Restaurante Roma

| Rank: 20º de 68 | Restaurantes Italiano

Ontem a noite tive uma péssima surpresa no restaurante Restaurante Roma, que fica na 511 Sul. Fomos eu e mais 13 pessoas para um jantar de confraternização e desde quando cheguei eu percebi o garçom sendo ríspido (pelo menos comigo, com os outros não observei). O pedidos demoraram muito para chegar.

Na hora de ir embora, eu pedi uma parcial e a maquininha do cartão para pagar a minha parte, depois de uma longa demora tive que pedir mais duas vezes até o garçom trazer a parcial.

O conta veio, estávamos conferindo quando o garçom chegou com outra conta que continha uma cerveja a mais que havia sido pedida e que não constava na primeira parcial. Ocorre que a diferença de uma conta para outra foi de mais de R$ 30,00 sendo que a diferença era apenas uma cerveja.

A gente questionou o garçom que, sendo sempre ríspido,se limitou a dizer que não sabia de nada que a máquina registra automático e que era isso mesmo. Eu perguntei pra ele onde estava a conta anterior pra gente comparar e ele já começou a ser grosseiro comigo dizendo que já tinha levado e que a conta era essa que estava na mesa. Tive que insistir muito pra ele ir buscar a conta anterior e ele saiu xingando e falando palavrão.

Quando voltou praticamente jogou o papel na minha cara falando "taí garoto vc nao tem nada que ficar falando não, tem duas cervejas a mais" Só faltou me chamar de moleque.

Um dos amigos da mesa falou que o garçom estava muito nervoso, que a gente só queria comparar as contas. E o garçom começou a discutir e levantar a voz pra gente, quase gritando.

A gente pediu para chamar o gerente, que não íamos mais conversar com o garçom pq ele estava alterado.O garçom falou que não ia chamar ninguem, que o gerente estava ali na frente e que se a gente quisesse que fosse lá falar com ele.

A gente insistiu para ele chamar o gerente e ele gritando disse que nao ia chamar ninguem. Eu até ia lá no gerente mas o pessoal da mesa achou melhor nao criar mais confusão, pagamos a conta sem dos 10%. Eu vi o garçom reclamando com o gerente, ele sabia do que estava acontecendo e com certeza ouviu o garçom gritando com a gente e não se deu ao trabalho de sequer ir lá ver o que estava acontecendo (sendo que éramos a única mesa com pessoas na hora). Qdo passei pelo gerente nem olhou na minha cara.

Taí um restaurante dito "fino" e "tradicional" tratando clientes asism. Pretendíamos frequentar o restaurante mais vezes, já que nos reunimos semanalmente e esse atendimento fez com que um grande grupo de pessoas não volte mais a pisar no estabelecimento

Um dos restaurantes de pratos italianos mais antigos e tradicionais na cidade, localizado na W3 sul, o Restaurante Roma tem um ambiente simples mas agradável. Ao chegar, rapidamente o garçom veio nos atender com o cardápio.
Era dia de semana de noite e o estabelecimento estava vazio ainda.
Pedimos o bife a parmegiana com talharim que chegou muito rapidamente, estava bem quente e em ótimo estado, bem servido para 2 pessoas. A parmegiana estava muito macia e o molho muito saboroso, o que combinou bem com o talharim.
Para sobremesa pedimos um doce com muito coco que estava bem leve e gostoso.
O ambiente é simples, sóbrio, com algumas ilustrações de locais italianos na parede, mas poderia ser mais sofisticado.
Para quem aprecia uma boa comida italiana, vale a pena conhecer. Ainda voltaremos para experimentar outros pratos.
O preço é médio alto, mas para uma boa comida e atendimento.

Por fora, tem aquele clima de restaurante bem antigo (54 anos de funcionamento, não é pra qualquer um). Mas a entrada no restaurante costuma surpreender aos que estão indo pela primeira vez. O local é bem agradável, com uma decoração tipicamente italiana. A fonte localizada ao fundo dá um toque especial, além dos diversos quadros que remetem à Itália e da música ao fundo, bem relaxante.
A comida costuma sair bem rápido, mesmo em dias como um movimento maior. O carro chefe da casa é o filé à parmegiana, bem suculento e saboroso.
O preço é similar ao de outros locais com propostas similares, e creio que a localização também influencia nos valores. Temporariamente, existe um rodízio de Parmegiana de segunda à sexta, no valor de R$47,90 por pessoa, que é extremamente válido aos admiradores de uma boa quantidade do prato. O frango à parmegiana não agradou tanto como o filé, mas também se mostrou saboroso. As massas também são ótimas pedidas como acompanhamento.
Além de um local bom para levar a família, parece ser uma boa opção para um jantar à dois, e possui um bom clima para quem aprecia um encontro à moda antiga. Vale conhecer.

Quem passa pela W3 Sul e vê a fachada do Roma não tem ideia de como é o ambiente do restaurante. Eu mesmo imaginava um lugar decadente e mal frequentado. Mas após ler resenhas aqui e acolá, decidimos conhecê-lo. Trata-se de um local reservado, com uma fonte nos fundos do salão. A iluminação me parece ser propositadamente meia luz. Nas paredes, quadros temáticos romanos. A música de fundo fica num volume que não incomoda e dá um clima mais aconchegante. Apesar desse conjunto todo, é um restaurante relativamente simples e frequentado majoritariamente por famílias.
Inaugurado em 1960 - e a casa faz questão de destacar isso no letreiro e na louça - o Roma é o mais antigo restaurante em funcionamento no Plano Piloto. Serve comida italiana, mas não só. Para quem esperaria apenas por massas e pizzas, o tradicional cardápio surpreende pela variedade de opções de carnes (entrecôte) e peixes, entre outros.
Por ter sido nossa estreia, investimos no carro-chefe da casa: o filé à parmigiana acompanhado de massa (pode ser espaguete, talharim ou nhoque) - optamos pelo talharim com molho de tomate. O prato, que custa R$ 86,90 e serve duas pessoas, veio rápido - não sei até que ponto o fato de o restaurante ainda estar com pouco movimento naquela hora contribuiu para isso. O filé estava macio, e junto com o bom talharim constituiu um farto almoço, mas sem sobras. De sobremesa, pedi o mousse de maracujá com calda, muito bom.
Gostei do atendimento. Rápido, prestativo e objetivo. Mal esvaziávamos os pratos e os garçons vinham nos servir. Aliás, a casa tem um bom número deles, que pelo jeitão e cabelos grisalhos, parecem ser antigos na casa.
Só me estranhou o fato de o Roma ter vencido na categoria Bom e Barato no "Comer & Beber" da revista Veja Brasília. Os pratos podem ser (e são) realmente bons, mas não os considero baratos. Os preços são medianos, eu diria.

Nossa como é antigo este Roma! Lembro de ir com meus pais e irmãos para almoço de final de semana. Sempre tradicional e muito melhor depois da reforma. Lógico que essa reforma já faz um tempinho... e que tempinho! Sua inauguração foi em 1960, por isso digo tradicional. As pizzas do Roma são uma delícia, principalmente a de sabor Portuguesa. O restaurante é a La Carte e também tem o serviço Delivery.
Bem decorado e a sua decoração segue os moldes das cantinas italianas, oferece um atendimento muito bom, pois os garçons são super atenciosos. Aliás, pelo tempo que frequento, nada a reclamar, é lógico que com o passar dos anos, a experiencia vai te dando suporte. E é o que aconteceu com o Roma.

O roma é daqueles restaurantes beeem tradicionais, em que você se sente de volta aos anos 80... a decoração do lugar deve ser desta época, se não mais antiga.
No entanto, o atendimento sempre cordial dos garçons e o filé a parmigiana valem a pena. Certamente um dos melhores de Brasilia.

Em um restaurante, o ambiente e o atendimento são tão importantes quanto a comida. Sendo assim, falarei do Restaurante Roma, na 511 sul, na via W3. Parece-me que suas cinco décadas trouxeram alguma experiência ao estabelecimento.

Logo ao chegar fui muito bem recebido pelos garçons que prontamente me indicaram um lugar. Sentei-me. Comecei a reparar no ambiente ao meu redor. Não é nada muito sofisticado, mas o conjunto funciona: quadros da Roma antiga, colunas de tijolos aparentes, uma pequena cachoeira (ou
fonte, pra quem preferir) com pedras e samambaias, no fundo do salão.

Na verdade, a decoração chega a parecer um pouco brega. Mas como disse: funciona!

Música instrumental, bem baixinha, ao fundo (destaque para a seleção musical, que contava com “O seu nome eu escrevi na areia/ A onda do mar apagou/ Em cada pôr de sol, a saudade incendeia,/ Meu coração…”). O ambiente é tão agradável que tem de cuidar pra não cochilar, hehe.

Os garçons estão sempre por perto e atentos. Não ficam perguntando nada. Mas ao menor sinal de olhos que o cliente faça, eles se aproximam para atender.

Trouxeram o cardápio, que me conquistou logo no início com o seguinte trocadilho, impresso no rodapé de todas as páginas: “Quem tem boca, vai ao Roma”.

Ao passar os olhos no cardápio, decidi-me pelo Filé à Parmegiana com arroz e fritas. Pedi também uma jarra de suco de laranja.

O prato chegou muito rápido, em menos de 15 minutos. A porção de carne é muito bem servida para duas pessoas. O garçom, com muita habilidade me serviu e foi pro seu canto. Nada de ficar tagarelando com os colegas. São realmente profissionais. O arroz e a batata frita estavam bons. Mas o filé estava divino, bem macio e com bastante molho. Ah, sim, o molho de tomate não estava nem um pouco ácido.

Houve um detalhe que eu achei muito legal: estava acabando meu prato, faltava a última garfada. O garçom ficou espreitando, de longe, olhando meu prato de rabo de olho. Assim que eu acabei e descansei os talheres, ele veio e buscou o prato, perguntando se desejávamos algo mais.

Sinceramente, Brasília precisa aprender com os garçons do Roma! Em quase todos os outros estabelecimentos da Capital pagamos muito mais caro e recebemos um atendimento sofrível.

Recomendo.

E não é por nada não, mas acho que o Roma estará por aí por várias décadas ainda…
Foto opinião do Gustavo Carneiro sobre Restaurante Roma

Um restaurante que almoço desde de criança. Os garçons me chamam pelo nome, conhecem meus pais e sabem como gostamos da nossa refeição.
O carinho e atenção relevam os pequenos defeitos. A arquitetura antigua, precisa de uma reforma, as toalhas de mesa desfiadas e outros pequenos detalhes passam despercebidos.
Sempre pedimos no almoço o "a parmegiana".
Comida simples mas bem feita.
Você conhece o Restaurante Roma? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral