Teatro Apolo

| Rank: 8º de 13 | Teatros

Endereço: Rua do Apolo, 121, Recife , PE - Brasil - 50030-220

O teatro é pequeno e fica no Recife Antigo, um lugar maravilhoso da cidade do Recife. Não sei se semanalmente, mas sempre há peças em cartaz lá, de temáticas e classificações bem variadas. infelizmente, me parece que o teatro anda sucateado, com as instalações antigas e as paredes com reboco velho. De toda forma, prefiro ressaltar o brilho do teatro.

Foto opinião do Ives Neves sobre Teatro Apolo

Este é "apenas" o mais antigo teatro da cidade do Recife. Ele foi inaugurado em 1842, mas a sua construção teve início em 1839 pela Sociedade Harmônica Theatral(é assim mesmo, escreve-se com "Th").

Funcionou apenas por 18 anos como teatro. Teve um triste fim ao ser transformado em um armazém de Açúcar. Foi apenas em 1981 que ele voltou a sua função original após uma total restauração promovida pela Fundação Roberto Marinho.

O lugar preserva a sua fachada original de sua inauguração, toda ela ricamente trabalhada em mármore de Lisboa. É de se ficar encantado por alguns bons minutos apenas observando a sua monumental arquitetura e os seus detalhes de escultura.

Assim que você adentra o estabelecimento ainda irá se encontrar pelo piso, que também foi confeccionado do mesmo material de sua fachada. No salão principal, há uma escada em espiral que o leva a piso superior que merece uma atenção especial pelo detalhamento de sua construção.

Uma pena que após a reforma de 1981 o teatro esteja precisando muito de uma nova. É perceptível que o tempo e a má conservação cobraram o seu preço. Há um forte odor de mofo em todos os ambientes do lugar. A pintura está descolorida e, em alguns pontos, já está descascando.

O palco, em piso de madeira está bem conservado. Parece que dão a devida atenção e cuidado nesta parte do teatro, mas não posso dizer o mesmo do lugar onde os espectadores ficam. As cadeiras são muito antigas, de má qualidade mostram o desgaste da ação do tempo e não são nem um pouquinho ergonômicas.

A acústica da sala de apresentação é bem deficiente, sinal que precisam trocar, ou atualizar, os equipamentos. Além de um reforma para adequarem o lugar a uma melhor qualidade acústica.

A localização do teatro é muito boa. O endereço é a Rua do Apolo, o que me faz perguntar se o teatro recebeu o nome em homenagem a rua ou se a rua recebeu o nome em homenagem ao teatro? Número 121.

Apesar de todas as falhas, o lugar merece nossa admiração por se tratar de um peça importante do passado da cidade do Recife, e de Pernambuco. Desejo que o Estado coloque uma nova atenção sobre este teatro e o presentei com uma reforma afim de torna-lo digno de seu passado.
Você conhece o Teatro Apolo? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral