Sushi Hiroshi, o japa de Santana

Uma idea na cabeça e um bom peixe nas mãos. Assim o Sushi Hiroshi vai conquistando uma clientela fiel, na Zona Norte, como o amigo Alê Daloia, que me fala deste lugar há mais de três anos. Finalmente estive por lá no fim de dezembro, para cumprir a promessa gastronômica, e devo confessar que devia ter ido antes ao ‘japa de Santana’.

Entre as diversas razões para sair do circuito Liberdade e conhecer o Hiroshi estão entradas simples e surpreendentes como a Kaisen salada (R$ 23). Nesta espécie de ‘sashimi-carpaccio’ casa fatia de salmão é servida com uma bolinha de gengibre e cebolinha em um prato temperado na hora azeite, shoyu, limão e gotinhas de primenta Tabasco. É tão simples, que você fica se perguntando por que não pensou nisso antes para fazer em casa. Pode até ser, mas antes tem de provar o original.

Na sequência, outro prato que merece destaque é o Romeu (R$ 38 a por cão inteira e R$ 23 meia porção). O nome não tem nada de japonês e não está no cardápio, mas é só pedir. “Foi o Romeu, um funcionário da casa que criou o prato”, conta Francisco Hiroshi, um dos sócios do restaurante ao lado do irmão Júlio. E a ideia do Romeu merece ter seu nome: sashimis de atum e salmão brevemente grelhadas e envoltas em gergelim sobre geleia de pimenta, cobertas com uma deliciosa couve frita bem crocante. Um delicioso mix de sabores e consistências.

No terceiro ato, Alê pediu um combinado bem interessante de sushis. O que mais gostei foi o massagô (sushi recheado de salmão e cream cheese envolto em ovas de caranguejo), mas a combinação de morango e couve crispi também estava ótima, assim como o sushi de kani envolto em uma fina fatia de omelete e o salmão skin.

A dica do Francisco é pedir o ‘Combinado do Chef’, que sai por R$ 90 e inclui as duas entradas que mencionei, além do combinado de sushis. Segundo ele, a sequencia é feita para uma pessoa, mas pode servir até duas.

Acabei não mencionando a ótima saladinha de pepino de cortesia e o rabanete ‘salmão’ curtido que vai muito bem com a cerveja de garrafa bem gelada servida no Hiroshi. Está aí um lugar para incluir na lista de promessas gastronômicas para 2011 e voltar sempre.

(Post publicado originalmente no blog Braun Café em 9 de janeiro de 2011)

O melhor sushi de São Paulo!

Seja pratos quentes ou frios, sushi ou yakissoba, tepan ou sunomono, tudo nesse lugar é excelente, tudo muito bem feito e bem montado, sem falar que o peixe é o melhor que já comi, já frequentei restaurantes de comida japonesa em 6 estados do Brasil, conheço umas 40 casa em SP, 3 restaurantes na Espanha, Argentina, Chile e Grécia e ainda não comi uma comida japonesa tão boa quanto no Hiroshi, muito também pelo fato do peixe exclusivo, premium importado do Canadá que eles utilizam.

A comida tem um nível tão grandioso que fica dificil até avaliar quaisquer outros pontos, visto que se torna irrelevante devido a qualidade da culinária.

Atendimento é bom, lugar bem iluminado e familiar.

Fui apenas uma vez, para conhecer e me arrependi profundamente. Chegamos no final do expediente e, me tendo aceitado nossa entrada no restaurante, a garçonete, repetidamente, vinha nos questionar se iríamos pedir mais alguma coisa, ou para pedir tudo de uma vez, porque já estava fechando. Pedimos um combinado de peixe, frango e carne bovina, na chapa com legumes. O preço era bem acima do justo, porém já tinhamos aceitados as condições do local, porém a citação do preço é para justificar o injustificável, ocorrido quando nos entregaram o prato, o frango estava com gosto de estragado e o restando estava muito regular, sem nada de mais para justificar o preço pago. Comemos, deixamos o frango de lado, demos um toque quanto ao ocorrido, pagamos e nunca mais voltamos (e não voltaremos, equanto esse tipo de tratamento não mudar).
O Hiroshi sempre foi um restaurante muito bom na Zona Norte, especialmente para ocasiões especiais e para quem não quer um rodízio da japonês comum. Os pratos são muito diferentes e vale a pena experimentar muitos deles. Uma dica especial é o prato de couve seca - e frita, talvez - com atum. Uma combinação incrível que não se encontra em outros restaurantes. Vale a pena gastar um pouco a mais do que em outro restaurante japonês e aproveitar uma boa noite no Hiroshi.

Sushi Hiroshi é com certeza um dos melhores japoneses da cidade!
Apesar do serviço fraco e da grande fila de espera,
a comida vale totalmente o estresse.
Na vez que visitei, esperei 40 min pelo prato
e quando perguntei a atendente quando saía a comida
percebi que ainda não tinha nem lançado nosso pedido.
Mas trouxeram o rango logo em seguida e não tivemos outros problemas.
Não pagamos pelo serviço no dia, mas voltaria para dar uma segunda chance
Fui ao Hiroshi em uma confraternização da empresa em que trabalhava. O chefe que é Argentino, só come lá quando vem ao Brasil.

Ficamos em uma mesa muito bem reservada pra nós, e a decoração de cara já chamou atenção. Todos foram muito bem servidos e atendidos com atenção e carinho.

Até um franguinho à milanesa foi feito pra uma pessoa na mesa que não come comida japonesa.

Comi um peixe maravilhoso, que parecia ser defumado, não me recordo o nome, mas o sabor....hum, lembro até e hoje e quero voltar lá por isso.

Ah, o estacionamento foi difícil!

Como tudo é à lá carte, gasta-se um pouco mais do que em um rodízio, mas vale a pena cada realzinho!

Especialista em Restaurantes Japoneses com 18 opiniões na categoria

Local pequeno mais vale pelo sabor e qualidade dos pratos e apresentação.
Pratos muito bem elaborados e saborosos, variações e algumas combinações que nunca havia provado
Temakis, sushis, Ceviche, couve alem dos tradicionais pratos
Bebidas ok
Aceitam cartões
Nao possuem estacionamento e rua tambem e um pouco ruim de parar
Você conhece o Sushi Hiroshi? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral