Um dos primeiros restaurantes especialistas em culinária mineira em BH.Desde 1987 ,com sua fundação pela matriarca familiar que hoje já sucedido pelo seus dois filhos.Local estilo fazenda muito espaçoso com vários recantos,espaço infantil,lojinha e hípica.Com um atendimento impecável,extremamente rápido e profissional.Com a sofisticação nos pratos típicos ,supera a maioria neste estilo em sabor,apresentação e qualidade.Com um cardápio imenso em variedade,referência na culinária mineira.Os preços das refeicões são altos mas vale à pena ir e pelo menos comandar uns bons petiscos com valores na média tomando uma cervejinha bem gelada e um aperitivo.O local é repleto de vegetação,nos dando um ar verdadeiro do campo,com refrescância ,luminosidade e tranquilidade.Sanitários amplos,completos e muito limpos.Violeiros percorrem as mesas cantarolando moda de viola,um show à parte.Decoração rúistica,bem equilibrada e harmoniosa.Estacionamento com manobrista cobrado à parte.Aberto de terça à domingo para almoço e jantar..Reservas com antecedência para todos os tipos de eventos.

Restaurante faz jus ao ponto que recebe, com certeza é fiel a culinária mineira de melhor qualidade, abusam nos temperos caseiros de vó, pratos a lacarte muito bem servidos e uma enorme variedade no cardápio. Espaço para as crianças. Uma pegadinha são os cavalos, as crianças endoidam pra andar e é cobrado!!! Preço muito alto, já que nunca aceitam dar menos do que umas 3 voltas...
O restaurante é muito aconchegante. De cara, não imaginei que tivesse um espaço tão bem distribuído. Assim que entrei, reparei a limpeza, a organização e o cuidado que têm com o lugar. A aparência é das melhores. Cardápio tem inúmeras opções . A diversidade é enorme! No melhor estilo de cozinha tradicional, é possível ficar bem indeciso com tantas opções de saladas, massas, empanados, bolinhos, saladas, ensopados... e o tempero é impecável,

Restaurante mineiro em Belo Horizonte. O ambiente é muito bom para ir com família ou namorada(o). A comida é excelente e é bem típica mineira. Recomendo pedir a costelinha e a picanha.

As sobremesas também são muito boas. Recomendo experimentar o "brazuca" (casca de limão com doce de leite e café ralado).
Foto opinião do André Hotta sobre Restaurante Xapuri

Sem qualquer duvida é um restaurante de referencia em Belo Horizonte. Todo o cardápio foi devidamente aprovado. o local também é um destaque, além do excelente atendimento. Mesas de conforto médio, mas com vistas e jardins internos maravilhosos. o bom gosto não para por ai, o Jardim suspenso de orquídeas é show a parte. Ficar esperando por uma mesa e até agradável em ambiente tão acolhedor.

O Xapuri é enorme, com vários ambientes diferentes (espaço lateral, em frente à cozinha, playground, uma varandinha..), todos bem rústicos e bonitos.
Pedimos os bolinhos de mandioca com queijo (R$18,60) e a abóbora recheada com carne seca, couve e arroz (R$116 p/ 2). A porção foi bem sem graça, só valeu para experimentarmos as pimentas da mesa, e a carne seca estava muito aguada (faltou um purê, um queijo, não sei, algo para equilibrar o sabor). Vimos algumas porções enormes de carne passando e acredito que sejam opções melhores para o prato principal.
Já a sobremesa foi bem legal. Há um buffet (R$8 cada 100g) com muitos doces caseiros (figo, laranja, abóbora, goiabada, doce de leite, quindim, maracujá, cocadas diversas e muitos outros).

Depois de muito tempo retornei ao Xapuri na ressaca de ano novo para começar o ano com a boa comida mineira feita no fogão a lenha.
Exceto pela minha idade pouca coisa mudou e a qualidade e os sabores permanecem os mesmos, com porções bem servidas e muito sabor!
Como a fome era grande fomos logo para o prato principal que foi costelinha acompanhada de arroz, couve, mandioca (perfeita!) e tropeiro. A porçao foi bem servida para duas pessoas e estava excelente.
Resumindo, tudo continua ótimo no Xapuri porém para visitar ou vá em datas que a cidade esteja vazia ou tenha muita paciência pois outra coisa que não mudou foi a super lotação da casa. Tem fila, mas vale a pena!
Foto opinião do Fred Baião sobre Restaurante Xapuri
Você conhece o Restaurante Xapuri? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral