Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida

Data da viagem: Ver disponibilidade
Em parceria com: Booking

Estabelecimentos neste local

Filtrar: Todos A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z 0-9

Fui algumas vezes à chamada Basílica nova de Aparecida. Um mega templo cuja beleza chama atenção.Em todas as épocas do ano está sempre super lotado. Confesso que não gosto muito de participar das missas ali, pois acho as pequenas comunidades mais aconchegantes, lugares em que o convívio social é mais intenso, onde há mais acolhimento. Mas não deixa de ser um local onde as pessoas expressam sua fé, muitas vezes, nos transmitindo emoção. Gosto muito do Grito dos Excluídos, que sai do lugar onde a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada e segue rumo à Basílica nova. Ele acontece todo dia sete de setembro.
Foto opinião do Elaine Dal Gobbo sobre Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida
Como padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, deve estar exausta e decepcionada com o desempenho de nossa nação, mas acredito que a vida é composta de altos e baixo, apesar da baixaria estar caprichando, espero que no subir da curva, a gente se surpreenda com crescimento real de valores principalmente, não bastam políticos deixarem de pensar na população, e esta também tem de fazer sua parte, este é o milagre.

Na minha infância, meus pais fizeram pedido de graça a Santa Padroeira e parece que surtiu efeito, mas são lembranças bem distantes.
Hoje a estrutura montada é para recepcionar bem os romeiros, mas um olhar um pouco distante, nota-se um comércio caro e ávido de vendas de quinquilharias, apesar de haver estrutura de venda de alimentos, esse sim necessário para saciar a fome daqueles que tem fé.

Santuários Nacionais, na verdade são locais ecumênicos onde qualquer pessoa pode orar e agradecer as graças recebidas, ou pedir graças ao Supremo Deus, que aliás, sua partícula divina, habita em cada um de nós.

A Igreja Católica iniciou em 13 de dezembro de 2015, o Jubileu da Misericórdia. No Santuário Nacional de Aparecida , a data é comemorada com a abertura da Porta Santa. O jubileu foi anunciado pelo Papa Francisco, em abril, ocasião em que determinou a abertura das portas santas em santuários de todo o mundo. jubileus acontecem a cada 25 anos. No segundo aniversário do conclave que o escolheu, o Papa Francisco determinou um jubileu extraordinário - de dezembro de 2015 a novembro de 2016.

O Santuário de Nossa Senhora Aparecida é algo que vi ano a ano e que vem se desenvolvendo junto comigo.
Há 22 anos consecutivos visito o santuário. E cada vez ele está maior, melhor e mais bonito.
Como vou com caravanas vou comentar minha experiência lá.

Sempre vamos dia 7 de setembro, que é a caravana dos trabalhadores, então, chegamos bem cedo por volta de 3h, 3:30h da manhã. Dependendo do dia da semana as missas começam 5:30(domingo) 6:30(sábado) e 7h( de seg a sex). Então neste meio tempo dá pra fazer um lanchinho, cochilar mais um pouco ou o que eu recomendo é comer alguma coisa e garantir seu lugar no santuário porque geralmente lota.
Uma dica valiosissima é fazer a visita á imagem da Padroeira antes da missa, pois vc encontrará menos fila e muvuca.
Ao chegar na igreja procure estar nas capelas que é um lugar menos lotado e mais trânquilo pra se ficar.(se eu não me engano existe a capela de São José e a da Eucaristia e a da sagrada Família).

Agora falando um pouco sobre estrutura da igreja, por conta da visita do papa Bento XVI a básilica vem passando por uma grande reforma, o que tem a deixado ainda mais bonita para receber os peregrinos.O teto atualmente foi trocado e está na cor azul para representar o manto de Nossa Senhora (*.*).

Para passear depois de ter ido a missa há algumas atrações bem intressantes:

Igreja Antiga: Da igreja nova para igreja velha existe uma passarela de corrimão azul que dá acesso efetivo a cidade de Aparecida e a igreja velha.
A primeira igreja de N.S.Aparecida. que é linda e vale a pena visitar

sala das promessas e das velas: A sala das promessas é muito interessante, pois contém os objetos de devoção dos fiéis que deixam um objeto em forma de agradecimento. inclusive, muitos famoso s deixaram algum pertence lá.
A sala das velas é o velário do santuário e vc pode acender sua vela pequeninha ou aquelas enormes.

Na parte "subterrânea" do santuário, há padaria, banheiros, bazar, a sala de promessas, livraria com exemplares católicos.

Cruzeiro: Um passeio muito bacana, onde no final nos encontramos na parte mais alta da cidade e podemos observá-la do alto. O cruzeiro foi reformado e conta com as estações da via sacra e é algo muito bacana para se fazer as reflexões. Ao chegar lá em cima, contamos com barraquinhas que vendem algo para comer, a cruz e a vista da cidade de Aparecida.

feira popular: Esse é o camelô de Aparecida. Mil e uma opções de tudo que vc imaginar, mas é bom ir com disposição, ficar de olho (se possível evite levar) as crianças e idosos pois o espaço é apertado, lotado e geralmente muito quente.
Esta feira é muito grande, e eu nunca consegui dar a volta nela toda. o que eu indico se vc não tem muita prática, vá em um corredor e volte pelo mesmo, para vc não se perder.

Shopping: O shopping de Aparecida tem mil e uma coisas também,mas num espaço mais organizado e as vezes dependendo do produto, um pouco mais caro. Lá também há a praça de alimentação da igreja e conta com muitas opções, que ficam abertas desde as 3h da manhã até o final da tarde.
Lá é aconselhável a levar as crianças e idosos, pois é mais aberto, organizado e para os pequeninos tem o aquário e um parque de diversões pra criançada brincar.

Há do outro lado, um lugar onde é próximo dos ônibus, que se eu não me engano, são as estações relacionadas a sagrada família que é lindo de viver!!! Há estátua em tamanho real que compõe cada cena. Um espaço muito bacana pra ser visitado.

Além do mais, a cidade oferece uma série de hotéis e pousadas para acomodar os visitantes que pretendem estar mais de um dia lá. O próprio santuário tem seu hotel próprio, que oferece traslado para a igreja e vice versa.

Um lugar para ir com a família, para agradecer, pedir, rezar e estar junto que vale a pena.

Foto opinião do Sheila Regina Martins Alves sobre Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida

Eu não sou católica, mesmo assim fiquei impressionada com a beleza do lugar. Visite a Sala das Promessas, lá você conseguirá ver diversos agradecimentos à Nossa Senhora de Aparecida, alguns bem curiosos. Visite tbm a Praça de Alimentação e o Shopping, há muitas lembrancinhas do lugar. E para quem tem crianças, há um parquinho especial pra elas.

A Basilica nova de N. S. é um local muito bem construído, com arquitetura muito bela e MUITA história! Os salões são bem amplos, o que permite receber as quantidades enormes de pessoas que visitam todos os dias.

Para quem vai de carro, o estacionamento custa 15,00 por carro. Um pouco caro, mas é a única opção nos dias bem cheios, já que em frente à Basílica existe uma feira.

Dentro do complexo, é possível visitar as salas das promessas, onde são expostos objetos doados por pessoas que tiveram promessas cumpridas em N. S., também se atentem ao teto deste salão, é repleto por fotos!
Na sala das velas é possível colocar uma vela, do tamanho e formato que desejar, em pedido ou agradecimento. As velas podem ser compradas em uma loja muito próximo dali, os valores são bem acessíveis.

As missas duram 1hr exatamente, pois são televisionadas pela TV Aparecida, portanto não se preocupe com horário! Entretanto, cuidado com dias de lotação, deve-se chegar MUITO cedo para conseguir um local.

Também é possível visitar o museu e a torre da igreja, tem um custo de 6,00 por pessoa. No museu as peças dos milagres de N. S. são expostos, como a corrente do escravo, a marca da ferradura do cavalo e algumas histórias da Santa. Há exposto alguns objetos referentes á história local de Aparecida desde o desbravamento, como objetos indígenas, usados pelos exploradores ou pela realeza da época. Muito interessante para quem gosta de história!
Na torre é possível ler sobre a história da Basílica e contemplar a paisagem local!

Apesar de a cidade ser feia, realmente vale a pena a visita!
Foto opinião do Guilherme M. sobre Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida

via Windows Phone

Local muito bonito e organizado, possui muitas sinalizações, mapas e guichês de informação. A estrutura do local é incrivelmente preparada para receber os devotos, banheiros limpos, local para comer, água disponível. Devido ao tamanho do Santuário recomendo ir com calçados confortáveis. Ao visitar o local não deixe de ir ao nicho de Nossa Senhora Aparecida, torre do relógio, museu, sala das velas e sala das promessas.

O Santuário de Aparecida é o maior templo católico do país, lugar de muita fé e ponto de encontro de romeiros do Brasil inteiro, sua historia é bela e cheia de emoção. A Igreja é enorme e esta em constante reforma, vale a pena fazer uma visita na Igreja e no entorno da cidade. Construída com ajuda dos fieis vive sempre lotada. Aparecida é uma cidade cheia de história e tradição...um dia é muito pouco para conhecer toda a cidade, todo ano vou para Aparecida e a novidade que encontrei nesta ultima vez que estive foi o bondinho que liga o patio do santuário até o morro do cruzeiro, dá para ver a cidade de cima, muito lindo...vale a pena!!!!!

Gosto bastante de visitar o Santuário de Nossa Senhora da Aparecida, assistir uma missa, deixar meu pedido na caixinha, pagar promessas na sala das velas e rezar bastante, porém não consigo pensar neste lugar sem relacionar ao grande comércio. O estacionamento é bem caro, alimentação também tem valor elevado... Uma visita nunca sai barato.
Evite dias quentes e cheios, pois é bem provável que você passe mal, já que é difícil andar no meio da multidão de fiéis. No último dia que fui além da lotação os banheiros estavam sem água e muito sujos.
Atualmente o Santuário também tem um pedalinho que oferece uma visão bem legal da Basílica. Confira!
Foto opinião do Évelin Karen sobre Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida

Sempre quando vamos ou voltamos do Rio de Janeiro paramos no Santuário de Aparecida do Norte, seja para cumprir alguma promessa, ou de apenas entrar e admirar a beleza, rezar.
O santuário é imenso, tem um estacionamento imenso também o que dificulta um pouco o acesso de pessoas idosas quando eele está muito lotado.
Foto opinião do Gabriela Pasquali Tezzon sobre Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida

Já fui infinitas vezes ao Santuário de Aparecida. Meus pais, muito devotos da santa (tanto que o meu segundo nome é Aparecida, em homenagem a padroeira), sempre fizeram questão de me levar até lá.
A basílica é gigantesca, muito bonita, ventilada e sempre lotada. Várias entradas , estacionamento enorme.
Por uma das entradas da basílica há a imagem original de Aparecida, que é aberta a visitação, mas que fica em certa altura protegida por um vidro a prova de balas (isso depois que um visitante destruiu a imagem, deixando-a em pedacinhos, sendo necessário um trabalho árduo de restauração para reconstituí-la)
No local há ainda diversos lugares interessantes, até mesmo para quem não é católico.
Um lugar que me fascina e me arrepia é a Sala dos Milagres (ou Sala das Promessas), local que tem o teto e as paredes revestidos por fotografias e diversos objetos deixados pelos fiéis como uma forma de agradecimento pelas graças alcançadas. Lá é possível ver através de fotos, cartas, entre outros, diversas histórias de fé. Uma das vezes em que fui, estava havendo uma exposição com pinturas das santas padroeiras de vários países. Pinturas lindas!
Há também um museu onde se pode conhecer a história da santa; um observatório de onde se tem uma vista linda dos arredores; há a Passarela da Fé, que faz ligação da Basílica com a ‘Igreja Velha’ , uma igrejinha dessas de cidades do interior, mas que é uma gracinha. E ao entrar nela, repare no chão embaixo da porta, logo na escadaria. Lá tem uma marca de ferradura de cavalo, que conta-se, foi um dos primeiros milagres de Nossa Senhora Aparecida, quando um cavaleiro viajante vendo a fé das pessoas no local, começou a caçoar de tudo aquilo e disse que iria entrar com cavalo e tudo dentro da igreja, mas ao tentar, seu cavalo ficou com a pata presa na pedra da escada e caiu no chão, derrubando o cavaleiro, que se arrependeu, pedindo perdão à santa. Sempre adorei esta história!
E para quem curte umas comprinhas, além de haver uma feira ENORME na rua, em frente de um dos vários estacionamentos de lá, há também em anexo a Basílica Nova, um shopping que vende de tudo, desde produtos católicos até as bugigangas que são encontradas aqui em SP nos bairros do Brás e da 25 de Março.
Tem uma praça de alimentação bem grande, mas que pelo grande fluxo, não é lá essas coisas. Está sempre lotada e suja.
Enfim, deixando de lado a religião, é um lugar bem interessante e cheio de histórias ,que vale a pena conhecer!

Se puder vá durante a semana! Prefira os meses com temperaturas mais amenas, porque no verão o calor é muito forte. Evite também os feriados católicos, como Páscoa, Domingo de Ramos e Dia da Padroeira, porque a cidade vira uma muvuca sem igual. Ah, e bote cracházinho de identificação nas suas crianças, com seu nome e celular!! Já vi muita criança perdida dos pais por lá!
Foto opinião do Nalva Alves sobre Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida
Lugar lindo de mais. O santuário nacional é enorme, tem várias portas de acesso, bancos e telas para acompanhar a Santa Missa. É totalmente diferente do que costumamos ver, desde a tradicional entrada dos celebrantes, a hora da comunhão e até os ritos finais.
O altar é diferente, com vários Padres que permanecem presentes durante a celebração. Ficam de costas para a imagem de visitação. Estar ali é uma sensação inexplicável.
Em baixo do Santuário tem a livraria, sala dos devotos (milagres), a rede de transmissão de Aparecida, um espaço para as crianças com apresentações voltadas para elas e o espaço do pão, onde você pode comprar para levar ou consumir por ali mesmo.
Em uma das laterais do Santuário você encontra a torre do mirante e o museu. Para ter acesso a eles é preciso pagar, e não é permitido tirar fotos nas dependências do museu.
Adorei, vale muito a pena, é uma experiência simplesmente incrível.
Foto opinião do Chay sobre Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida

Independentemente da religião de cada um, na minha humilde opinião, todos deviam conhecer a Basílica de Aparecida por questões culturais. O lugar é lindo e pra quem é religioso, você realmente sente a presença de Deus ali. Já fui três vezes e nunca vi lá estar com movimento baixo a moderado.

Quem tiver curiosidade em conhecer, seja paciente para lidar com o movimento e tenha disposição para conhecer todo o ambiente, o lugar é imenso.

Cenário da novela "A Padroeira" da TV Globo, o Santuário Nacional de Aparecida, localizado na pequena cidade de Nossa Senhora Aparecida, interior de São Paulo, atrai milhões de fiéis católicos em caravanas todos os dias.
O santuário foi construído aos poucos com o dinheiro doado por fieis e pela Igreja Católica Apostólica Romana.
No santuário é possível ver a imagem de Nossa Senhora Aparecida, considerada a santa dos negros e dos mais pobres, encontrada em um rio por pescadores. Diz á lenda que a imagem foi encontrada após um dia difícil de pesca onde embora todas as tentativas não havia peixe nas águas.
Os pescadores, quase desistindo jogaram suas redes e encontraram o corpo da imagem. Jogaram de novo e pegaram a cabeça. Achando estranha a coincidência e que aquilo era algum sinal divino, os pescadores assustados jogaram juntos suas redes e como em um milagre pescaram muito peixe. A imagem foi batizada de Aparecida e seu corpo foi unido a cabeça com cera de vela.
Com isso, a pequena vila passou a ser conhecida em todo o país.
Vários papas já visitaram o santuário, o mais recente foi Francisco em 2013 que fez questão de vir pedir proteção á mãe em sua primeira viagem internacional como papa.
Francisco já marcou seu retorno ao santuário em 2016.

Além da basílica, o santuário tem um lindo Museu dos milagres onde os devotos levam em agradecimento á Nossa Senhora Aparecida roupas, cabelo e fotos de pessoas que receberam alguns milagres.

Próximo existem diversos restaurantes, um amplo estacionamento para ônibus e carros. Podemos ver ainda a primeira capela construída para Nossa Senhora Aparecida atravessando a cidade através de uma enorme passarela construída sobre a cidade. Muitos pagam promessas nesse ponto saindo da basílica nova de joelhos e indo para a antiga.
Você conhece o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral

Consulte o preço e reserve o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida

Data da viagem: Ver tarifas