Como é bom chegar num restaurante e ser reconhecida como cliente antiga.
Sou cliente desde sua abertura em 2001. Nessa época o espaço do restaurante se resumia na garagem da casa. Atualmente o casarão encontrado numa rua calma e estreita está todo a disposição do restaurante.
Existem diferentes ambientes.
Na última vez que fui lá tive a sorte de ficar em um tatame. Aviso: tem que fazer reserva antecipadamente.
O espaço do tatame é especial, podendo até ficar mais íntimo, pois todos possuem cortinas.
Ir a um restaurante japonês e jantar no tatame me faz lembrar muito o tempo em que passei no Japão. Associo o tatame com rituais japoneses, muitas vezes religiosos.
O ambiente é super decorado. A iluminação é baixa.
Antes de qualquer escolha do que comer, o saquê chegou para inspiração. Servido de maneira amistosa, a cada porção caída no massu, a atendente sussurra coisas boas.
A casa oferece o menu degustação. Ele é composto por diversos pratos quentes e típicos. Há também o menu a la carte.
Nesse dia a opção que melhor atendia meus desejos era a la carte. A fome não era tanta para encarar o menu degustação. Então vamos aos pedidos.
Sunomomo: salada de pepino, nabo e cenoura. Avinagrada. Adocicada.
Kinoko: cogumelos frescos refogados com molho dashi e servido na chapa.
ceviche Thai: salmão fresco temperado com suco cítrico com folhas aromáticas e molho de maracujá picante. Para tudo que eu vou ficar é por aqui! A vontade era essa. Repetir e repetir.
temaki Magurá: atum com nirá e gergelim torrado.
Vou homenagear aqui o nirá. Tem gente que se refere ao nirá como um tipo de cebolinha verde. Adoro o nirá na manteiga. Uma delícia.
Não tinha no cardápio, mas pedi a Nara (atendente) e ela carinhosamente e rapidamente o trouxe a mesa. Ele, O nirá. Gestos assim fazem a diferença.
Sempre o melhor vem no final.
Combinado de sashimi. Oushi, 21 peças. Peixe branco, fatias de salmão, atum e atum selado. Dessa vez o atum brilhou mais, foi a estrela.
Só de escrever a palavra sashimi encho a boa d’água.
Cleber, Alan, Emerson, Ismael e toda a equipe do Sushi by Cleber: parabéns!
Para finalizar, explico o significado de itadakimasu. É uma expressão que os japoneses utilizam antes das refeições e demonstra gratidão pela comida. Ao falar itadakimasu, junte as palmas das mãos e depois pode atacar!

Logo na chegada, já pode-se perceber que é um restaurante diferenciado: a decoração e a arquitetura são bem exóticas.
O atendimento é bom, atencioso.
O sushi é maravilhoso, um dos melhores da cidade com certeza. Uma dica é sentar em uma das mesas mais reservadas, com tatames, e com uma cortininha, garantindo um ar bem romântico!

Não tenho muita experiência/conhecimento em japoneses. Mas adoro o Cléber, considero um dos tops da cidade no seguimento. Apesar que acho muito caro... ok vale a pena.. mas pra quem realmente gosta..
Quem ainda tem duvida se vai curtir, faz um estágio antes, e depois encare o profissional!!

Devo reconhecer que o ambiente do "Sushi by Cleber" é formidável. Você já entra se sentindo bem acolhido, com decorações que deixam o ar sofisticado e também com aquele tom mais oriental. O local conta com tatames para você se sentir como se estivesse no Japão, necessitando tirar os sapatos e sentar no chão como realmente é lá fora! Mas é necessário fazer reserva ou ser rápido para conseguir um desses poucos lugares.

Gostando do ambiente, você automaticamente acha que vai gostar da comida também. Engano seu. Pedi um buffet (99 reais) com direito a Yakissoba, então esperei. Conforme foram vindo os aperitivos, como de costume usei o molho Shoyu que os mesmos disponibilizam nas mesinhas. O gosto é TERRÍVEL, completamente diferente dos que você normalmente usa. Gosto de velho, enferrujado, azedo. (E olha que já experimentei diversos tipos de Shoyu). A comida em si não tem nada demais, é comum. Não é fresco, mas também não é de todo mal, mas é esperado que seja acima do normal por pagar um preço tão alto.

Recomendo para quem quiser experimentar um lugar novo, com um arzinho mais oriental.

O sushi by Cleber é super sofisticado, mescla elementos da cozinha internacional com a culinária japonêsa. O ambiente é lindo, decorado com motivos orientais - não necessariamente japoneses. Pedi a sugestão, que é uma refeição completa - entrada, principal e sobremesa - tudo delicioso, mas em pouca quantidade, o que a mim é um defeito.

Não troco esse lugar por nenhum outro! Atendimento personalizado, o dono do restaurante está constantemente nas mesas, conhece todos os clientes e cumprimenta pelo nome. O mais interessante é que isso se estende aos garçons que são muito bem orientados e deixam o cliente á vontade.
O tradicional no restaurante é pedir o banquete, ou seja, uma sequência de sushis diversos servidos nas mesas, o que evita filas para se servir e facilita a mobilidade de todos pelo ambiente. A casa oferece mesas particulares, nas quais é obrigatória a remoção dos calçados e têm cortinas que individualizam o jantar.
A sobremesa inclusa no banquete é uma taça do delicioso sorvete haagen daz.
O único problema é o preço, média de 100,00 reais por pessoa.

Como é bom chegar num restaurante e ser reconhecida como cliente antiga.
Existem diferentes ambientes.
O ambiente é super decorado. A iluminação é baixa.
Sunomomo: salada de pepino, nabo e cenoura. Avinagrada. Adocicada.
Kinoko: cogumelos frescos refogados com molho dashi e servido na chapa.
Ceviche Thai: Salmão fresco temperado com suco cítrico com folhas aromáticas e molho de maracujá picante. Para tudo que eu vou ficar é por aqui! A vontade era essa. Repetir e repetir.
Temaki Magurá: atum com nirá e gergelim torrado.
Sempre o melhor vem no final.
Combinado de Sashimi. Oushi, 21 peças. Peixe branco, fatias de salmão, atum e atum selado. Dessa vez o atum brilhou mais, foi a estrela.
Só de escrever a palavra sashimi encho a boa d’água.
Cleber, Alan, Emerson, Ismael e toda a equipe do Sushi by Cleber: parabéns!
Foto opinião do Rafaela Enes sobre Sushi by Cleber

Amooo este lugar, o atendimento é maravilhoso e a comida então nem se fala, sushi para mim é uma das melhores comidas inventadas no mundo, assim como o Sushi by Cleber.
O local é aconchegante e maravilhoso, a decoração oriental e de muito bom gosto, lindas estatuas talhadas em madeira, lindo! Tem umas mesas reservadas que dão tudo de bom, você senta em uma almofada no chão, e pode tornar a mesa privativa fechando as cortinax ao redor. Muito romântico para um jantar a dois, ou algo mais privado com os amigos, simplismente expetacular.
Sem contar que cada prato é uma satisfação para o paladar, na sequencia voce escolhe o prato que quiser comer, se quiser pode pedir todos que são preparados na hora, muito fresquinho e delicioso, o salmão desmancha na boca!
Ah sim, e também tem os garçons estão sempre bem humorados e os clientes sempre satifeitos. Se todos os lugares fossem assim as pessoas só comeriam fora!

Meu sushi preferido na cidade é o Sushi by Cléber. Deve ter todo um significado histórico, porque passei a curtir a japfood em função desse cara, desde a época em que ele veio pra Porto Alegre e tocava um sushibar dentro da antiga DadoBier.

De lá pra cá as coisas já mudaram muito. Mudaram tanto que, de uns tempos pra cá o Cléber me sacaneou: abandonou o conceito de buffet livre que me fazia tão feliz, e consequentemente reformulou o cardápio com ostras, enguias e toda aquela turma do mar.

Aproveitou pra dar um tapa na peruca e modificou todo o leiaute do restaurante também.Saudades do antigo ambiente. Mas é tudo uma questão de costume. Realmente está de acordo com a nova proposta.E mais saudades ainda do circuito mesa-balcão-mesa, repetidas vezes all night long, com aquele festival de temakis, sashimis fresquinhos, missô, etc e tal.

Agora tudo isso, só se for à la carte mesmo.Bom, pelo menos agora rola aqueles tatames privados, pra jantares especiais ou para um pedido de casamento, sabe-se lá. Embestei que, mesmo a proposta não sendo essa, queria arrastar a Rê, Angelo e Pri ora um desses. Sabe como é criança mimada.Começamos a estudar o cardápio e, indiscutivelmente, depois que lemos “Prato da Boa Lembrança“, resolvemos nos atirar de cabeça. Ainda mais que precisávamos ser comedidos e flexíveis com os peixinhos, já que esta seria a iniciação do Angelo na culinária japonesa.

O prato chama-se “Quem tem pressa come crú“, e é um combinado de sushis e sashimis, com aproximadamente 30 peças. Ina. Cre. Di. Tá. Vel.Ganhamos mais um adepto para a deliciosa e apaixonante japfood, e ainda evitamos uma briga já que cada prato dá direito a um pratinho da boa lembrança no final.E olha, posso dizer com muito conhecimento de causa que, muito embora, tempos atrás, essas 30 peças servissem somente de couvert pra mim, sai muito satisfeito e com uma sensação de que quase passei da conta ainda por cima.

Talvez porque eu esteja, finalmente, aprendendo a saborear as coisas com calma. Voltarei para destrinchar o cardápio numa próxima. Total: 65 reais por pessoa e mais o pratinho da boa lembrança.
Foto opinião do diogo c. sobre Sushi by Cleber
Você conhece o Sushi by Cleber? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral