Endereço: Av Pará, 1324 - cont. da Dr Timóteo - Bairro São Geraldo, São Geraldo - Porto Alegre , RS - Brasil - 90240-592

Telefone: 51 3222-0940/ 33464322

Cardápio: Ver cardápio

O Ratskeller foi fundado em 09/05/1967, na antiga curva dos Bombeiros em Porto Alegre. Contemporâneo de ótimos restaurantes como o Floresta Negra e o Rancho Alegre, tornou-se um dos principais restaurantes da cidade. Em 1982 iniciou-se a construção do prédio onde situa-se hoje o Ratskeller Baumbach e até hoje é sinônimo de qualidade em atendimento.

O Ratskeller Baumbach é uma feliz combinação de ambiente extremamente familiar e comida para todos os gostos.

O atendimento é muito bom, os garçons não tem uma “praça”, todos atendem com um sorriso no rosto quando são chamados e são muito educados além de conhecerem bem todos pratos.

Decidimos pedir um Couvert que veio bem rápido e com os pães quentinhos: Cesta de pães – Pão preto alemão (mais durinho e com cereais), pão frankfurt centeio e trigo integral, pão branco, pão de queijo e torradinhas. Manteiga, patê de fígado, ovos de codorna, azeitonas verdes e pretas. Mas o que realmente chama a atenção é que junto ao couvert vem um Verdes in natura – aipo, nabo, rabanete, cenoura e pepino. Tudo arranjado como se fosse um buquê de flores. Lindo e delicioso. o Couvert completo custa R$ 10,00 por pessoa (em 01/2015).

O maître, Cristiano, muito gentil e bem humorado passa o tempo todo entre as mesas auxiliando nas escolhas e harmonizações.

Apesar de ser um restaurante temático, especializado em comida alemã, o cardápio me surpreendeu por ser muito variado oferecendo opções muito interessante de diversos segmentos da culinária internacional, agradando tanto àqueles que querem provar novos pratos quanto àqueles que preferem não arriscar.

O cardápio de cervejas artesanais é vasto e os vinhos e espumantes também atendem muito bem qualquer paladar.

Para provar da cozinha internacional a Fabiana optou por um Salmão à Nouvelle Cuisine: Salmão grelhado, com camarões, champignon e alcaparras na manteiga. Acompanhado de brócolis e batata suiça. Versão soft (para uma pessoa) R$ 48,00 (01/2015). Simplesmente fantástico. Muito bem servido, com o salmão grelhado ao ponto e os camarões e cogumelos muito frescos. A batata suiça é um show a parte, preparada de uma forma que só experimentamos aqui no Ratskeller Baumbach.

Eu já parti direto para um prato clássico da comida alemã, escolhi o famoso Eisbein: Joelho de porco cozido, servido com batatas a vapor e chucrute. R$ 46,00 (01/2015). Um show. Um joelho de porco cozido de forma espetacular com uma casquinha crocante (pururuca) tudo no ponto certo da carne. O prato era tão grande que fiz uma foto comparando com a mão da Fabiana. O sabor estava do tamanho do prato.
Como acompanhamento raiz forte, geleia de amoras e mostarda média, produzida pelo próprio restaurante.

Como opcional eu pedi para experimentar a mostarda forte, ou, como o garçom chamou: “A Marvada”. Meu Deus! Experimentar esta mostarda é uma experiência inesquecível. Esqueça picância, imagine como seria comer uma bomba atômica que é ativada quando encosta em sua língua, por um segundo me senti despencando de uma montanha russa. Se você é corajoso o suficiente peça a mostarda forte e tenha a sensação única que esta mistura idealizada e produzida pelo sr. Orlando Baumbach proporciona. Por sua conta e risco. Eu avisei.

O incrível é que toda esta comida não é muito pesada, é farta, não conseguimos comer tudo, mas é leve e utiliza produtos de muita qualidade.

Pedimos a carta de sobremesas, que assim como o menu principal, é muito variada e atende a todos os gostos, com sobremesas também elaboradas seguindo a linha de cozinha internacional contando com frutas e sobremesas diets.

A Fabiana pediu um delicioso Pudim de Sorvete: Sorvete de leite condensado e creme de leite coberto com molho de chocolate quente. R$ 12,00 (01/2015)

Eu pedi um Sorvete Baumbach: 2 bolas de sorvete de creme cobertas com molho de vinho quente. R$ 12,00 (01/2015). Tudo o que eu mais gosto, vinho e sorvete de creme. As duas sobremesas contam com o show do garçom despejando lentamente a calda.

A comida do Ratskeller Restaurante é deliciosa, tanto os pratos clássicos alemães quanto a cozinha universal. O restaurante é extremamente familiar, para quem busca o estilo comfort food.

Fico muito feliz também de saber que o Ratskeller é responsável social e ambientalmente, com mais de 30 atitudes como reciclagem no próprio restaurante das latinhas de refrigerante, lâmpadas led e reaproveitamento das águas das chuvas para lavagem dos pátios.

Com certeza é um restaurante que voltarei diversas vezes para experimentas outros pratos do menu.

Ótimo restaurante tanto no buffet ao meio dia como no serviço à la carte à noite. Mistura o melhor da comida alemão com outras cozinhas. Atendimento impecável. As tortas da sobremesa são sempre muito frescas e saborosas. Fácil estacionamento e possui elevador para pessoas que, ou não querem subir os dois lances de escada ou possuem necessidades especiais.

Foto opinião do Fábio Junior Alves sobre Ratskeller Baumbach
Você conhece o Ratskeller Baumbach? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral