O Baalbek foi o pioneiro na categoria em Porto Alegre. Muito mais do que um restaurante árabe, introduziu a culinária libanesa no circuito gastronômico gaúcho. Hoje, praticamente 35 anos depois da inauguração, continua sendo a referência.

O Baalbek está em um endereço muito bem localizado, encontrar uma vaga para estacionar na rua é quase como acertar na loteria, mas tem um estacionamento (pago) nas proximidades, é fácil e prático.

A fachada com o logotipo do restaurante em uma cúpula árabe e as colunas douradas já antecipam que a tradição está presente neste prédio.

O espaço interno é amplo, com capacidade para muitas pessoas. A decoração é leve e me agradou muito, cheguei a pensar que o lugar seria uma espécie de museu, daqueles que para onde se olha vemos badulaques de todo quanto é tipo, mas não, este estilo sóbrio faz com que o ambiente respire, e o foco se volta totalmente para a comida e para os simpáticos atendentes.

Claro que decoração clean não é sinônimo de vazio, muitos detalhes no ambiente nos remetem ao Líbano, terra natal do fundador Gabriel Ghanem.

As estantes nas paredes com alguns narguilés e outros artefatos, as inscrições em árabe na madeira que percorre toda extensão do restaurante e os vários quadros nos fazem ter a impressão de que estamos jantando em uma autêntica casa libanesa.

Não tem forçação de barra, não é um restaurante pra turista, é uma experiência autêntica.

Mas o que impressiona mesmo aqui é a comida. Apesar de ter um cardápio com várias opções o Rodízio Especial Baalbek – R$ 47.90 (04/2015) – é o centro das atenções para quem quer um verdadeiro banquete árabe.

Assim que escolhemos esta opção os nossos garçons da noite, Gil e Teixeira, começaram um trabalho rápido e eficiente. Em uma sequência que parecia orquestrada, nossa mesa se encheu de maravilhosos pratos. Foi lindo de ver tanta diversidade escondendo a toalha da mesa.

Tudo começa com o pão árabe, preparado lá mesmo, e curiosamente servido dentro da embalagem. Este pão é delicioso, é praticamente impossível sair do restaurante sem levar um pacote pra casa. Eles vendem na versão tradicional e integral – R$ 9,00 o pacote com uma dúzia (04/2015) – E o rodízio árabe vai longe, no total são 26 especialidades que chegam a mesa.

O atendimento familiar é outro ponto forte do Baalbek, parece que os garçons nos conheciam a muito tempo, fizeram parecer que estávamos jantando com uma família árabe, como convidados em sua casa.

Cada prato é uma explosão de sabores. A mistura de comidas quentes, frias, picantes e refrescantes criam uma sensação incrível de descoberta.

Entre tantas delícias, nosso prato favorito foi a Berinjela Gratinada. Simplesmente deliciosa!

Experimentamos vários doces. Descobri que a confeitaria árabe não é nosso estilo de doce favorito, mas gostamos muito da experiência, acho que vale muito a pena experimentar e tirar suas próprias conclusões.

Passar uma noite no Baalbek foi como me teletransportar a um lugar onde nunca estive, uma viajem maravilhosa. Na terra do rodízio de churrasco, este restaurante nos dá a oportunidade de descobrir que árabe também entende (e muito!) de fartura e sabor!

Quem procura cozinha árabe em Porto Alegre, come no Baalbek. Vida longa a família Ghanem! Insha’Allah!

Outro daqueles locais tradicionais que sempre vale a visita. Comida árabe super bem preparada e temperada. Gosto muito de como a comida é servida, em porções, cada um pede um pouco de tudo e no final todos ficam satisfeitos. Melhor quibe crú da cidade na minha opinião! O atendimento é rápido e eficiente. O ambiente é aquele de sempre mas a comida também e é isso o que importa.

Restaurante excelente. O serviço é a la carte, paga- se um preço fixo, porém é servido todo tipo de comida árabe. Existe a possibilidade de solicitar que seja servido novamente um prato da sua preferência. O restaurante não tem estacionamento próprio, porém bem próximo existe um estacionamento conveniado.

Melhor restaurante árabe de Porto Alegre!
Espaçoso, comida excelente e boa opção de bebidas (vinhos, bebidas típicas e ótimos sucos naturais).
Um clássico!
Oferece opção de buffet executivo ao meio dia com bom preço e boa variedade de pratos (cada pessoa pode escolher quatro opções). Fartura na mesa!
Estacionamento ao lado. Vale muito a pena conhecer!

Na minha opinião, o melhor restaurante árabe da cidade. O rodízio é muito bom e muito farto. Os doces são maravilhosos e o chá com perfume é imperdível. A berinjela gratinada é dos deuses e olha que eu não como berinjela (só abro exceção para o Baalbek). A esfiha de queijo também é outra ótima pedida, bem como o quibe cru, com o pão incomparável. A única ressalva é em relação ao ambiente, que me parece um pouco escuro demais.
Você conhece o Restaurante Árabe Baalbek? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral