Restaurante Mangara

| Rank: 24º de 252 | Restaurantes

Endereço: Av Beira Mar, 1024, Aracaju , SE - Brasil - 49020-010

Culinária nordestina com variedade de saladas, carnes e doces, em um ambiente alegre, com decoração rústica. Pra mim é o melhor self service de comida nordestina de Aracaju, Muito bom! Comida maravilhosa! Atendimento bom e preço acessível. Parabéns! 👍Nada a reclamar além do mais é localizado em uma das áreas mais nobres do Estado, as ruas são bem movimentadas e tem fácil acesso ao local.

Um amiga que não via faz tempo sugeriu que nos encontrássemos no Restaurante Mangará, e sem me dar muitos detalhes disse que eu iria adorar. Quando foi me passar o endereço e me deparei que ficava no Bairro 13 de Julho, o meu bolso tremeu! Achei que seria um local super requintado e caro, mas topei ir confiando na indicação de minha amiga e também porque fazia tempo que não a via e queria matar a saudade. De quebra convidei mais 3 amigos em comuns :)

Chega o dia, bate o horário, me arrumo, dou o beijo de tchau para o sobrinho, o olá boa noite para o vizinho, pego o ônibus Augusto Franco/Beira Mar (702) perto da Universidade Tiradentes, encontro amigos no ônibus, converso e atualizo sobre a nova vida, de repente chego no Mangará. Primeira impressão: mas que lugar lindo e aconchegante. Mesas e cadeiras de madeira rústicas, toalhas coloridas, peças e mais peças artesanais espalhadas pelo ambiente, funcionários vestidos de cangaceiros, panelas de barro...o tema nada mais , nada menos que NORDESTE!

Depois dos abraços e beijos saudosos, fomos nos servir. Primeiramente fiquei atordoado com tanta variedade saborosa, sem sabe o que escolher, como combinar os melhores alimentos, e por aí vai. Outro ponto importante, ao ver percebi que boa parte do que estava ali mainha fazia em casa quase todos dias. Comida tipicamente nordestina! Não temi a "não novidade" e quando provei pensei: É o mesmo que mainha faz, mas com sabor diferente, gostoso... (não que minha mãe cozinhe mal, mas é sempre bom variar, né? rs.). Coloquei no prato o velho arroz temperado com macarrão, acompanhado com carne do sol e salada.

Estávamos em 6 e sentamos numa mesa grande e longa, três de um lado e três de outro, sendo ainda caberia mais umas 4 pessoas de modo confortável. Enquanto comia, conversava com os amigos, ficava de olho no whatsapp, assistia a novela e o tempo passava agradavelmente. Mas então, minha fome não cessou! haha. Uma amiga me acompanhou para um repeteco e fomos de sopa verde acompanhada de torradas. Assim que chegamos na mesa um amigo balançou o sininho (sim, é o jeito formidável de chamar o garçom. Dica: Não balança de mais pra não estressar o funcionário e nem os outros clientes, rss.) e pedimos café com leite.

Em meio a comida fantástica, ambiente acolhedor, cultura nordestina fervendo em nossos corpos, ficamos relembrando velhos momentos do passado dando boas risadas. Os shows de banda covers que faziam parte de nossa agenda cultural, acontecimentos cotidianos engraçados e tensos, discussão sobre trabalho e por aí vai. Momento bastante gostoso! Mas agora chegou a hora da...???? Sobremesa! Sim, à priori eu desisti, pois não aguentava comer mais nada. Eu via de longe aquele pudim, doce de leite, doce de goiabada, bolo de limão, dentre outras guloseimas de aparência nitidamente saborosas, mas não podia forçar comer mais nada. No entanto, uma querida amiga acabou extrapolando os olhos nos doces e pegou mais do que devia, então eu sem muita pretensão (hahaha) comecei a comer o doce de leite do pratinho dela e parte da torta de limão. Nossa.. que delícia! E meio a isso continuamos lá naqueles papos de velhos de relembrar o passado. Ninguém da turma passou dos 30 (vixi, tô perto), mas acontecimento que vieram à tona eram de cerca de 7, 8, 9 anos atrás!

O ambiente tava tão legal que depois percebemos que éramos os poucos que ainda estavam no recinto. Então decidimos pagar nossa conta, e o caixa fica num cantinho extraordinário fantástico com a presença de cachaça e de uma máquina registradora vintage muito bacana. Logo em seguida partimos para a sessão de fotos, pois o lugar pedia isso!

Por fim, abraços e desejos de próximos encontros foram expostos e fomos pra casa de carona com uma das amigas e com uma trilha sonora sensacional das discotecas dos anos 1980, combinado com Beatles e algumas personalidades atuais do mundo pop. Agora é acertar pra irmos novamente nesse local bacana e de preço razoável, não exorbitante como eu imaginava.

Fica a dica pra quem é da terrinha, pra consolidar ainda mais a cultura nordestina no ramo gastronômico, e também para os turistas de outras regiões que certamente brilharão os olhos com tamanha decoração, atendimento, comidas típicas e por aí vai...

Personagens reais: Eu (John), Enne, Roger, Marcle, Jardel e Paula.

Beijos e abraços buarquianos e até mais!

Uma boa comida regional para quem quer conhecer as delícias nordestinas. O Mangará oferece um buffet completo de comida regional, a exemplo de tapioca recheada, cuscuz, mungunzá, carne do sol, sopas e outras delícias com coco, tapioca, milho etc.

O local tem uma decoração específica, típica da região, os garçons se vestem à caráter e as bebidas também são regionais, a exemplo de café com leite, sucos de frutas locais, como mangaba, umbu, cajá etc.

Além do buffet, o cliente também pode levar alguns itens para casa, a exemplo das cachaças artesanais, doces de compota e cocadas. Fácil localização, estacionamento nos fundos do restaurante, que também dá acesso à entrada.

Aquela sopinha tipicamente nordestina, ambiente bem localizado, faz disso e de outras coisas o mangará ser um point no assunto comida regional.

Pratos diversos, um buffet com doces variados, aquela macaxeira assadinha, a manteiga de garrafa você encontrará lá. Ambiente para se ir ao almoço ou jantar com a família. Muito bem frequentado.

O Mangará é um restaurante típico.
O espaço é bem grande e está cuidadosamente decorado em cada detalhe.
Para os que gostam de fotos fica difícil começar a comer.
A comida é servida a peso.
Se quiser fazem tapiocas. Para isso basta tocar a sineta sobre a mesa e pedir aos garçons, vestidos de cangaceiro.
A nevada, versão batida da caipirinha, é um absurdo de bom.
Tudo é barato demais.
Vale a pena conhecer.
Foto opinião do Tania sobre Restaurante Mangara
Localizado no bairro 13 de julho, o Restaurante Mangará fica entre duas ruas, ambas com portas abertas, você pode entrar tanto de um lado, quanto do outro.
Sentamos numa mesa de madeira esculpida, me pareceu o tronco de uma grande árvore! Bem interessante! Recebemos um sininho para chamar o garçom caso necessário. :)
A decoração é´muito lindinha, seguindo a linha rústica, para caracterizar o local, que é um restaurante sertanejo. É muito simpático o local, uma graça! Com artesanatos, bonecos de lampião, tecidos estampados, etc.
O atendimento é ótimo!! Bem cortês!! Os garçons e garçonetes ficam vestidos de sertanejos. Muito bacana!!
A comida tipicamente nordestina, é saborosa demais!! Muito, muito boa. Fica disposta num buffet a quilo, entre queijo coalho, carnes salgadas, banana frita, sopas e muitas opções, comi um pouco de cada coisa que mais me agradou. Mas tudo é bem preparado, de muito bom gosto!! Cada pessoa recebe a sua comanda individual. Isso é ótimo!!
A mesa de sobremesas também é buffet a quilo, com doces regionais, bolos típicos e outras delícias. Mas confesso que não gostei muito das sobremesas, eu faço mais saborosas!
Pedimos uma jarra de suco de laranja que foi feito na hora, na nossa frente. Valeu mais a pena pedir a jarra, que servia umas 4 pessoas, do que pedir os copos de suco individuais (fica a dica)!
Existe uma lojinha já próxima do caixa (estratégia boa) com alguns produtos da fazenda, como doces de leite, manteigas, etc.
Só não leva as cinco estrelas, porque deixaram de informar assim que nós chegamos que não estavam aceitando o cartão Hipercard. E se o cliente só tiver esta forma de pagamento naquele momento, como fica!? Não era o caso, mas podia ser. Informação nunca é demais!

Fui ao Mangará de Aracaju por indicação de uma amiga, que foi e me indicou fortemente.
Em uma das minhas visitas a cidade fui conferir o tão indicado restaurante.
Pois eu conferi, provei, provei mas uma vez, e outra e várias outras e aprovei demais!!!
Quando você começa a degustar da variedade de delícias do restaurante você não quer mais parar de repetir....é tudo muito delicioso.
Os pratos são muito saborosos, preparados por cozinheiros de alta qualidade..nota-se pelo tempero.
Teve uma "carne na nata" que me surpreendeu, achei que não iria gostar e tive que me render e repetir.
No Mangará até o pão na chapa com queijo coalho é especialmente gostoso e diferente.
O atendimento é excelente, os garçons todos super simpático s prestativos. Ao sentar na mensa você recebe o sino para chamar o garçom. Os pratos tipicamente Nordestinos ficam dispostos no self-service e é medido a quilo, exceto algumas coisas que são medidas a unidade, como exemplo do queijo coalho e o pão. Após a primeira pesagem você recebe uma comanda individual (ponto positivo!), as bebidas também são marcadas nessa comanda.
Dentro do restaurante tem uma lojinha de artigos Nordestinos com uma variedade incrível de produtos, tem bebidas, tem lembrancinhas, tem manteiga de garrafa...tem de tudo! rsrs
A arrumação do local é rustica, tipicamente nordestina...uma graça...Os banheiros são arrumados e estavam bem limpinhos.
O local, acredito eu, que não dispõe de estacionamento, o melhor é ir de táxi e se for de carro estacionar nas ruas de trás, pois na avenida principal é complicado. Mas qualquer esforço vale muito a pena!
Nessa última visita a Aracaju não consegui ir ao Mangará, o estabelecimento estava fechado no feriado do São João, dia 24/06. =(

Otimo restaurante, o buffet é bem variado e o atendimento é muito bom. O restaurante serve pratos tipicos nordestinos, todos bem saborosos. A decoração é bem regional e torna o ambiente agradável. O único ponto negativo que achei são algumas mesas que tem cadeiras desconfortáveis, mas não compromete a qualidade do local. O preço é muito bom e o estilo 'comida a quilo' deixa a refeição bem acessível. Recomendo a todos.
Você conhece o Restaurante Mangara? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral