Motiki Okada iniciou em 1945, no Japão, a construção de protótipos do Paraíso Terreste, o qual deu o nome de Solo Sagrado. No Brasil, em 1991, este modelo do paraíso foi construído às margens da represa Guarapiranga, com ambientes floridos e arborizados. Hoje, é considerado um dos maiores espaços para a contemplação da natureza e meditação existentes no Brasil.

Quer receber ofertas do(a) Solo Sagrado de Guarapiranga?

É a segunda vez que eu visito o Solo Sagrado, o dia não estava tão bonito quanto da primeira vez, estava nublado/chuvoso, mesmo assim o passeio foi bem proveitoso.
Ao entrar no local fomos recepcionados por uma moça que nos entregou um mapa. E devido a esse mapa conhecemos lugares que não conhecemos na outra visita.
Na Área de Convivência – Praça da Felicidade (14) tem uma lanchonete e mesas para você poder comer seu lanchinho que levou ou comprar algo lá. Compramos nessa lanchonete uma porção de batata por R$ 7,50, valeu a pena porque ela era uma porção de média/grande.
Na Praça do Amor (16) é um lugar legal pra sentar, observar e namorar.
Mas meu lugar preferido no Solo é o Espelho da Água (06), um lugar onde você passa por uma passarela no meio das águas que caem. Muito lindo.
Se estiver sol também é uma boa opção comer ou conversar na Praça da Harmonia (13) de lá você consegue ver o Santuário e a Represa do Guarapiranga.
Na Praça dos Amigos (18) na parte de cima há uma horta muito bonita com vários tipos de legumes plantados.
No Lago das Carpas (19) parecia ter menos carpas do que na outra vez que fui visitar.
No refeitório (22) estavam oferecendo almoço por R$ 30,00, mas eu não achei que valesse a pena já que servem 1 sobremesa por pessoa (era gelatina), arroz orgânico e normal, feijão, saladas simples e uma carne cozida e outra frita. Preferi comer na lanchonete mesmo.
No Centro Cultural (20) tem uma sala com uma exposição explicando como o Solo Sagrado foi construído. Mas achei o prédio muito grande para somente ter aquela exposição.
[Dicas]

1. Leve um lençol/toalha de mesa/edredom e deite e relaxe na Orla da Represa (17).
2. Leve um lanchinho de casa.
3. Não vá de moto, pelo que li não é permitida a entrada de motos dentro do Solo Sagrado.

4. Deixe uma contribuição para a manutenção do local nas caixinhas que ficam localizadas na entrada.

5. Dependendo de onde você mora em SP pode ser um longo trajeto, se você for de ônibus vá até a estação Grajau do metro, pegue o ônibus até o Term. Varginha e de lá pegue a van que leva até o Solo Sagrado.
Do Term. Varginha até o Solo Sagrado com essa van é menos de 30min e a van te deixa na porta do local.
Mapa do local
"Mapa do local"

O Solo Sagrado de Guarapiranga , é um lugar paradisíaco ! É um lugar para visitar com o intuito de renovar suas energias , se reconectar e se refazer do estresse do dia a dia . Ao mesmo tempo em que você se distrai com as lindas paisagens e beleza do local. Também tem a oportunidade de respirar um ar puro e límpido . Se você é religioso , não importa sua religião ou mesmo que você não siga nenhuma , neste local você pode se dirigir ou mesmo orar qualquer oração de sua preferência . Lá existe um templo ecumênico onde é permitido orar livremente . Muitas pessoas de religiões diferentes e simultaneamente podem orar . O altar é muito grande e permite . Também se você quiser pode receber o Johrei . Energia que potencializa suas vibrações pessoais , ao mesmo tempo em que limpa seu campo energético devolvendo seu estado natural de pureza . Sendo assim você sai de lá renovado e pronto para as atividades diárias com mais ânimo , mais coragem e com sentimento mais puro .

E o melhor de tudo isso , essa visitação é gratuita .
Boa peregrinação !
Depois nos conte sua experiência !
Abraços
Foto opinião do Massoterapeuta Rj sobre Solo Sagrado de Guarapiranga

Eu não tenho palavras o bastante pra expressar o quanto esse lugar é relaxante e bonito.
O lugar é uma mistura de perfeição com calmaria, você olha e em tudo vê um pouco de paz e de simetria.
Minha dica é: conheça esse lugar. Vá com namorado (a), amigo(s), familiares e curta o dia.
Faça uma caminhada, veja os peixes, flores... tudo vale a pena.
Se atente aos horários de atendimento e os dias que o local NÃO abre pelo site.
Leve uma toalha para forrar a grama e deitar perto da represa.
Se quiser faça um piquenique, mas no local também há restaurante (se atente ao horário de funcionamento).
Foto opinião do Cristine Granato sobre Solo Sagrado de Guarapiranga

Paz...essa é a palavra que melhor descreve o Solo Sagrado!
Seja qual for o horário que chegar, encontrará um visão perfeita, o lugar é quase todo aberto, por isso, o melhor é visitar com um clima agradável, mas se não se importar em se molhar, vá com chuva mesmo, sempre vai ser um bom passeio!
Há restaurante e lanchonetes, infelizmente me atrasei e perdi o almoço, mas o X-burguer com batata frita matou a minha fome e, de sobremesa, mousse de maracujá para acalmar mais ainda os ânimos. Depois ainda fiz JOHREI...quase dormi de tão relaxante, confesso que fiquei com um pouco de vergonha por ter dado um "pescada" na cadeira (rss).
O estacionamento é gratuito e fica um pouco distante, mas o ônibus que nos leva até o portão principal é rápido e eficiente.
Fui por duas vezes, na segunda voltei com um grupo de amigos que se apaixonaram pelo lugar, assim como eu! *-*
As carpas são lindas, a natureza te abraça de tão próxima, é possível entrar em uma ótima sintonia e encontrar o espírito da paz, seja qual for sua religião e mesmo que não tenha uma, sugiro um piquenique na beira da represa, não irá se arrepender!
Foto opinião do Carol Silvério sobre Solo Sagrado de Guarapiranga

Se há um paraíso em SP, este paraíso é o Solo Sagrado de Guarapiranga.

É um templo da igreja Messiânica, aberta para qualquer visitante, de qualquer religião. Fica às margens da represa Guarapiranga, no sul de SP. É longe, mas, vale muito a pena a visita.

O lugar é realmente maravilhoso, com jardins, praças, lagos, além do templo que é muito bonito, nem parece que estamos em SP.  Dizem que o templo fica na mesma altura da Av. Paulista, o qual é o lugar mais alto da cidade.

Fica aberto às quartas, quintas e sextas. Antes de ir, é melhor consultar o site para não ter surpresas e não poder entrar - www.solosagrado.org.br.

Na minha opinião é um lugar que você tem que conhecer. Não deixe de ir!!

Nossa é um lugar lindissimo, maravilhoso, bem tranquilo sem stress, fazer pequenique na margem do rio, tem a parte de Hortaliças(plantio), o lago das Carpas, A igreja Messianica , e independente da sua religião vc é bem recebido e bem tratado. Adorei! Recomendo bom para esquecer os problemas e de aproveitar tudo o que a natureza tem a oferecer
Foto opinião do jessik cris sobre Solo Sagrado de Guarapiranga

Gosto muito deste lugar pela tranquilidade que ele transmite. À beira da represa do Guarapiranga, é uma ótima opção para fotos de casamento, new born, ou qualquer outro tipo de álbum. Ou se você apenas quiser espairecer e sair da correria estressante da cidade de São Paulo, o solo sagrado (ou messiânica como é geralmente chamado, por causa do templo messiânico que tem lá) é uma ótima opção de passeio.

Existe um paraíso natural na nossa cidade de pedra que é SP, e que Paraíso! Há anos tenho vontade de conhecer esse lugar e ontem tive a oportunidade.
Cheguei no Solo Sagrado já às 13h da tarde mas mesmo assim valeu muito a pena. Como não estava tendo nenhum evento foi fácil estacionar e o parque estava super vazio. Não cobram entrada nem o estacionamento e o porteiro é super educado e o lugar muito bem organizado, pedem e anotam o nome do condutor quantas pessoas há no carro e se todo são visitantes pela primeira vez.
Mesmo com o dia nublado fiquei encantada com tamanha beleza, as flores, a grama, a arquitetura do templo e a vista maravilhosa para represa são de arrepiar! Não sou religiosa mas o local realmente nos dá um paz espiritual inexplicavel. Haviam também algumas pessoas tirando fotos profissionais com bebe e casais com trica de figurino e tudo, com certeza rende um belo albúm.
Lindo já não vejo a hora de voltar em um dia bem cedo e ficar o dia todo pq o local fecha as 16h.
Aberto de quarta a domingo, só deem uma olhada na programação pq tem muitos eventos como todo primeiro domingo do mês que é o encontro dos messiânicos, religião dos idealizadores do Solo.
Foto opinião do Ana Caroline Ferreira Curcio sobre Solo Sagrado de Guarapiranga

É uma das experiências mais incríveis que já tive. Fui no local quando tinha uns 15 ou 16 anos junto com a escola. Independente de religião, o local é muito agradável e eu me senti bem vinda em todos os âmbitos. É um dos lugares mais lindos de São Paulo e relativamente fácil de acessar. Que eu me lembre, não paguei para entrar, mas deixei uma contribuição (por vontade própria) para manutenção do lugar,

Lugar maravilhoso, ideal para recarregar energias, possui um clima maravilhoso, possui uma paisagem linda, com varios jardins, uma mais lindo que o outro. Acima de 15 pessoas a visita é guiada. fomos recebidos pela guia Rosana, uma simpatia em pessoa nos mostrou cada local do Solo. Permitida a realização de pic nic. No fundo do solo, fica a represa do Guarapiranga, onde fizemos nosso pic nic.

Não importa se você é religioso ou não, este é um lugar pra ser visitado em São Paulo.

Muito bonito e deixe pra ir em um dia com tempo bom. Quando fui muita gente aproveita pra levar fotógrafo profissional pra poder tirar fotos de família ou namorados. Você pode fazer um pic-nic nas margens da represa. Existe um restaurante buffet que serve almoço para visitas em horário bem definido e rígido. 12:00 às 13:00. R$25,00. Existem lanchonetes espalhadas pela área também. Para ter uma idéia, X-Burguer R$6,00 em tamanho razoável.

O mais bonito são as áreas onde correm água (riozinhos e lagoas) e também o centro cultural, onde existe uma casa com ikebana e local pra realizar a cerimônia do chá. A natureza em volta é bem cuidada e muitas flores enfeitam todo o Solo. Até vi uma iguana (não tenho certeza se era uma mesmo, olhem a foto e dêem a opinião de vcs. hehe).

O local faz pouca referência à religião, por isso pra você que é de qualquer outra religião diferente da igreja messiânica, não tem problema. Qualquer um é bem recebido!

O estacionamento é gratuito
Foto opinião do Nobu Tateoka sobre Solo Sagrado de Guarapiranga

é um lugar de paz em meio a toda confusão que existe na cidade de são paulo, um lugar para passar momentos de harmonia e alegria junto com a familia. Onde podemos sentir a presença de deus.
Você conhece o Solo Sagrado de Guarapiranga? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral