rua dos andradas

nota 4.1 de 5 em 6 opiniões
| Rank: 9º de 37 | Ar Livre


Dicas rápidas Ver todas as dicas
Opinião em destaque

Tradicional rua de Porto Alegre, mais conhecida como Rua da Praia, pois anteriormente, antes do aterramento realizado na cidade no século passado, era a rua que dava acesso ao rio. Durante muito tempo foi o ponto de encontro da juventude da cidade. Hoje perdeu muito a importância turística, ficando mais como rua comercial do que qualquer outra coisa. Ainda conserva algumas atrações tradicionais, como a Galeria Chaves e a Praça da Alfândega.
avaliações recomendadas
   
Selecione uma nota

Tradicional rua de Porto Alegre, mais conhecida como Rua da Praia, pois anteriormente, antes do aterramento realizado na cidade no século passado, era a rua que dava acesso ao rio. Durante muito tempo foi o ponto de encontro da juventude da cidade. Hoje perdeu muito a importância turística, ficando mais como rua comercial do que qualquer outra coisa. Ainda conserva algumas atrações tradicionais, como a Galeria Chaves e a Praça da Alfândega.
Compartilhar experiências reais é nosso objetivo. São filtradas resenhas spam, ofensivas, que não se refiram ao local ou que sejam/pareçam resultado de conflito de interesse.

Também conhecida como Rua da Praia, a Rua dos Andradas é uma das mais importantes do centro histórico de Porto Alegre. Nos primórdios da cidade, a rua margeava o Guaíba, que posteriormente teve a margem aterrada. Ainda dá para ver parte do calçamento do início do século XX, hoje tombado.
A Rua dos Andradas abriga alguns pontos turísticos da cidade, como a Casa de Cultura Mário Quintana, a Igreja das Dores, a Galeria Chaves e o Museu do Comando Militar do Sul, além de dar acesso à Usina do Gasômetro, já às margens do Guaíba. Não na rua, mas próximo a ela, está o Mercado Municipal, ponto obrigatório para quem visita a capital gaúcha.
Além de reunir essas atrações, a Rua dos Andradas tem um comércio diversificado, além de restaurantes e bares, garantindo movimento todos os dias da semana.

Eu amo a rua dos andradas,de baixo pra cima vejo o hoje o fico a imaginar o ontem o final dela as margens do guaiba,no percurso as livrarias, a saudade que ficou da livraria do globo que hoje abriga a renner,a casa de cultura, a feira do livro em novembro,o ir e vir das pessoas,para seus encontros,seus trabalhos seus estudos, os museus as lojas de variados temas e necessidades, a esquina democrática como um divisor de águas, eu gosto das capitais por isso, pela muvuca e mistura de culturas.
Vale a pena vir a poa e caminhar pela rua dos andradas!

Uma das ruas do Centro Histórico onde mais se pode conhecer e ter opções diversificadas de comércio e lugares a se visitar.
Tem início perto da Usina do Gasômetro e ao caminhar por ela, há muitos restaurantes para quem precisa almoçar/jantar, botecos e bares para quem prefere uma cerveja com os amigos, padarias para todos os gostos (desde as simples, as mais sofisticadas), além de pontos turísticos como a Igreja de Nossa Senhora das Dores e o Museu Militar. Também conta com alguns hotéis, o que é bem recomendável pela localidade e fácil acesso a tudo. É bem movimentada a qualquer dia da semana ao que pude notar e embora a noite seja um pouco mais perigoso, conta com parte da Brigada Militar para monitoramento e segurança.
Foto opinião do Flávia Fernanda sobre rua dos andradas

Não sei que premio ela ganha ou o que os outros falam dela, só sei que gosto muito, é uma rua bem extensa com muitas variedades de lojas e tem aquele ar de calçadão como tem na maioria das capitais brasileiras uma rua que em algumas partes não passam carros e que os artistas usam para se apresentarem e faturarem alguns reiais, tem as bandas a estátua vida pintada de prata, tem o carinha do blues que toca lá todo o sábado a tarde
Primeira opinião do lugar

1º Free Walk Noturno
A Rua dos Andradas é a rua mais antiga de Porto Alegre. Carinhosamente chamada pelos porto-alegrenses de Rua da Praia por sua história, em sua origem ficava as margens do Guaiba. No passado abrigava cafés, confeitarias e cinemas que agitavam a noite da cidade, atualmente abriga boa parte do comércio do centro da cidade.Segundo os guias do Free Walk Noturno a Rua dos Andradas antigamente seria denominada de Via do Suplicio porque a última noite dos condenados ao enforcamento poderia ser na Santa Casa que seria uma das prisões de Porto Alegre. No dia do enforcamento os condenados teriam que caminhar pela Via do Suplício até o local do enforcamento.
Você conhece o rua dos andradas? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral
Passe o mouse pelas estrelas clique para dar nota

Opinião
Para enviar fotos ou preencher os campos adicionais, faça seu (Você não perderá a opinião escrita)