Praça da República

| Rank: 7º de 88 | Praças

Antigamente era conhecida como Largo dos Curros. Ali os paulistanos do século XIX se divertiam ao assistir os rodeios e as touradas da época. De lá para cá o nome do espaço mudou várias vezes. Já foi chamado Largo da Palha, Praça dos Milicianos, Largo 7 de abril, Praça 15 de Novembro e finalmente, em 1889, ficou definido Praça da República.

Feira de arte e artesanato aos sábado e domingos, das 9h às 17h

Quer receber ofertas do(a) Praça da República?

A Praça da República já teve vários nomes, mas foi em 1889 que ganhou o seu nome definitivo! :) Localizada no centro de SP, a praça é bem grande e conta com uma das saídas da estação do Metrô República, linhas vermelha/amarela. O antigo colégio Caetano de Campos, hoje sede da Secretária Estadual da Educação, divide espaço com a praça.

Nos fins de semana é realizada uma feira de artesanato com vários expositores. Tem de tudo! Desde quadros até aquelas esculturas de arame torcido. Ali perto também fica um ponto do Airport Service, você pode comprar a passagem ali mesmo para chegar até o aeroporto.

Já foi palco de muitos protestos e manifestações. O Sindicato dos Professores fica na frente da praça, a Secretária de Educação ali perto, então já ligou os pontos, né? rs Quando tem greve a região fica complicada!

Além dos habituais paulistanos apressados, a praça também recebe a visita de muitos turistas e o Free Walking Tour ( um city tour feito em inglês) da região central também sai da praça! :)

Assim como em outros espaços públicos, devemos ficar atentos aos nossos pertences, pois sempre tem um espertinho procurando um distraído para assaltar. Fora isso, aproveite e conheça a Praça da República, um dos postais de São Paulo! ;)

Sempre pensei e vi a praça da Republica como um ponto de referencia de localização e não como um ponto, quem sabe, turístico.
Talve por medo, nunca quis cruzá-la, por saber que lá rola prostituição, venda de drogas, entre outraa coisas.
Porém, ontem estava me sentindo um pouco desbravador e resolvi cruzá-la.
Me espantei com a beleza da praça.
Há um chafariz no meio dela, e bastante gente circula por lá. Confesso que por mais bonit que seja, mesmo assim, não me senti muito seguro lá. Do outro lado da praça, ocorre a feirinha de final de semana. Artesanato e alguns quiosques de alimentação são bastante procurados por turistas.
Resumindo, bonita praça e sinceramente espero que o governo comece a se preocupar mais com o Centro. Afinal, uma região tão bela, não merece o descaso com que tem sido tratada nas últimas décadas.
Conhecido antigamente como Largo dos Curros, porque funcionavam aí no século XIX, rodeios e touradas, posteriormente, foi chamada de Largo da Palha, Praça das Milícias, Largo 7 de Abril, Praça 15 de Novembro e, finalmente, em 1889, Praça da República em homenagem a queda da monarquia (na verdade D.Pedro II cansado, desistiu de governar após conseguir seu intento em abolir a escravidão, ato assinado por sua filha, a princesa Isabel).
A feira de artesanato começou como uma feira de selos postais depois chegaram os colecionadores de moeda e veio crescendo com a chegada dos hippies e agora tem mais de 600 barracas com artesanato de diversas regiões do Brasil.
Nossas praças sofrem com a degradação e descaso com sua manutenção, o que é lamentável, porque é muito bonita, oriunda de uma época de glamour, tanto é que alí fica o Edifício Esther, com apartamentos de 400m², poderia ser como um Central Park minúsculo, e assim perdemos a memória e aprendemos a não valorizar nada, mas sem história, que tipo de futuro podemos esperar? História contém momentos felizes e infelizes para nos lembrarmos de nossa existência, que a vida também lutar pelo que acredita e valorizar os bons momentos e acontecimentos.

A Praça da República é um lugar que tem dois lados. Um é muito bom e o outro nem tanto assim.

O lado bom é que ele é até que calmo no meio da correria de SP, e dá pra fazer uma caminhadinha despreocupada pela manhã. Também tem uma feirinha muito legal e com várias coisas pra se comprar. Eu particularmente adoro os artesanatos do pessoal de lá, um mais lindo que o outro.

Já o lado ruim é que como fica no centro de SP é a mesma coisa de sempre: muitas crianças e moradores de rua, e muitas vezes tem assaltos e coisas do tipo. Apesar do policiamento estar bem forte por lá nos últimos tempos ainda é meio difícil de se confiar totalmente em andar despreocupado, porque aquele lado do centro é meio complicado, todos que moram em SP sabem como é a coisa.

Mas deixando isso de lado, é uma boa opção se você for sair com amigos, família ou em casal. Ir lá e dar uma olhada no movimento, nas barraquinhas, e bem próximo fica a galeria do rock o que é uma coisa que eu acho legal por ser uma outra atração. Muitas vezes o pessoal sai da galeria e vai pra praça conversar e etc.

Eu realmente espero que cuidem melhor dessa praça, pois é uma das mais bonitas da cidade e uma das minhas preferidas.

Na ultima viagem que fiz a São Paulo, passei pela Praça da República e gostei muito do lugar. Trata-se de um lugar bonito e bem cuidado; bem arborizado. Uma boa opção para uma parada de descanso neste dias calorosos. Ali perto está a Secretaria da Educação, um prédio muito bonito. Inclusive a calçada é bonita! Risos.
Praça da República ótimo lugar para passeio com a família e para levar a namorada para aquele passeio magico q você esta agendando ja faz algum tempo, um bom local para curtir a natureza e as pessoas q estão junto a você em resumo um bom lugar para curtir as horas vagas com amigos ou família recomendo ir passear la.

A Praça realmente é muito bonita, e vale sua visita durante o dia quando está mais policiada, porém, quando a noite chega, prostituição e roubos dão as mãos e ambos dominam a Praça. Portanto é necessário cuidado em dobro ao cruza-la sozinho, se possível, utilize as saídas dos metrôs logo abaixo.

A Praça da República é um lugar bem democrático. Abriga a todos os grupos e tribos.

Todo fim-de-semana tem a feirinha de artesanato, que confere um ar interiorano e pitoresco, já dou uma dica, tem uma barraquinha de lanche que faz um lanche de pernil que é estupidamente bem servido... só tenho que lembrar o nome, mas investigarei amanhã, deixem comigo!

É também palco de manifestações culturais como grupos de música, teatro de rua, etc. Neste domingo, 03/03 acontecerá uma etapa de prova ciclística do Circuito da República, com reconhecimento pelos atletas a partir das 07h00 e com largada prevista para às 08h30.

É um programa interessante, muito bacana e "grátis". Não precisa de muito para se divertir sozinho ou com a família. Eu estarei lá, certamente, assistindo a corrida, apoiando os atletas e fazendo umas fotos... depois, vou comer o lanche de pernil do tiozinho e comentarei novamente, desta vez com os detalhes da barraca.

Até lá!
Imagens da corrida
"Imagens da corrida"

Neste ano, 2014, a Praça da República recebeu shows de Hip-Hop durante a Virada Cultural comemorativa de 10 anos. Várias influências da música passaram por seu palco, como por exemplo o Projeto Nave, SNJ e Rapadura.

A praça que é normalmente bem movimentada parou e lotou para os shows que rolaram em 24h de festa. Pelo local também era possível experimentar doces diversos, tempurá, yakissoba e o famoso pastel "de flango" da comunidade chinesa.

Não fiz a "apresentação da praça" porque outros ávidos visitantes já o fizeram, também já me manifestei sobre ela. Vim apenas destacar uma pequena parte cultural que aconteceu. Agora, para quem gosta de artesanato e feirinha gastronômica, passem pela Praça da República aos sábados e domingos. Em 2013 eu comprei um quadro bem bonito nesta praça, há diversos artistas de inúmeras artes (pinturas, esculturas, desenhos, artefatos decorativos, etc.).

Gosto muito de Trabalhar aqui na Rua Aurora, na hora do almoço sempre é bom dar umas voltas na praça para aliviar a cabeça.
Mais sempre com muito cuidado.
as quintas feiras começa a feirinha onde vendem ( camisas, relógios, chinelos, pulseiras, brincos, anéis, quadros, artesanatos de madeiras, Com Ótimos preços e temos também as barracas de comidas que tem hot dog, pasteis, batata frita, acarajé, vatapá, tapiocas, e o melhor é a barracas de bolos... já próximo da praça temos A Galeria do Rock o Terraço Itália, Galeria Olido que tem programações maravilhosas como, Dança, Programação Cine Olido, Música Popular, Cursos e Oficinas, além das lojas, docerias e mercadinhos...

A Praça da República, que outrora foi uma das praças frequentada pelas famílias paulistanas,

hoje, devido às condições em que o centro da cidade se encontra, notadamente no que diz

respeito à segurança, deixou de ser um espaço de lazer, de fato, como já foi.

Ainda tem como atrativo a tradicional Feira que acontece aos sábados e domingos, mas por

outro lado, tornou-se com o passar dos anos em local de prostituição e de usuários de

drogas, infelizmente!

Ainda é possível se fazer um passeio por ela, com relativa tranquilidade, mas apenas

durante o dia. À noite deve ser evitada!

A Praça da República tem duas vertentes:

Durante a noite ela não é bem iluminada e garotos de programa ocupam o espaço juntamente com moradores de rua e dependentes químicos. O local é barra pesada e, por isso, recomendo evitá-la, pois, apesar de haver razoável policiamento, a coisa é trash.

Aos fins de semana, o local muda de cara e ganha uma feira de artesanato e gastronomia interessante. Você encontra roupas, calçados, obras de arte e comidas como Acarajé e bolos recheados entre outros.

Não costumo circular na Praça da República: esporadicamente eu passo no entorno de ônibus ou saindo do metrô. Ali também fica o prédio da Secretaria da (falta de) Educação do Estado de São Paulo... o conteúdo entre parênteses é por minha conta e muitos concordarão comigo.

Acho bem bonito o visual dos quadros expostos para venda naquela feira realizada aos fins de semana... mas creio eu que os produtos não se restringem apenas à pintura... no dia em que passei por lá havia também bijouteria artesanal e também peças em tricô / crochê e muitas outras coisas...

Assim como outros pontos ali do centro da cidade, há uma considerável concentração de moradores de rua e gente 'estranha' em geral: um corretor de imóveis anunciava um empreendimento com megafone no dia em que fizemos o São Paulo Walking Tour que saía dali... alguém compraria? Nem eu...

Acho péssima a falta de bancos ali próximo às arvores, mas dizem que é proposital para que os moradores de rua não fiquem por ali... ou seja, ao invés de resolver o problema de fato, arrumam uma solução das mais toscas e absurdas.

Enfim, vale pelo menos conhecer se você é turista ou mesmo se é paulista... afinal, quem nunca ouviu né mermo...
Foto opinião do Juliana EugeniA Ribeiro sobre Praça da República

Desta feira, confesso que esperava mais. Por ser no centro, na república e tals. Mas acho uma feira bem sem gracinha.

Fui com dinheiro na mão e com expectativas. Mas voltei de lá apenas com uma saia, estilo comprida. Eu fiquei entediada, pois a maioria das barraquinhas que cheguei perto vendiam a MESMA COISA. Literalmente. Vendiam blusas/calças do mesmo estilo(a qualidade não era boa), uns artesanatos bem xoxos, nada demais.

O atendimento achei precário em todas as barracas que fui. Parecia que estava fazendo um favor àquele vendedor, já com aparência de sem paciência e cansado.

Enfim, se vocês estiverem por ali, no teatro ou na galeria do rock e estiver com tempo, visite... quem sabe você não acha um artesanato que você goste!? :)
Você conhece o Praça da República? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral