Quem quer ir para o Litoral de ônibus, tem que ir de metro até a estação terminal Jabaquara, onde esta anexado o Terminal Intermunicipal Rodoviário do Jabaquara, onde tem várias linhas de ônibus com os principais destinos para o Litoral, aos finais de semana os ônibus saem sempre lotados, sem falar quando é feriado prolongado.

O Terminal Intermunicipal Jabaquara foi inaugurado em 02 de maio de 1977 e está localizado à Rua Jequitibás, s/n, no bairro do Jabaquara, junto à Estação Jabaquara do Metrô. Em 12.100 m2 de área construída partem ônibus para cidades de Bertioga, Guarujá, Santos, Praia Grande, Cidade Ocean, Cubatão, São Vicente, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe. São 19 plataformas de embarque e 05 de desembarque para atender 4 empresas de ônibus que operam 10 linhas do litoral sul paulista.

O local é uma mistura de três modalidades de transporte público: metrô, ônibus e trólebus.
O metrô é uma das estações onde termina/começa da linha 1, Azul, e fica quase na divisa de São Paulo com o município de Diadema, parte do ABC Paulista.
O ônibus é por conta do Terminal Rodoviário.
O trólebus é um corredor que começa na estação do Morumbi da CPTM, passa pelo Jabaquara e também por Diadema e vai até a Zona Leste de São Paulo, cortando Santo André e São Bernardo.
A região sul foi meio que crescendo em torno da estação do metrô, então dá pra encontrar bastante estrutura ali nos arredores. Quem passa por ali também percebe a grande área verde, por conta do Jardim Zoológico, do Simba Safári e do Jardim Botânico. Quem quer aproveitar a ocasião para passear - ou o transporte público pra se divertir - tem um micro-ônibus que sai da estação Jabaquara e leva ao Zoo de SP.
São 5 empresas que operam para 11 cidades sul litorâneas do estado de São Paulo, são 15.000 pessoas que ocupam as 19 plataformas de embarque e 5 de desembarque. Trata-se da menor entre as 3 rodoviárias da cidade de São Paulo, os pontos positivos são a facilidade de acesso por ônibus e metrô, os pontos negativos são os altos preços praticados pelas empresas de alimentação, são preços abusivos.

Para passeios ao litoral o terminal é excelente, possui uma boa quantidade de viações e uma boa frota de onibus.
Referente a segurança, dentro do terminal, tem uma boa quantidade de guardas e seguranças, mas em seus arredores tome muito cuidado, já tive amigos assaltados nos arredores e considero perigoso, especialmente a noite.
Mas durante o dia, o lugar é bem seguro e por ser localizado entre duas vias de grande circulação está sempre muito movimentado.
Quanto as lojas de conveniências e lanchonetes considero os preços abusivos e a variedade minima,
Possui caixas eletrônicos.

Apesar da sua importância histórica, a Rodoviária do Jabaquara tem como marca a falta de respeito das empresas de ônibus com os passageiros. A Breda que faz a linha de Cubatão, Itanhaém, Praia Grande e Mongaguá, costuma colocar ônibus porcos, imundos em suas linhas, ás vezes motoristas que simplesmente não SABEM o itinerário. Os funcionários da COMETA que fazem Praia Grande e São Vicente acham que os passageiros são seus inimigos. É uma grosseria e uma brutalidade estarrecedoras. Outra coisa que é impressionante, é o cumprimento dos horários. Parece que eles são cumpridos apenas quando vc se atrasa. O Preço da água também é um destaque. Uma garrafa pequena que é comprada a R$ 0,50 no Atacado é vendida á R$ 3,70 (Um absurdo!!!) Ainda bem que tem aqueles bares do lado de fora, na rua paralela ... Tomo café neles todo dia !

O terminal rodoviário do Jabaquara é procurado pela galera que quer viajar para o litoral paulista.
O bom do terminal é que fica bem próximo ao terminal de ônibus municipal do Jabaquara e perto da estação de metrô Jabaquara, além de ter um ponto de táxi bem em frente.
O terminal não é muito grande mas conta com banheiros, telefones públicos, lanchonete, quiosques com doces e uma banca de jornal.

Fácil acesso (você pode chegar de metrô, ônibus ou táxi sem dificuldade), bem limpo (principalmente se você considerar o número incrível de pessoas que a utilizam diariamente), mas atendimento ruim em todos os guichês e lanchonetes (e o preço não é bacana também), e suuuuper lotado, principalmente em época de temporada.

Péssimo lugar, Segurança ZERO, quando você vai comprar algo para comer, uma distração te custa o celular
minha filha foi roubada enquanto comprava um achocolatado nas lojinhas, um absurdo.

Quando eu penso no terninal do jabaquar me vem logo a mente litoral de são paulo, inclusive nem gosto de passar lá quando estou trabalhando pois o pessoal ds lotações ficam gritando praia grande, são vicente dá vontade de largar tudo e ir kkk, como relatado já fui algumas vezes para praia saindo deste terminal assim como para o abc também como são bernardo do campo, este deve ser menor se comparado aos terminais do tiete é claro e ao da barra funda mas seus destinos pelo menos para mim sempre foram ótimos
Você conhece o Terminal Rodoviário do Jabaquara? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral