Quer receber ofertas do(a) Rua XV de Novembro (Rua das Flores)?

A rua XV de Novembro é comumente conhecida como Rua das flores, isso porque em toda a sua extensão a prefeitura de Curitiba mantém muito bem cuidados os seus canteiros, que estão sempre repletos de flores. É um charmoso espaço para pedestres no Centro de Curitiba. Tem muitas lojas, cafés, um bondinho e outras atrações. As flores são trocadas a cada estação do ano. Foi a primeira avenida do Brasil fechada ao trânsito de veículos (em 1971), buscando a circulação livre para os pedestres. Assim, surgiu o calçadão, uma das memoráveis soluções de urbanismo da cidade. O nome Rua das Flores já constava em um mapa da cidade do século 19. As casas de madeira possuíam jardins bem floridos. Hoje, com as flores distribuídas em canteiros, abrange a pequena av. Luiz Xavier e parte da Rua XV de Novembro.
Foto opinião do Edvaldo da Costa Vale sobre Rua XV de Novembro (Rua das Flores)

Essa rua, um típico calçadão no centro da cidade já foi muito mais bonita e bem frequentada do que atualmente. Hoje vemos muitos andarilhos e pedintes pelas ruas e as tradicionais lojas de rua foram se mudando para os shoppings, já que ali também há o problema de estacionamento para quem quiser frequentar.

A Rua das Flores, ou tecnicamente Rua XV de Novembro, é um calçadão para pedestres.
Tem os vários canteiros, a fonte e diversos prédios históricos muito bem cuidados.
Quando fui, não tinha aquelas árvores das fotos de folders de turismo. O canteiro e a fonte estavam lá, mas não tão bem cuidados como achei que deveriam estar.
A região abriga muitos moradores de rua. É comum ver muitos dormindo na calçada.
Pra quem está no centro, compensa dar uma passada a pé. Nem pense em descer da linha turismo só pra isso.
Essa rua é praticamente o centro do centro de Curitiba.
Tem lojas de todos os tipos e todos os dias está super movimentada, diria que é um dos centros mais bonitos das cidades brasileiras.
Apesar de toda a beleza da rua ela tem muitos mendigos, muitos mesmo, uns eu cheguei a ver trocando de roupa do meio da rua e com todos olhando. Tirando isso é uma rua muito bonita.
Foto opinião do R.A sobre Rua XV de Novembro (Rua das Flores)

A Rua XV de Novembro, também conhecida como rua das flores, é na minha opinião um dos ambientes mais agradáveis de Curitiba. Ótimo lugar para uma caminhada e passeio, e também pra fazer compras. Tem uma paisagem bem diferenciada que dá uma ótima sensação de bem-estar por conta da quantidade de verde, flores e belas arquiteturas. É ponto turístico obrigatório de Curitiba.
Foto opinião do Larissa Rocha sobre Rua XV de Novembro (Rua das Flores)

É um lugar maravilhoso para fazer compras. É uma rua cheia de lojas com preços super acessíveis. Em datas especiais eles sempre fazem promoções e as lojas estão sempre cheias. Em épocas de final de ano eles enfeitam as ruas, que ficam lindas. O acesso é super fácil, pois tem ônibus que para próximo. Tem bastante variede tambem de lanchonetes e restaurantes para sr alimentar.

A rua é uma das mais famosas de Curitiba. Pois nela existem diversas lojas e shoppings com um preço ótimo das mais variadas coisas. Seu único problema são os vendedores ambulantes que de pouco em pouco te param no meio do calcadão para vender coisas... e também os moradores de rua que dormem em frente aos bancos

Hoje, fui ao centro de Curitiba, a tarde estava ensolarada, o clima estava fresco e convidativo para um passeio no calçadão, assim aproveitando para olhar várias lojas distribuidas ao longo desta avenida.
Lojas para todo o tipo de gosto e bolso. O passeio com a família começou na esquina da rua Presidente Farias e após entrar em algumas lojas, observar preços e mercadorias, fizemos uma paradinha em frente a loja C&A onde há um chafariz com alguns bancos para se sentar apreciar ao redor, observar o corre-corre das pessoas e tudo que faz parte deste cenário inigualável.
Claro que após um bom passeio nada melhor que um bom lanche pra terminar bem a tarde, mas isso eu conto na próxima opinião!
Pra quem já conhece o calçadão da rua XV, é ou não de Curitiba, a dica é tira uma tarde para dar uma passeio neste lugar, assim sem compromisso, apenas para olhar lojas e curtir a família! E pra você que já viu fotos, sendo ou não de Curitiba e ainda não a conhece... Fica a Dica, é um ótimo lugar para se passear, realizar compras e fazer um bom lanche!

Sob enorme celeuma surge o calçadão da XV ao ser fechada ao tráfego de carros. Tornou-se local obrigatório ao turista e ao munícipe. A rua tornou-se um amplo shopping center, com centenas de lojas, de todo tipo de oferta. Arborizada, merece ser percorrida olhando as fachadas das lojas, depois novamente olhando para o alto, vendo a arquitetura antiga de seus prédios, e novamente retornar olhando suas árvores e floreiras, e, mais uma vez ao entardecer quando as luminárias são acesas (e pare por aí, porque após escurecer - infelizmente - desocupados, drogados e moradores de rua tomam conta de uma boa parte de sua extensão). Esquecendo esse pormenor (que para um morador da cidade, como eu, acho isso inaceitável - pois pagamos nossos impostos e queremos andar por nossa cidade à noite sem sermos incomodados ou sentirmo-nos ameaçados) a Rua XV de Novembro merece toda nossa reverência e carinho. Dá para passar o dia inteiro apreciando-a, deliciando-se dos quitutes ofertados pelas confeitarias, lanchonetes, bares e outros estabelecimentos em toda sua extensão. Quando o dia está claro, com céu azul e nuvens imaculadas, o céu visto na Rua das Flores é fenomenal! As floreiras, quando floridas são um espetáculo a parte. O posso que transita é pacato e ágil, pois muitos usam da rua só para movimentar-se entre pontos de interesse, quase não olhando para o lado ou para os outros. É um movimento só, porém não perturba. É a cidade pulsando toda sua energia e saúde. Sentar numa mesinha no calçadão, apreciar um chope, um refrigerante, um petisco, é "tudo de bom" - não dê atenção aos pedintes (esmoleiros) e aos "artistas" que sempre pedem sua contribuição na compra de sua "arte" porque se o fizer você não terá sossego e nem poderá degustar com prazer seus "comes e bebes".

É o primeiro calçadão do Brasil. Tem muitas lojas, cafés, um Bondinho e outras e é considerada um verdadeiro shopping a céu aberto. As flores distribuídas em canteiros são trocadas acada estação do ano. Destaque para a boca Maldita, uma tribuna livre na qual as pessoas se encontram para conversar sobre os mais diversos temas. junto à Rua das Flores está a Avenada Luiz Xavier, a menor do mundo, e o palácio Avenida , local onde são realizadas apresentações de Natal.

Venha conferir esta rua que já foi aberta aos carros no passado e que hoje comporta um grande número de pessoas que transita à pé. Trata-se de uma das ruas históricas de Curitiba, se você é de fora (turista) precisa conhece-la. Existe a Confeitaria das famílias local mega tradicional da cidade no que se refere a doces. Possui na época do natal o show promovido pelo Banco HSBC no antigo prédio do Banco Bamerindus. Existem bares para jogar um papo fora como o tradicionalíssimo Cachorro Quente que serve um hot-dog e um chopp fantástico. Na continuidade, existe a Praça Osório quase sempre tem feiras de artesanato-gastronomia. Na outra extremidade está o prédio histórico da UFPR. No final do ano a circulação é intensa, mas sempre há policiais, e a rua toda é monitorada por câmeras... a segurança é plena, inclusive a noite. Recomendo.

Lugar onde tem várias lojas de roupas desde o mais barato ao mais caro,tem joalherias ,farmácias ,bancos ,lanchonetes ,panificadoras ,lojas de calçados,galerias movimento de pessoas ,crianças,vendedoras de jogo do bicho, as vezes até pedintes,prédios comerciais,escritórios,hotéis,shoppings mais populares,restaurantes ,mesa e cadeiras nas calçadas,livrarias ,fast food,sorveterias ,bombonieres,etc. E algum gatuno de olho numa vítima,apesar de agora em alguns lugares terem colocado cameras filmadoras.,boca maldita,bondinho ,UFPR,teatro,dependendo da época os vasos floridos e árvores também.,as vezes feiras do artesanato ,Palácio Avenida,etc . É um extenso que sai mais ou menos no tetro guaira e que se estende até a praça Osório, sendo cortados por cada quadra por ruas onde passam carros.

If you're a fan of people watching and experiencing the true vibe of a city with the hustle and bustle of an active community, then look no further than Rua das Flores.

There's everything here from shops and bars to restaurants and artists. There are creepy clowns and street performers (please note: I hate street performers with a passion, stay away from me please, but if you enjoy these cretins more power to ya!), as well as gorgeous Curitiba folks strolling and chatting. There are families, couples and everything in between.

Tourist or local, it's worth a stroll :)
Você conhece o Rua XV de Novembro (Rua das Flores)? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral

Conteúdo relacionado O que fazer em Curitiba?