Nação Nordestina

Um cantinho nordestino em São Paulo, com comida e decoração típicas, oferece mais de 100 rótulos de cachaças
| Rank: 224º de 8750 | Restaurantes

Inaugurado em 2007, o bar Nação Nordestina traz os diferentes sabores da culinária nordestina para SP. Em um ambiente familiar e aconchegante, decoram as paredes a literatura de Cordel. Os pratos mais pedidos são o Cupim Atolado e a porção de Carne de Sol. A casa oferece mais de 100 rótulos de cachaças para a venda e conta com diversas opções de cervejas e drinks.

Conheça também Patrocinado
saiba como

Ir ao Nação Nordestina é vivenciar um pouquinho da cultura do Sertão, ainda mais se você tiver o privilégio de bater um papo com o casal Luciano e Cecé, proprietários do bar e nordestinos de carteirinha.

A nossa admiração pelo bar começou em 2012, no Comida di Buteco da época e depois disso viramos fãs absolutos da casa. Quem não se lembra do cupim ATOLADO na mandioca frita? Não venceu o Comdia di Buteco daquele ano, mas fez bonito, além de ganhar apreciadores por toda São Paulo.

O Estado de Pernambuco está bem presente na decoração do NAÇÃO NORDESTINA, afinal de contas a família nasceu no agreste daquele região, em um vilarejo chamado MULUNGU. A bandeira de Pernambuco caiu muito bem na decoração do bar.

Infelizmente visitamos o Nação Nordestina numa segunda feira, 06/05, porém o livreto de divulgação do evento continha um erro gravíssimo: o Nação não abre de segunda. Andamos mais de 30 km e demos de "cara" com a porta fechada, mas a sorte é que tínhamos um plano B no dia chamado BARNABÉ. Sugiro a organização do evento enviar para os bares uma folha com a descrição do que será publicado no livreto e 3 dias depois passar recolhendo a folha e exigindo um visto do proprietário do bar. Aconteceram outros erros de horários como por exemplo com o LEWIS, o AMIGO GIANNOTTI, entre outros.

Mesmo com o tempo "curto" não podíamos deixar de voltar ao NAÇÃO NORDESTINA, afinal de contas somos amigos do Luciano e da Cecé, um casal super bacana e extremamente descontraído. Nós combinamos de se encontrar no FAMOSO BAR DO JUSTO qualquer dia desses pra tomar todas... rs Já até avisamos o Valtinho e o Adriano.

A nossa curiosidade pelo petisco concorrente no concurso COMIDA DI BUTECO SP 2013 era grande, pois adoramos BAIÃO DE 2. Agora, imagina um bolinho DE BAIÃO DE 2....

O Bolinho era ótimo e a gente se acabou com ele. Não entendemos nada de culinária típica nordestina, mas achamos que talvez o queijo pudesse estar mais derretido dentro do bolinho, assim ele desmancharia na boca mais facilmente.

No dia da nossa visita, o consagrado e famoso Chef Rodrigo Oliveira (primo do Luciano e também da Cecé) estava na casa provando o Bolinho de Baião de 2, inclusive no dia ele havia levado um chef francês para degustar...

A quantidade de cachaças que a casa tem é impressionante, a coleção do bar soma mais de 1.000 rótulos. Na última visita havíamos provado a João Mendes e dessa vez conhecemos a cachaça 30 Luas. Como diria o personagem Giovanni Improtta da novela "Senhora do Destino": FELOMENAL!

Um dos carros chefes do NAÇÃO NORDESTINO é o torresmo! Na minha opinião, o melhor de SÃO PAULO!!!

Popular no estado do Maranhão, o Guaraná de cor rosa JESUS também é vendido no Nação, mas achamos que a combinação com o torresminho não ia cair muito bem e preferimos continuar na cerveja.

Uma outra porção de muito sucesso na casa é a tábua de carne de sol, mandioca e pimenta biquinho. Nessa hora já estávamos quase rolando ladeira abaixo de tanto comer....rs. A porção é caprichada D+

Pedimos um prato de baião de dois pra fechar com estilo a nossa visita, mas a eficiente e simpática garçonete que nos atendeu disse que ficaria melhor ainda se misturássemos com a Favada. E foi isso que fizemos..... hummmmmmm

Completamos o dia com o docinho caseiro!!!

O Nação Nordestina é um bar a ser visitado por aqueles que amam comida nordestina, gostam do nordeste, gostam de cachaças, querem comer um torresmo sem igual na cidade, ou simplesmente procuram por um bom Bar em São Paulo.

Seja um Cupim Atolado, um Torresmo ou uma tábua de Carne de Sol, o importante é que no Nação Nordestina as coisas são feitas com """catigoria""", mas na simplicidade que tem que ser um bar.

Encerramos a visita ao Nação Nordestina desejando sorte na final do Concurso Comida di Buteco e na torcida pela premiação da casa, pois é merecido!!!

OBS: O Bolinho de Baião de 2 ficou em 4º Lugar !!!

Data da Visita: 07/05/2013

Simulação de gastos para 2 Pessoas:
R$ 12,00 (Tira Gosto: BOLINHO DE BAIÃO DE 2)
R$ 15,80 (Heineken = R$ 7,90 x 2)
R$ 2,78 (10%)
TOTAL R$ 29,78

Local pequeno mas agradável, comida muito gostosa e a equipe bem atenciosa.
O Luciano sempre nos recebe muito bem e sempre preocupado se estamos sendo bem atendidos.
Não podemos esquecer que a cerveja é bem gelada e de diversas marcas, bem como uma grande variedade de cachaças.
Preço Bom. Recomendo.
Foto opinião do Tânia Aieska Quirino Costa sobre Nação Nordestina