SP Free Walking Tour - Old Downtown

| Rank: 7º de 114 | Ar Livre

Endereço: República Square (next to the Tourist Information Center), República - São Paulo , SP - Brasil

Preço: Grátis

It's a free walking tour around São Paulo, offering a historic, touristic, cultural and local overview of the city, for backpackers and travelers who wants to explore São Paulo in a different and amazing way!

tour "Old Downtown"

on Mondays, Wednesdays and Saturdays, at 11h30 am

Meeting Point: República Square (next to the Tourist Information Center) - República subway station

It lasts about 3h30min. (with a 20min. break).

Tour in English!

Os guias são maravilhosos, super pacientes e atenciosos, e além disso voluntários... Para nós paulista que vivemos na correria e passamos despercebidos por tanta história e arquitetura , esse passeio é uma excelente solução.... Ótimo para fazer novos amigos que possuem o mesmo interesse que o seu....

O São Paulo Free Walking Tour é uma excelente oportunidade para quem não é de São Paulo para conhecer o centrão da cidade.
Geralmente quando você pensa no centro de São Paulo, você pensa em algo feio e sujo. Pode até ser sujo, mas tem muita coisa bonita e muito interessante lá.
Moro em São Paulo há mais de um ano, e ando muito pela cidade, mas o Tour me levou a lugares que eu nunca tinha passado e que me surpreenderam positivamente.
Por exemplo, a região do prédio do Banespa. Bonita demais, parece que você está na Europa.
E as histórias que eles contam, fazem da experiência uma experiência cultural também.
O ponto de encontro do evento é na praça da República de onde eles saem durante semana e no final de semana. Recomendo dar uma olhada no site deles para ver os horários atualizados. O tour é em inglês mas não é muito difícil de entender. Ah, e você contribui com o que puder, não tem valor fixo como preço.
Gostei demais e com certeza levarei amigos que vierem a São Paulo para que eles possam conhecer um pouco mais dessa cidade que eu curto muito!

Fiz e indico.
É um passeio para todos que também vivem em SP e não sabem como ela é rica em histórias (ou até sabem, mas não tiveram a oportunidade de achar um guia para explicar).
Recomendo ir de tênis confortável, levar água, algum snack e com certeza uma câmera. É uma caminhada longa, rodeada de monumentos históricos e a possibilidade de conhecer gente do mundo todo.

Eu já amava o Centro de São Paulo, mesmo com todos os seus problemas. Depois do SP Free Walking Tour - Old Downtown passei a amar ainda mais. Não só pelos lugares visitados, mas também pela contextualização da história do Centro e os novos olhares lançados sobre ele.

Só pra você entender: o SP Free Walking Tour é um tour guiado, a pé e gratuito no esquema de, ao final, você pagar o quanto acha que vale. Este passeio pelo Centro Antigo de São Paulo dura aproximadamente 4h com uma parada de 15-20 min para um break. Sempre acontece às quartas-feiras e sábados, às 11h30, com pouco mais de 4h de duração.

O tour é todo guiado em inglês (apesar de eu ter participado de uma edição especial Kekanto, em português), porque estes tours são feitos especialmente a turistas estrangeiros, o público que mais busca esse tipo de serviço. Mas acho que seria bacana fazer em português também, porém não sei se haveria tanta adesão. O ponto de encontro é em frente ao Centro de Informações Turísticas, ao lado do metrô República.

No passeio, você passa pelo Mosteiro de São Bento, Pateo de Collegio, Terraço Itália, Teatro Municipal, Catedral da Sé, Largo São Francisco, Copan, Banespa, enfim, os principais lugares que carregam a história de São Paulo. No decorrer do caminho, o Rafa, guia do SP Free Walking, passa várias informações que contextualizam cada lugar/caminho, além de dar várias dicas preciosas de horários/preços de visitação de alguns lugares. Ex: qual melhor momento para visitar o Copan, quando há visitas no Teatro Municipal, que horas subir na torre do Banespa sem enfrentar filas ou no Terraço Itália gratuitamente. Além de acrescentar outras dicas dos melhores pontos para fotografar em São Paulo.

O mais bacana é você despertar um novo olhar para algumas coisas: desde lugares que carregam uma história riquíssima e que você desconhece, até enxergar através de um outro ponto de vista, literalmente, um prédio que sempre esteve ali.

Além do Centro Antigo, há também o tour pela Avenida Paulista, toda quinta-feira e domingo, às 15h30. Pra quem ama Sampa, sai do tour mais apaixonado ainda! ;-)
Foto opinião do Sheila A. sobre SP Free Walking Tour - Old Downtown

O São Paulo Free Walking Tour é conhecido pelo turismo na cidade de São Paulo. No entanto, também tornou-se conhecido pelo publico do Kekanto! Graças aos eventos criados para os paulistas conhecerem um pouco mais sobre sua própria cidade.

Como todos sabem, o evento é free, no entanto, pode-se fornecer uma gorjeta ao guia, colaborativa pelo esforço e atenção do mesmo.

O passeio do FWT-Old Downtown é focado no antigo centro de São Paulo, ou seja, república, avenida são joão com ipiranga, Teatro municipal, Prefeitura da cidade, Shopping Light, Mosteiro São Bento etc...

Vale muito a pena, tanto para seu conhecimento pessoal quanto para assustar-se em não fazer idéia de algo que está no seu cotidiano possa ter conteúdo histórico para a metrópole.
Acontece de quartas e sábados, conforme horário descrito acima, das 11h30 às 15h45 aproximadamente. O tour é feito em inglês, e tem início na Praça da República, em frente do Tourist Information Center, bem do lado da saída do metrô República.
De lá fomos para o Edifício Itália e Copan, com o guia Rafael contando a história dos lugares. Depois passamos pela esquina mais famosa, a Av. São João com a Av. Ipiranga. Passamos pelos cines antigos, o Marabá, mais um pouquinho de história do local e rumamos para a galeria do Rock, e aí vai. Não vou contar tudo senão perde a graça. Enfim, além do passeio, que é bem cultural, é uma boa caminhada gostosa. Vale até pro paulistano fazer esse tour, pois eu mesma aprendi um pouco de cada lugar.

Adorei o passeio a pé. Costumava levar meus filhos todo mês de janeiro para o Centro mas não sabia da história. Conhecia tudo, mas não tinha o mesmo encanto.

O passeio foi muito bom. Vou repetir.

Parabéns aos organizadores

O SP Free Walking Tour é um passeio feito por um guia, em inglês, para os turistas gringos, conhecerem os pontos históricos da cidade de São Paulo. É claro que quem quiser pode participar, funciona como ‘’pague o quanto acha que vale’’, no final do passeio é só dar o valor para o guia simpático.

Esse do centro velho acontece todos os sábados as 11:30, com saída na praça da república.

Para o Kekanto, fizemos um tour em português muito legal! Passando por pontos como: praça da república, teatro municipal, prefeitura, edifício Itália, cruzamento da Ipiranga com a São João, Bovespa etc...
É um passeio rico em conteúdo histórico, recomento muito!

Foi uma ótima oportunidade de conhecer a cidade que sempre vivi! Esse lugar transpira história, mas com a vida agitada do dia a dia a gente acaba não prestando atenção alguma. O pessoal do Free Walking Tour faz sua parte em nos colocar a par dos principais fatos que rodearam a história do centro velho da maior cidade do Brasil e de quebra são muito simpáticos. Vale muito a pena, seja você turista ou morador.

Allan, o que você recomenda entre o mais recomendável a ser feito na cidade de são paulo?
Fazer um tour com o SP Free Walking Tour, mesmo se for morador de sampa, conhecer a história ao tempo em que você vê o que foi parte dela é inigualável, retoma qualquer paixão perdida por essa cidade.

Como se faz pra participar desse passeio?
É só chegar na concentração e na hora do tour para acompanhar a galera que vai conhecer os melhores lugares do centro.

O que você recomenda pra quem vai no tour?
Filtro solar, água, guarda-chuva, tênis confortáveis e roupas leves.

Quais os melhores lugares por onde passa o SP Free Walking Tour?
A graça do passeio é ir sem se preocupar com o que vai acontecer, vá sem pensar que vai ver o Copan ou que precisa tirar foto do ângulo tal do lugar tal, a boa graça desse passeio é se surpreender com coisas que você já viu e nunca deu atenção ou reparar em coisas que sempre estiveram lá e que você não sabia.

Quanto custa?
Nada, é inteiramente gratuito, você contribui com o que acha que deve ao final do passeio, o melhor custo-benefício ever de SP.

Foto opinião do Allan Gonçalves sobre SP Free Walking Tour - Old Downtown

O SP Free Walking Tour é um passeio a pé gratuito feito no centro antigo de São Paulo que dura aproximadamente 3 horas.

O tour passa pelos principais pontos turísticos da região: praça da sé, teatro municipal, bovespa, viaduto santa Ifigênia, pateo do colégio, prefeitura, edifício itália, etc.

Apesar de ser em inglês e focado para turísticas gringos, o Free Walking Tour deveria ser um passeio obrigatório para todo o Paulistano que não conhece a cidade. São 3 horas de passeio em que você aprenderá mais da cidade do que em qualquer aula. Recomendo muito.

Foto opinião do Allan P. sobre SP Free Walking Tour - Old Downtown
Você conhece o SP Free Walking Tour - Old Downtown? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral