Quinta & Breja

| Rank: 16º de 30 | Baladas Alternativas

Quem nunca foi estudante não sabe o valor de poder sair pra uma balada e voltar trançando as pernas com apenas R$ 10. Eu, como boa ecana, já tive meus momentos de muita dificuldade financeira, principalmente na chegada à capital. Foi neste período que a Quinta & Breja nunca me deixou na mão.
Também conhecida do QiB, a Quinta & Breja é uma festa tipicamente universitária: aberta, eclética e muito barata.
Pra começar, não se paga nada para entrar: é só chegar, escolher seu espaço na nossa prainha, comprar suas fichas e curtir o som e as pessoas.
Lá, você vai esbarrar nos engomadinhos estranhos da Poli, nos alternativos de dread de AV (audiovisual), em riquinhas esnobes da FEA, bichos-grilo da Bio e em muitos, mas muitos aspirantes à comunicador.
Na QiB é assim - tudo junto, misturado e dando muito certo. O evento começou em 2001 como um simples happy hour organizado pelo Centro Acadênico para os alunos da própria ECA, e acabou se popularizando e chamando alunos de todas as unidades da USP, todos atraídos pela gratuidade do evento, que conta com música ao vivo ou DJ e cerveja Itaipava na famosa promoção 3 por 5.
Também tem um monte de barraquinhas de lanche no entorno, para o caso de bater aquela fome, recomendo o Churrascão ou o Big Cachorrão. Para os vegetarianos, tem a versão Big Vegê, que também é uma delícia. Tudo a menos de R$ 10.

Hoje, se você quiser dar um pulinho na QiB, vc é muito bem vindo. Ela começa cedo, por volta de 19h, mas as pessoas só começam a se aglomerar na Prainha por volta de 21h. Atente-se a alguns detalhes, como o fato de que na USP, os portões fecham para os "forasteiros" às 20h. Depois disso, só dá para entrar de ônibus ou à pé. De carro, só com carteirinha da universidade.
Como aluna e cidadã, é meu dever avisá-lo que a USP é um lugar ermo então é bom evitar de andar sozinho pelos becos escuros e arborizados da Cidade Universitária.
No mais, é só curtir.

A QiB é um happy hour ecano que acontece toda quinta-feira, na Prainha da ECA. É um evento bem conhecido por toda a galera da USP e ponto de encontro/~point~. É bem gente feliz em clima de paq...conversa com os amigos. A prainha lota, surgem tiozinhos de todos os cantos vendendo cerveja, churrasquinho, milho-verde-vinho-quente-coco-gelado, tudo a um preço camarada... é uma beleza.

Normalmente quem oferece a QiB é o CALC (Centro Acadêmico da ECA) ou a ECAtlética. Em algumas situações especiais também podem ser temáticas (como a QiB do Festival do Cão; QiB Pré-Osama; QiB Pós-bife).

É um clima gostosinho, principalmente se você está com seus amigos, mas não é um dos meus rolês preferidos da USP. Quando chove é uma beleza de lama (= todos entrando na Vivência), tem vezes que fica muito cheio e você se perde na nação e termina muito "cedo". Ok, é uma quinta-feira e no dia seguinte tem aula, mas começa a ferver umas 22h e vai até umas 2h/3h. Ou seja, quem depende de transporte coletivo vai embora 23h porque tem que pegar circular/metrô/trem.

A Quinta & Breja (conhecida como QiB) é um dos Happy Hours mais famosos da USP. Acontece toda a quinta-feira no Centro Acadêmico da ECA, em frente à prainha (pracinha entre a reitoria e o prédio principal da ECA). Normalmente são temáticas, ou seja, cada QiB auxilia um time ou instituição ECAna a se financiar, comprar mateirais esportivos, pagar os técnicos etc. Tem QiB do time do basquete, vôlei, do CA, futeubol, rugby etc.
É um ótimo espaço para bater papo com os amigos, conhecer alunos de outros Institutos da USP, tocar violão e tomar uma breja. A cerveja é muito barata, 3 por R$5 (Skol), também tem destilados e as barraquinhas de comida às vezes ficam abertas. Rolam eventos de música ao vivo, bandas cover de alunos e eventos musicais para todos os gostos, desde indie, até samba e rock.
O espaço do CA em si, onde se compra a bebida, não é muito grande, mas os alunos normalmente ficam na prainha conversando, local bem amplo com banquinhos, grama. O HH vai até o dia seguinte, sem hora pra acabar. Só não recomendo o evento em dias de chuva, pois além do local ficar cheio de lama e nojento, todo mundo corre pra dentro do CA e fica bem apertado.

QiB é o happy hour mais irrecusável para os universitários - principalmente para os ecanos.
Atualmente organizado apenas pelo CALC e sem o Canil, que foi demolido, ainda conta com muita gente divertida e diferente (em todos os sentidos possíveis), música legal e muita breja - como era de se esperar.
Para dar um toque a mais, existem as outras barracas de comida (pastel etc) e os "vendedores ambulantes" de shots. Aliás, é comum ser assustado por um cara com uma máscara medonha vendendo disco voador.
Toda quinta, é o rolê imperdível (mesmo para quem tem aula na sexta de manhã, como eu).

O QiB é umas das baladas mais famosas da USP, já é uma tradição dar um pulo lá na quinta feira de noite e tomar umas cervejas a um preço bem amigável (R$1,50 a latinha).

Como toda a festa de faculdade, há de tudo um pouco. Gente muito loca (não só de bebida), música alta e diversão. Também é comum ter banda de alunos tocando no espaço chamado Canil.

Se bater aquela fome, vá próximo ao estacionamento da ECA e coma o pastel das barraquinhas. Já comi lá e não passei mal =P

A Quinta e Breja agora é um dos happy hours mais famosos da USP e fica no canto dos ECAnos, que são indivíduos de todos os tipos, que vestem todo tipo de roupa e ouvem todo tipo de música. O programa ideal é passar na barraquinha da tapioca que fica bem perto (ou comer um pastel), depois encontrar os amigos na atlética da ECA para tomar uma cerveja e, se der sorte, curtir uma música ao vivo em um palquinho perto da atlética.

Fui poucas vezes, sendo as últimas em um show de rock organizado pela banda que dois amigos que trabalham no Kekanto tocam. O único inconveniente agora é que como já sou formado, não consigo entrar de carro depois das 20h.

Sujo, lotado, barato e com fumaça heterodoxa.

A Quinta i Breja (vulgo QiB) é um dos happy hours mais conhecidos da USP. Acontece na prainha (famoso espaço atrás do prédio central da Escola de Comunicações e Artes) e na Vivência (prédio onde ficam o CA e Atlética da ECA).

É um tradicional happy hour universitário, com direito a tudo que um HH universitário tem para oferecer: cerveja barata (lembro que estava 1,5r$ a última vez que fui), barraquinhas com churrasquinho, lanches, salgados, tapioca e afins.

A prainha, por ser um espaço aberto, permite que todo mundo se acomode na sua rodinha de amigos, sente no chão, toque um violão, etc. Ainda na prainha há o Canil, espaço cultural da USP, onde rola umas bandas alternativas e rock'n'roll.

Por ser um espaço universitário, a qualidade de tudo é precária - bancos um pouco velhos e depredados, espaço um pouco apertado para comprar bebida e tal.

É uma experiência muito boa e imperdível pra quem é das proximidades da USP e que querem conhecer o cenário paulistano.

Ah: só acontece de quinta, a partir de umas 18h, sem hora pra acabar ;)

No mais, é só curtir.
Você conhece o Quinta & Breja? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral