini pannacota de caramelo, um mini brownie e sorvete de creme", por 12 reais.
Café Gourmet
"Café Gourmet"