Praia do Flamengo

| Rank: 22º de 71 | Praias

Fui em Setembro de 2012.
A praia é bem calma e estava bem vazia. A Praia do Flamengo é uma praia que se estende por grande parte do Parque brigadeiro Eduardo Gomes, na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. É uma praia de águas tranquilas, por se situar dentro da Baía de Guanabara.

Um pouco da história: Era chamada pelos índios nativos tupinambás de uruçumirim,que significa "abelha pequena". Com a chegada dos portugueses, no século XVI, estes passaram a denominar a região "Aguada dos Marinheiros", por nela se situar uma foz do Rio Carioca, onde os navios costumavam se abastecer de água potável.
Em 20 de janeiro de 1567, aconteceu, na região, a maior batalha da invasão francesa ao Rio de Janeiro. As forças portuguesas, comandadas por Estácio de Sá, destruíram a forte paliçada tupinambá que se havia erguido no local. Na batalha, foi ferido mortalmente Estácio.
Posteriormente, a praia passou a ser chamada "Praia da Carioca", em referência ao rio homônimo. Passou, ainda, a ser conhecida como "Praia do Sapateiro".
A origem do nome atual da praia vem da primeira invasão neerlandesa à cidade em 1599. Como o desembarque neerlandês ocorreu na praia, ela passou a ser chamada "Praia do Flamengo".[3] Oficialmente, "flamengo" designa o natural da região belga de Flandres. Porém, na época, esse era o termo pelo qual se designavam todos os falantes de língua neerlandesa, o que abrangia tanto os naturais dos atuais Países Baixos (os neerlandeses) quanto os naturais de Flandres (os flamengos).
Até a década de 1920, foi a praia mais frequentada da cidade, sendo, então, suplantada pela Praia de Copacabana.
Na década de 1960, com a construção do Parque Brigadeiro Eduardo Gomes e o consequente aterramento do litoral em frente à Praia do Flamengo, a praia passou a se situar aproximadamente cem metros à frente da antiga linha costeira.

Não diria que a Praia do Flamengo se trata de uma praia legal para ir e ficar sentado tomando um banho de sol e curtindo. A água do mar hoje em dia já não é considerada própria para o banho. Mas é um excelente local para aquele corrida no final da tarde, ou então uma caminhada. O local é sempre cheio de gente andando de skate e patinando também.
O melhor de lá com certeza é a vista, incrível!

Em se tratando de lazer como banho de mar, é impraticável, como área de lazer é agradável e espaçosa, mas ñ oferece a segurança devida e prometida. Porém como lugar histórico, é o que se pode chamar de top. Neste lugar em 1567 aconteceu a Batalha de Urussumirim entre as forças Portuguesas sob o comando de Estácio de Sá e a coalizão dos Tamoios e os franceses sob as ordens do Contra-Almirante Nicolau Durant de Villegagnon. Nessa batalha, ferido por uma flecha envenenada que lhe atingiu o rosto, o jovem capitão português proferiu suas últimas palavras em campo de batalha "LEVANTEMOS A CIDADE, QUE FICARÁ POR MEMÓRIA DE NOSSO HEROÍSMO E EXEMPLO DE VALOR ÀS VINDOURAS GERAÇÕES, PARA SER A RAINHA DAS PROVÍNCIAS E O EMPÓRIO DAS RIQUEZAS DO MUNDO" . Trinta dias depois ele viria a falecer. Em seu leito de morte encontrava-se o Padre Manuel da Nóbrega e o Padre José de Anchieta, hoje canonizado pelo Vaticano como Santo. Lindo não?

Sou frequentadora assídua da bela Praia do Flamengo. Participo do Projeto Qualivida ,
mantido pela Secretaria Especial de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida(Prefeitura do RJ) que nos proporciona, na praia, de segunda à sexta-feira, maravilhosas aulas de ginástica, alongamento e uso de aparelhos para musculação.
Precisamos de mais segurança, iluminação e limpeza.

Praia de águas tranquilas . boa para natação. antes das pedras possível nadar e ver ao fundo os aviões arremeterem e descerem no aeroporto Santos Dumont e ainda o bondinho ao fundo

Praia do Flamengo.... Cartáo Postal da cidade carioca! A praia está localizada nas proximidades do Aterro do Flamengo, em um local bastante agradável e de fácil acesso.
Aos Domingos, o aterro se encontra fechado durante boa parte do dia, entáo é uma boa oportunidade para tomar uma praia, embora náo seja recommendavel entrar na agua, e depois caminhar em volta do aterro, ou até mesmo andar de bike.
Da praia do Flamengo, é possivel se avistar facilmente o Morro da Urca (Pao de Acucar) e o Cristo, do outro lado. A vista e as boas fotos que podem ser tiradas do local fazem um local agradável para se visitar. Super recomendo.
Foto opinião do Bruno Freire sobre Praia do Flamengo

Estou com uma mania aqui no Rio fora do normal que é ficar pulando corda na areia! Hahahaha e como nas outras praias em que ia estava aglomerada de pessoas, não conseguia fazer isso direito. Fui feliz na do Flamengo (tinha que ter o nome do amor).

Enfim, eu adoro a praia do Flamengo. Sei que algumas pessoas (principalmente meus amigos) vão me julgar por conta disso. Mas, fuckyou, eu gosto rs.

Da primeira vez que vim ao Rio, fiquei na casa da minha amiga que morava no Flamengo, ou seja, era só atravessar a rua que caia lá.

Como todos sabem que ela é banhada pela Baia de Guanabara e blabla, ela não chega a ser apropriada para o banho. Mas, os teimosos, tipo eu de vez em quando, vai lá e banha kkk. Não tem ondas direito, parece um lago, sei lá.

Como já disse que não sou muito de mar e tals. Meu point é o chuveirão de corpo e alma hahaha.

A praia do flamengo tem uma extensão ótima e uma vista maravilhosa do Pão de Açúcar, sem contar do aeroporto Santos Dumont e seus aviões pousando.

Lá tem algumas barracas com alugueis de cadeira e guarda sol super barato se comparado com as outras praias. R$6,00 o guarda sol e R$4,00 a cadeira. :')

Geralmente não enche absurdamente, principalmente na semana. Então é algo mais familiar e tranquilo mesmo! Vale o esforço!

Saudades da sorveteria paradinha que ficava na barao de icarai , da acadeia hosana onde fiz judo durante anos da igreja do colegio instituto nossa senhora da piedade onde iniciei meus primeiros passos no estudo e logico do aterro e da praia onde meu pai me levava todos os domingos saudadese mais saudades pra quem ainda mora um abraco de quem um dia viveu no melhor lugar do rio para se viver apesar de eu ter vivido tambem no leblon um abraco para todos
Você conhece o Praia do Flamengo? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral