Quer receber ofertas do(a) Praça da Estação?

Praça localizada numa antiga estação ferroviária, hoje é uma galeria de arte. Em frente tem uma linda praça com coqueiros imperiais. A praça por si só tem um imponente prédio de uma arquitetura ímpar. Toda Minas Gerais tem esse ar barroco renascentista. No meio da praça, tem a figura de um soldado com uma espada em punho. Dá para ficar horas contemplando o lugar. Recomendo.
Foto opinião do Katia Cristina Fonseca sobre Praça da Estação

Eu tive que ir na Praça da Estação por duas vezes, a primeira para comprar o bilhete de trem para viajar de BH para Cariacica e na segunda para embarcar. O local é bonito, mas infelizmente é um reduto onde há muitos dependentes de drogas, o que me deixou com medo. Apesar de estar hospedada relativamente perto da Praça da Estação, no dia seguinte voltei de taxi. Evite o local, principalmente a noite e no domingo.
bonito, mas perigoso
"bonito, mas perigoso"

A Praça da Estação da capital mineira está localizada no chamado Baixo Centro e tem uma vida cultural interessantíssima que cresce a cada ano. A arquitetura dos edifícios à sua volta chama a atenção por abrigar prédios de estilos diferentes, mas que a convivência visual não incomoda. O grande destaque é o prédio que abriga hoje o Museu de Artes e Ofícios. Anexo a ele está a Estação Central do metrô. Fontes modernas de água amenizam o calor quando ligadas. A praça é democrática, como qualquer local deveria ser, acolhendo pessoas de todas as classes sociais. Outro ponto de destaque é o Centro Cultural Estação 104, com café, galeria e cinema. Antes de visitar, consulte o que rola na esplanada em frente ao museu, pois costuma ter uma programação gratuita com shows, circo ou teatro. Ali perto, quase debaixo do Viaduto Santa Teresa, há uma eclética balada moderninha, o Baixo Centro Cultural.
Visita obrigatória.

Foto opinião do Leo Soares sobre Praça da Estação

É um dos pontos de referência de Belo Horizonte. Lá você encontra as estações do metrô, já vi instalado o museu de ofícios e é palco de shows e manifestações.
Tem fontes onde as pessoas aproveitam pra se refrescar o que a torna bem informal.
Infelizmente, em alguns pontos está mal cuidada e talvez um policiamento extra seria bom.
Visitem afinal, conhecer lugares novos não faz mal!
Estátua na praça da estação.
"Estátua na praça da estação."

A Praça da Estação, além de um espaço de lazer e cultura viva, há 2-3 anos atrás virou palco de uma das maiores manifestações de revolta jovem, popular, cultural e artística na capital belorizontina. Isso tudo devido a um protesto contra a proibição do uso do espaço, por eventos culturais, artísticos e diversos no local tombado por sei lá que lei...
O lugar conta com dois blocos de fontes de água e, acredite se quiser em tempos de calor a galera jovem corre pra lá para se banhar nas fontes, imagino que seja como um piscinão de ramos, sem piscina... hahahaha
Já presenciei grupos de dança da periferia ensaiando sob as águas da fonte nas tardes de sábado. Piquenique com farofa. Tem de tudo!

Os eventos oficiais da prefeitura também, em sua maioria, são realizados lá, tal como o Arraiá de Belô e o Desfile de Blocos e Escolas de Samba de BH, durante o Carnaval.

Pela facilidade de acesso é bem comum que grandes shows em datas comemorativas tenham a praça como palco, estendendo em parceria com a CBTU o horário do metrô para o público aproveitar a festa um pouco mais.

Na própria praça temos o MAO - Museu de Artes e Ofícios, que conta com programações artísticas de música durante alguns dias do mês no hall de entrada do prédio. Próximo ao MAO, tem o instituto Miguilim, abrigo diurno de jovens infratores, que também é ocupado por eventos, como o Festival Mundial de Circo e funciona como QG nos eventos em que a produção é da PBH. Esse foi o espaço que primeiro realizou-se o Duelo de MC's, há cerca de 5-6 anos atrás!

A frente temos também o Espaço104, uma antiga tecelagem, que hoje funciona como espaço cultural, com sala de cinema, restaurante e área de exposição e festas, com programação diversificada.

Seguindo pela avenida, sentido viaduto do floresta você tem a Funarte MG, onde é possível conferir uma extensa programação de artes plásticas, exposições, oficinas, show e muito mais...

Seguindo pela Araão Reis você chega no viaduto Santa Tereza, palco do Duelo de MC's, toda sexta feira. Mais a frente a Serraria Souza Pinto, onde acontece a feira do Tricô, da Cachaça e o Teatro de Objetos e muito mais, tem que conferir a programação... mais um pouquinho e você está no Parque Municipal.

Concluindo, é isso aí que você tá pensando. A praça da estação está no coração de BH! Pra quem ama cultura e quer conhecer além dos botecos da cidade é importantíssimo fazer esse tour.
Foto opinião do Sulamita Theodoro sobre Praça da Estação

Local muito bom para fazer piquenique com os amigos.
Bem próximo da Estação Central do Metrô e Estação de Trem que vai e chega de Vitória-ES.
Espaço onde acontece muitos eventos, shows, Apresentação da Festa Junina, Feiras e outros.
No calor a criançada e alguns adultos divertem-se passeando pela fonte, tomando um banho para refrescar.
Na Praça também está o Museu de Arte e Ofício (MAO) que vale a pena visitar.
Sempre com policiamento na região.

Vou contar um pouquinho da historia desse local que a muito tempo vem se consolidando como espaço de manifestações populares e culturais na nossa capital, vejamos: Foi a porta de entrada, por volta do séc. XIX , através de seu ramal ferroviário, dos matérias que foram utilizados para a construção de nossa capital. A construção da praça teve início em 1904 e, desta época, destacam-se até hoje nos jardins os dois leões em mármore, encomendados ao artista belga Folini, com o rápido crescimento e desenvolvimento da cidade, em 1922, foi inaugurada uma nova estação, maior e capaz de abrigar mais funcionários que trabalhavam da Rede Ferroviária Federal S/A. Hoje abriga a estação Central do Metro Metropolitano.

Uma praça com arquitetura muito bonita, uma praça ampla onde se faz muitas festas, como o arraia de belô, shows e muito mais. A Praça da Estação em BH, traz um cartão postal da cidade. Em datas comemorativas costuma ter eventos, como o famoso Reveillon da praça da Estação.

Eu particularmente gosto muito de ir la e encontrar amigos e ficar batendo papo o ambiente é muito bom

Acho Muito Bonita a Praça da Estação. O conjunto: fonte, prédio do museu e grande área aberta, ficou muito bonito.
Eu nunca fui a shows ali, tenho a impressão que deve ser muito estressante chegar até lá em dia de eventos.

No dia que fui visitar o museu, vi pessoas se refrescando nas águas da fonte. Achei estranho. Afinal, aquelas águas são sujas.
É uma pena que no entorno da praça, existem um prédio enorme, amarelo, horrivel, cheio de pequenas salinhas e lojinhas. Esse Edifício fica na frente da estação ferroviária. e tampa todo esse bonito prédio que fica bem ao lado da praça da Estação.
Acho que deveriam "Implodir" esse prédio para valorizar mais aquela região.
Deve que ficaria bonita demais a Praça com Predio do Museu e o da estação, bem a vista de todos, um ao lado do outro.
ONde é esse edificio Horroroso, deveria ser a extensão da Praça da Estação.

É praticamente um ponto turistico de Belo Horizonte.
Passo tanto de carro la, que nunca tinha parado pra observar a linda arquitetura que tem o lugar.
Ultimamente tem sido palco de shows e eventos de Belo Horizonte.
Estive presente no Festival Natural Musical e entao que pude perceber o quao lindo é.

Mas tenha cuidado, infelizmente em dias tipicos o local costuma concentrar grupos de trombadinhas...ja vi " assalto" em plena luz do dia. Uma pena todo esse perigo em um local tao lindo.

Já fui em alguns shows na praça da estação que não deixaram a desejar em nada, muita segurança e ao contrario do que muitos pensam não teve confusão, essa praça é muito bonita pela arquitetura e o seu museu, servindo de cenario pra fotos de muitas noivas.

Bom demais durante eventos, tem muito espaço, e o museu é maravilhoso. Costumam, durante os shows, muitas vezes gratuitos, fazerem o museu de tela para projetores, um show à parte.
Ótimo para tirar fotos.

Lá tem muitos mendigos por perto, que ficam "tomando banho" ao ar livre com as torres de água, bem engraçado dependendo do ponto de vista.

Mas destaco aos eventos, BH ultimamente está promovendo muito coisa bacana por lá.
Você conhece o Praça da Estação? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral