O casarão restaurado foi residência do ilustre ator João Caetano (1808-1863), e ainda no século XIX, também funcionou nela uma delegacia de polícia.

Em 1884 o prédio "flagrou" o assassinato do jornalista abolicionista Apulcro de Castro, redator do jornal crítico ao império, "Corsário".

O lugar é bom a começar pela decoração que é muito bonita, a iluminação do ambiente lembra o Rio antigo. No fim de tarde após da Feira da Lavradio que acontece no primeiro sábado do mês, é sempre bom dar uma esticada para sentar e tomar um cerveja bem gelada. Ás vezes rola um apresentação de jazz. Enfim, só o atendimento que precisa melhorar. Porém, o resto compensa.

Decoração perfeita, na quadra mais charmosa do Centro do Rio. Comida saborosa e com boa apresentação. Cerveja gelada e bom atendimento. Ótimo para ir com amigos, acompanhado ou conhecer novas pessoas. Bem frequentado, inclusive por turistas.

O Santo Scenarium é um dos meus lugares preferidos na Lapa, tanto para almoçar principalmente no primeiro sábado do mês quando acontece a feirinha do Lavradio, assim como na noite. Os petiscos são gostosos assim como o almoço, o atendimento é bom, só poderia ter uma maior variedade de cervejas. A noite (acho que pelo menos as sextas), tem sempre um grupo tocando jazz, sempre com qualidade.

Péssimo Atendimento

Registro o péssimo atendimento (ou falta de atendimento) realizado pelo Santo Scenarium. No dia 31/08/12, ao sentar, junto com um grupo de amigos, em uma de suas mesas, precisei quase que implorar para que um garçom nos atendesse. Após quase 10 minutos e muita insistência, o garçom que se aproximou, ao invés de simplesmente nos atender, perguntou onde estava o garçom que deveria atender aquela mesa, como se devêssemos saber esta resposta. Adicionalmente, ao pedir o cardápio para que eu pudesse fazer o meu pedido, tal profissional, com muita ironia, insinuou que eu já deveria saber o que pedir. Após tal situação, vi que ali tinha apenas um aspecto de uma casa com maior qualidade, tendo, contudo, um atendimento pior de que um botequim. Para não estragar o restante de minha noite, levantei-me e fui embora, me prometendo nunca mais retornar.

O Santo Scenarium foi o restaurante escolhido por mim e pelo Bruno para almoçarmos depois de visitar a Feira do Rio Antigo. A rua estava tomada por gente e todos os bares pareciam estar lotados, mas o Santo não decepcionou.. Apesar da aparente fachada pequena, a casa é enorme e com vários ambientes. Rapidinho a recepcionista conseguiu uma mesa pra gente mais ao fundo.

A decoração é bem bonita, algo parecido com a do Rio Scenarium, porém mais voltada para religião, bem rústico. É possível perceber também uma diferença entre cada ambiente, achei o primeiro o mais bem decorado.

Pra comer pedimos a tradicional Feijoada (Feijoada com carnes nobres à moda do chef. Arroz branco, couve refogada, farofa com bacon, rodelas de laranja e a tradicional batida de limão. R$32, individual). Apesar de ser individual pedimos apenas um prato pra nós dois, já que eu não estava com tanta fome. Porém, acredito que a porção sirva perfeitamente só uma pessoa mesmo, pois os acompanhamentos não são tão grandes. Mas o sabor.. disso não tenho do que reclamar! Estava maravilhoso, muito bem temperado, bons ingredientes, a couve bem refogada.. TUdo ótimo! A batida de limão vem em copinhos pequeninhos e lembra a caipirinha, mas sem pedaços de limão ou gelo, combina muito bem com o prato.

De sobremesa pedimos um petit gateau de limão e chocolate branco, com sorvete de creme. A príncipio fiquei com receio, pois tinha visto a atendente esquentar um outro petit gateau no microondas. Porém, minhas dúvidas se foram na primeira colherada. Estava maravilhoso também! Sério, estava delicioso, se foi feito no microondas em nada diminui o sabor.

O atendimento não foi nada de diferente, mas cumpriu o esperado com agilidade.

Ao que parece os pratos do dia vão sendo alternados entre as semanas, o que deve agilizar bem o preparo já que a variedade de pratos é relativamente pequena.

Gostei bastante de lá e pretendo ir outras vezes experimentar mais delícias, outros pratos e também as porções. Recomendo!
Foto opinião do Priscila Bueno de Souza sobre Santo Scenarium

Essa é uma opção que não tem como errar!!! Hoje conheci o restaurante Santo Senário no Centro do Rio de Janeiro... e que grata surpresa!
Fui com uma turma de umas 15 pessoas e rapidamente conseguimos uma super mesa super bem localizada, mas isso foi sorte... o restaurante é super concorrido. Não vou me deter comentar um prato específico uma vez que pelos comentários dos amigos, sem excessão, tudo estava fantástico!
O valor, achei muito bom dada a qualidade e a arquitetura do local. Você almoça tranquilamente por cerca de R$26,00 a R$32,00 o prato que por sua vez são muito bem servidos.
Quanto ao atendimento, fiquei impressionado com a qualidade, tudo chegou super rápido e todos bastante gentis!

Fecho o almoço de hoje com vontade imensa de voltar.
Que grata surpresa!

Uma das melhores opções para almoço em família, na região.

enorme por dentro, decoração bacaninha, pratos sinceros e atendimento gnt fina.

não leva 5 estrelas só porque a área externa, pra ficar com amigos bebendo uma cerva, tem atendimento meio defasado.

o contexto foi a feira do lavradio, que por si só já lota qualquer bar/restaurante.

nessa onda, o santo scenarium tava perfeito pro almoço mas demorado pro chope da tarde.

casa mega lotada, só disponível pra quem chegou cedo ou fez reserva. totalmente justificável mas poderiam treinar melhor os atendentes, pra saberem lidar com esse fato de ocorrência mensal.

no cardápio, poucas porém dignas opções. de almoço foi o mignon ao madeira e, no petisco, pasteis bonitinhos de camarão com catupiry.

ambos recomendados, mas a heineken já esteve mais gelada.

enfim, o ambiente é bonitinho e vale pela localização :)
Você conhece o Santo Scenarium? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral