Endereço: Pça. Ramos de Azevedo, S/N, República - São Paulo , SP - Brasil

Uma verdadeira viagem no tempo: é isso que o Theatro Municipal proporciona a seus visitantes. Criado por três arquitetos, sendo um deles Ramos de Azevedo e inaugurado em 1911, a intenção era trazer para o Brasil um pedaço da cultura europeia com seus imensos e luxuosos teatros. As visitas em grupo e individuais estão condicionadas à agenda de programação artística. Os espetáculos de dança e ballet têm preços acessíveis durante a semana.

Talvez seja mais do mesmo, mas ele ainda continua sendo o Municipal. ♥
O que posso falar de diferente é a dificuldade de achar ingressos para as óperas mais para o fim do ano. Em setembro de 2015 resolvi que iria ver uma ópera no Municipal, porém não achei nenhum ingresso disponível, nem os mais distantes do palco. Minha dica de ouro então é ficar atento em dezembro/janeiro, quando abrem as assinaturas anuais, lá achei tranquilamente um bom lugar pra sentar(platéia) e toda comodidade de ter os ingressos para todas as óperas do ano. Duas assinaturas com as 4 óperas ficaram por menos de 1000 reais, mas se formos comparar com os musicais de outros teatro, sai bem mais em conta e você estará no Municipal.

O Teatro Municipal é lindo e pronto! LINDO-LINDO-LINDO! Os salões nobres, a arquitetura, a sala de espetáculos. Enfim, não há palavras! Apenas tiro uma estrelinha porque acho o espaço um pouco mal aproveitado (se for pensar na Sala SP, vejo muito mais estrutura, por exemplo).

Porém, tive a oportunidade de participar de um tour guiado gratuito. Os tours acontecem de terça à sexta-feira (11h, 15h e 17h) e aos sábados, (11h, 12h, 14h e 15h). Vai a dica: tanto durante a semana quanto no final de semana chegue até, no máximo, 10h30 para conseguir colocar seu nome na lista e participar de um dos tours (geralmente 30-40 pessoas).

O tour é bacana para conhecer a arquitetura do local, a história, os ambientes etc. Dura em torno de 1h e é bem bacana para quem se interessa por curiosidades. Porém, se fosse para avaliar somente o tour, daria nota 03: achei muito rápido e, para mim, faltou visitar algumas partes do Teatro. Outra coisa que me incomodou foi o fato de existirem camarotes reservados para prefeito/governador/secretário de cultura e turismo. Por favor né! Se eles fossem sempre às apresentações, mas não! Então, se alguém quer o lugar mais privilegiado para assistir a um espetáculo, deveria ter o direito desta opção. Mas, enfim, parece que o lugar ainda fica dividido em 1ª (autoridades) 2ª (profissionais liberais) e 3ª ordem (operários) como antigamente - pelo menos com a 1ª ordem.

No entanto, o bacana do Theatro Municipal de São Paulo são ingressos a preços populares (tem de R$20), direito a meia entrada e espetáculos lindos, desde balé a concertos e óperas. Fique atento: se quiser assistir a alguma ópera, compre ingressos com MUITA antecedência. Há alguns que esgotam em 1 ou 2 dias.

Outra dica: ao comprar seus ingressos, busque os setores na área central, pois se buscar nas laterais, ou nos camarotes do 3º-4º andar, mal vai enxergar o espetáculo =( Escolha direitinho!

Ah, e aproveita para conhecer o café dentro do Theatro, que tem sobremesas e um menu maraaaa!

Foto opinião do Sheila A. sobre Theatro Municipal de São Paulo

Além de lindo,o local tem muita história para mostrar. O almoço é razoável, mas a preços que não valem!!!! Muito pouco pela qualidade e pela pouca variedade do buffet!!! Já visitei o restaurante antes e na época fiquei satisfeita com a qualidade da comida. Pena que minha última experiência não me agradou.

Na minha opinião, o Theatro Municipal de São Paulo é uma joia no meio da Selva de Pedra. Já tive a oportunidade de fazer uma visita guiada ao interior dele e é simplesmente incrível. Se você vem pela primeira vez a São Paulo, certamente vai querer conhecer a região central, e isso inclui certamente o teatro. Alguns ornamentos arquitetônicos são banhados a ouro, tamanha a exuberância dele. À noite, então, a região no entorno do teatro ganha ares ainda mais sofisticados, por conta da iluminação, vale a pena jantar por ali para admirar. A sala de espetáculos remonta aos teatros mais antigos do mundo e não fica atrás de nenhum deles. Ah, a acústica dele também é maravilhosa. Mas um adendo: Apesar de muito bem localizado, a região tem sido, há muito tempo, alvo de "trombadinhas" e pessoas mal intencionadas. Não é raro ver operações policiais na região para prender esse tipo de delinquentes. Também há muitos mendigos na região. De qualquer forma, não deixe de apreciar o teatro por causa disso, com cuidado é possível fazer um excelente passeio. RECOMENDO!
Foto na bilheteria do teatro
"Foto na bilheteria do teatro"

Esplêndido. Fui assistir uma peça, minha primeira vez em um teatro e foi uma experiência sem igual.
O lugar é gigantesco, fora isso, tem uma arquitetura maravilhosa (dizendo o Google que é renascentista e barroca, rs). Bem, dá pra entende o porquê de ser um dos cartões postais de São Paulo. Recomendadíssimo.
DICA: compre os ingressos com antecedência, não confie em comprar na hora, vi um grupo de pessoas tendo que voltar pra casa por não ter se planejado.
Na região do Viaduto do Chá, Vale do Anhangabaú e a Praça Ramos de Azevedo, se encontra o Theatro Municipal De São Paulo, um imponente Teatro, com uma bela arquitetura que torna a região mais atraente, um lugar memorável da cidade de São Paulo, e palco de grandes espetáculos.
Vale muito fazer a visita monitorada.

Este é um dos melhores e maiores teatro de São Paulo e região, além de apresentar peças maravilhosas o espaço é sinônimo de arquitetura rebuscada e romântica. Vale a pena ficar atento as promoções e cupons de desconto pois a maioria das peças apresentadas não são baratas. Mesmo assim é um passeio sofisticado e que vale a pena sempre que puder!
Foto opinião do José Ricardo sobre Theatro Municipal de São Paulo

para quem gosta de arte e teatro, o teatro municipal de sao paulo, é muito legal e tem peças muito boas , vale a pena conhecer o lugar é bem bonito, e diferente dos teatros comuns pela sua beleza e seu tamanho, se a peça é muito famosa voe deve comprar ingresso com antedecencia, para noa ficar de fora

Pra quem quer apenas "conhecer" sem ter de pagar mais de 100 reais por um espetáculo (leia-se: apesar de ser um teatro, não há peças, mas óperas, concertos e balé), a boa pedida são as visitadas monitoradas durante a semana (11h 15h 17h). A visita é gratuita. Chegue com uns 20 minutinhos de antecedência para agendar seu nome, pois as "vagas" são limitadas, acho que são 50 pessoas. Nem sempre na visita é possível entrar no espaço de espectáculo/palco para conhecer, pois quando há ensaios ou manutenção, o acesso é fechado. Mas por sorte, quando fui, pudemos ver. E é muito lindo mesmo! Foi o que mais valeu a pena na visita! Para chegar ào local por transporte público, o metrô mais próximo é o Anhangabaú. Gostei bastante! E conforme um comentário que ouvi de um senhorzinho de 70 anos: "sou paulista há 70 anos e nunca havia pisado uma vez sequer aqui dentro". Reflete muito o "corre" dos paulistas, é um patrimônio tombado e vale a pena, nós nativos conhecermos um pouquinho da nossa história, e por um preço super acessível (de graça!)

O Teatro Municipal de São Paulo fica em uma das regiões centrais da cidade e é um dos monumentos mais oponentes da cidade, belíssimo por fora como por dentro, um verdadeiro cartão postal. Vale a pena só pela fachada. A programação também recebe excelentes espetáculos. É um ponto imperdível a ser visitado,
Foto opinião do Mariana Cerigatto sobre Theatro Municipal de São Paulo

This place makes you feel like being in Europe. The house is heavily ornamented and mixes several architectural styles - from baroque to art nouveau. What the upper class from the beginning of the 20th century wanted to edify, was an imitation of the Milan Scala.

It hosts a choir (Coral Lírico), the Symphonic Orchestra and a Ballet. Ballet is definitively worth a try, though with lots of naked skin and pretty modern. Prices are affordable around 50 Reais. A water at the bar costs only 3 reais (sparkling). And they have a student discount of 50%.
Você conhece o Theatro Municipal de São Paulo? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral