Spina Cantina Italiana

| Rank: 19º de 74 | Restaurantes Italiano

Post escrito em sua maior parte pelo Vini Aguinsky!!! Fomos jantar juntos lá e eu colaborei com parte do texto, mas maior parte é do Vinão ;)

Não posso negar o meu prazer de saborear uma refeição na cantina Spina! Gosto do tradicional restaurante que juro ser a minha cara! Por mais que seja freqüentador do local, quando entro no ambiente do restaurante todos me olham da mesma maneira, pelo meu estilo largado e bem mal arrumado.

Cheguei cedo, não havia ninguém na casa senão os proprietários. O ambiente acolhedor com imagens da Itália, mapas e fotos de família trazem a real sensação de se estar em casa, ainda mais com o jogo do meu Imortal Tricolor, que perdeu por três do Ceará, rolando na telinha… alias, a televisão é a única coisa não tradicional na casa.

O garçom nos levou até a mesa gentilmente (o atendimento nunca deixa a desejar) e já de saída pedimos a berinjelinha com pães e uma cerveja pilsen Bohemia bem gelada e cremosa (sou chegado na espuma). Adepto das massas e louco de vontade de uma “pasta” caseira fui nelas quase que imediatamente, pois são baratas, no máximo 40 reais e servem duas pessoas.

Depois de muita discussão com o meu amigo, conseguimos entrar num consenso. A escolha foi Rascateli ala Spina (algo deste tipo), no entanto pedi para substituir pelo fio Pappardelle (massa larga e que absorve bem o molhos fortes, com carnes e tals). Depois de alguns minutos veio ela toda linda numa travessa tampada de aço inox, que delicia! Um molho bem vermelho e grosso com braciola desfiada (braciola é um bifinho enrolado que pode ser de carne de porco, frango ou bovino, geralmente recheados com alguma coisa, exemplo: folhas de sálvia fresca, queijo, pão moído, legumes… é uma espécie de bife à role). Tudo meio misturado. Penso que a que comi era de carne de gado e não tinha recheio, mas também não tenho certeza! Depois de regar tudo com um azeite italiano de primeira e colocar colheradas pesadas de queijo parmesão ralado (inclusive pedimos repeteco) me lancei feito bicho naquela massa “al dente”, quente, que ainda guardava um pouco da água do cozimento. Divina!

Recheados e já sem fome, ainda fomos numa sobremesinha leve: eu num tiramisú (muito bem feito, 8 reais) e o meu amigo num musse de chocolate branco (bem leve e cremoso e nada enjoativo, 5 reais). Resultado: R$ 78,00 com antepasto, duas cervejas 600ml, uma massa fenomenal e sobremesa. Com relação ao custo-benefício a casa dá de relho em todas que seguem este perfil. Se for mentira que me corrijam, por favor! Ah, ainda dei uma passadinha na cozinha e ela brilhava como poucas! Pessoal! Vale à pena conferir. Grazie Mille!

A cantina tem uma decoração legal, a massa parece ser muito boa, mas o molho de tomates não é com tomates fresco, me serviram um molho de tomates industrializado, a braciola tinha uns dois pedaços mau dava para ver na massa, e estava extremamente SALGADO,não recomendo, pedi para falar com a gerente que me tratou muita ignorância. Recebi a sugestão do garçom diminuir o salgado para acrescentar um molho branco, em cima do molho vermelho, só ficou pior

A cantina tem uma decoração legal, a massa parece ser muito boa, mas o molho de tomates não é com tomates fresco, me serviram um molho de tomates industrializado, a braciola tinha uns dois pedaços mau dava para ver na massa, não recomendo, pedi para falar com a gerente que me tratou muita ignorância.

Eu, como admiradora de comida italiana e descendente de italianos, adoro ir no SPINA! Restaurante com cara de cantina italiana, com quadros de fotos nas paredes, que remetem ao passado. E o que falar das comidas?? São MA-RA-VI-LHO-SAS. Adoro a lasanha de espinafre com ricota, além das outras tantas variedades de massas, lasanhas, polentas, etc... Tive o prazer de conhecer uma das donas uma vez e posso dizer que é uma legitima "nona". Muito simpática, me lembrou a minha vó que infelizmente não está mais viva. Recomendo de olhos fechados!

Cantina que tem parede com tijolos aparentes já começa bem. Se a pizza é crocante, a cerveja gelada e o atendimento bacana?? Fica melhor ainda. Assim é a Spina.. Não quer comer pizzas e quer desfrutar massas e molhos. Segue em frente, afinal a casa é de italiano. Então, barulho entre as mesas, com conversas em som alto e saborosos molhos não faltarão.
Eu nunca fui à Itália, mas se a comida de lá for "mais ou menos" parecida com a daqui, já me sinto de barriga cheia.
Vamos??

Sabe aquelas cantinas familiares, que passam de geração para geração? Esse é o tipo de cantina que é o Spina, capitaneado pela família com o carinho e capricho típicos de gringos desde sempre.
Os garçons são lordes de tão educados e a grande pedida de entrada é a polentinha frita, crocante e impecável. A carta de vinhos é ótima e indico muito o tortéi da casa como prato principal. É o que eu costumo chamar de comfort food, já que a receita é suave - igualzinha à que a minha avó costumava preparar. De sobremesa, curto pedir o tiramisú e ficar jogando alguma conversa fora enquanto saboreio um café com o sr. Spina, ouvindo ele contar algum causo da sua numerosa - e simpaticíssima - família.

O garçom nos levou até a mesa gentilmente (o atendimento nunca deixa a desejar) e já de saída pedimos a berinjelinha com pães e uma cerveja Pilsen Bohemia bem gelada e cremosa (sou chegado na espuma). Adepto das massas e louco de vontade de uma “pasta” caseira fui nelas quase que imediatamente, pois são baratas, no máximo 40 reais e servem duas pessoas.

Você conhece o Spina Cantina Italiana? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral