O Tordesilhas é um restaurante especializado em comida tipicamente brasileira. Em um ambiente caseiro e agradável, a casa oferece clássicos como a moqueca capixaba com peixe e camarão, e pratos da chef Mara Salles, como a ripa de costelinha de porco com risoto mulato e couve. Carta de vinhos, cachaças (algumas artesanais) e drinks variados também estão presentes.

Tordesilhas é um dos mais famosos restaurantes de comida brasileira, faz um bom tempo que eu queria conhecer e em um fim de semana finalmente fui visitar a casa.

Olhando de fora, parece uma muvuca só, mó galera na varanda e muita movimentação de garçons. Entrando no restaurante, confirmei que não era bem muvuca, mas mesmo assim estava bem movimentado e barulhento. Fui para o andar de baixo. O silêncio de lá é bem melhor pra poder conversar.

O garçom foi bem atencioso e gostei do serviço. Só fique esperto em pedir a conta junto com a sobremesa. Eles demoram muito quando é pra trazer a conta dando prioridade à quem está pedindo.

Pedi a pancetta, feijão manteguinha de santarém e vegetais (R$56,00). muito gostoso, mas pra um apetite como o meu, não me satisfez. A panceta estava gostosa e saborosa e o feijão manteguinha acompanhando estava muito bom. Combinou bem.

De sobremesa pedi os três sorvetes amazônicos, que de amazônico a tapioca não tem muito, né? Os outros dois sabores eram açaí e cupuaçu. (R$22,00). Sinceramente não gostei muito. Achei os sabores fracos e meio sem graça.

Eles possuem um menu de vinhos e cachaças, mas não me recordo como era.

Ambiente rústico e bem decorado. Gostei mesmo da pate de baixo do restaurante que é quieto e bem intimista.

Aproveitei o evento para conhecer o Tordesilhas, porque eu estava atrás de sabores novos e combinações diferentes.

O menu era interessante e a localização me ajudou um bocado (já que não dirijo, é tranquilo ir de metro para lá, descendo na estação Consolação).

As minhas opções foram :
Entrada: Nosso Rosbife, Maionese de Batatas e Folhas Picantes
Prato Principal: Ragu de Galinha, Ora-pro-nobis e Curau na Palha do Milho
Sobremesa: Pavê de Chocolate, Compota de Maracujá e Farofa de Buriti

Sobre a entrada, o rosbife estava bom e macio, a maionese era BEM comum (imaginava algum tempero diferente, nada demais) e as folhas picantes foram um complemento legal.

O prato principal trouxe uma combinação interessante, foi bom para eu conhecer o Ora-pro-nobis e como o curau se encaixa nessa mistura de sabores, posso afirmar que ficou muito gostoso e adorei com o sabor do curau combina com o ragu (ainda tem uma pimentinha da casa, que vai bem).

A sobremesa tem o doce no ponto certo e a compota de maracujá é uma mistura muito difícil de dar errado.

O ambiente é bem "chique", com toques rústicos e uma clientela de alto padrão. Fui muito bem atendido e os pratos foram servidos rapidamente (até com a preocupação do prato vir quente, no prato principal).

O preço é salgado, mas, vale a pena conhecer, é uma boa experiência.

www.gastronominho.com

O Tordesilhas, além do lindo ambiente, com pé direito alto e das mesas rústicas em um espaço muito legal, serve pratos deliciosos com ingredientes tipicamente brasileiros. Entre as especialidades da casa, o barreado, a feijoada, o peixe com tucupi e as moquecas são destaques.
Durante o Restaurant Week, pude provar as lulas refogadas com purê de banana da terra, o pernil assado com tutu de feijão, arroz e couve (um prato mineiro delicioso), a ótima moqueca baiana com acaçá (uma pasta de milho branco) e farofa de azeite e, na hora da sobremesa, o manjar de tapioca com compota de goiaba, um dos melhores doces que experimentei durante o evento.
Normalmente, os pratos principais custam em torno de 50 a 70 reais, mas alguns podem ser divididos entre duas pessoas.

Eles possuem um menu de vinhos e cachaças, mas não me recordo como era.

Panceta, feijão manteguinha de santarém e vegetais
"Panceta, feijão manteguinha de santarém e vegetais"

O Tordesilhas é um restaurante tradicional de comida brasileira, está em atividade a mais de 20 anos oferecendo o melhor da comida regional.
Oferecem um prato tipico da amazônia chamado Tacacá, que também é servido aos domingos , uma vez por mês, na calçada em frente ao restaurante nos tamanhos grande ou pequeno, como não é todo o domingo é sempre bom dar uma ligadinha pra confirmar se vai ter "tacacá na Tiete".
Gosto muito da casquinha de siri super cremosa, bolinho errado (bolinho de mandioca com parmesão) e do filhote (tipo de peixe) muito saborosos.
Por favor deixe espaço para a sobremesa pois o pavê de chocolate e café com cristais de pimenta é delicioso e a pimenta da uma aquecida ao doce imperdível.

TEM TACACÁ NA TIETÊ!

É isso mesmo! Tem tacacá no Restaurante Tordesilhas da Alameda Tietê! Mas, você não sabe o que é "TACACÁ"? Segundo o respeitabilíssimo Câmara Cascudo, o conhecido tacacá é a "mani poi", uma sopa das tribos indígenas da região amazônica.

O Tacacá é uma iguaria da região amazônica brasileira, em particular do Amazonas, Pará, Acre, Rondônia e Amapá. É preparado com um caldo fino e bem temperado geralmente feito com sal, cebola, alho, coentro do norte, coentro e cebolinha e, principalmente com um caldo amarelado chamado de tucupi. Coloca-se por cima deste caldo por cima da goma de tapioca, também servida com camarão seco e jambu. Serve-se muito quente, temperado com pimenta, em cuias.

O tucupi e a tapioca (da qual se prepara a goma), são resultados da massa ralada da mandioca que, depois de prensada para fazer farinha, resulta num líquido leitoso-amarelado. Após deixado em repouso, a tapioca fica depositada no fundo do recipiente e o tucupi na sua parte superior.

A comida de rua do Tordesilhas começou no dia 08 de agosto de 2013 e acabou virando "figurinha carimbada", uma vez por mês, sempre aos domingos das 17h00 às 20h00, o Restaurante Tordesilhas serve o seu Tacacá na calçada em frente ao restaurante em dois tamanhos de cuia com preços de R$ 12,00 e R$ 16,00, respectivamente pequeno e grande.

Gosta de comida de rua??? Quer provar um prato verdadeiramente brasileiro??? Consulte a próxima data do Tacacá na Tietê.
Foto opinião do Chef Danilo Bueno sobre Tordesilhas

Estive no Tordesilhas para o evento Kekanto no Pará, com o objetivo de provar o famoso Tacacá, foi um dia atípico pois choveu muito e como eu sou um motociclista foi na base da raça pra conseguir não furar e perder o evento. Vencidas as barreiras climáticas fui vi e venci, provei o famoso Tacacá, que é um caldo muito diferente, com sabor adstringente, uma experiência gastronômica rica uma vez que é um sabor realmente desafiador, eu gostei e tomaria de novo. Quanto ao lugar, o Tordesilhas é bem bonito, e parece que ir lá com mais tempo (no dia eu estava apressado pois iria à Vila Mariana, ao Pier 1327 engarrafar uma cerveja que fizemos na semana anterior) é uma bela pedida, o cardápio calcado em pratos típicos da região norte promete boas surpresas!
É um restaurante de comida típica amazônica, assim como o restaurante Amazônia, na Bela Vista.
São servidos diversos pratos à la carte em um ambiente muito gostoso, principalmente quando os raios solares atravessam os tetos envidraçados.
Procure experimentar os pratos típicos que, apesar do preço, mostram um pouco do que é comido no norte do país.

Este premiado restaurante de culinária brasileira tem mantido a qualidade de seus pratos há tempo. As opções gastronomicas, tanto nordestinas, amazonicas, mineiras ou sulistas são inovadoras e saborosas. O atendimento e nível de serviço são merecedores de elogios. A casa está de mudança para bairro de Jardins, certamente num ambiente mais espaçoso.
Você conhece o Tordesilhas? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral