O Poupa Tempo é um serviço público que disponibiliza mais de 400 serviços desde emissão de cédula de identidade, de atestado de antecedentes criminais e de carteira profissional, entre outros.

No mês de março fui ao poupatempo da se para renovar a minha habilitação para minha surpresa me deparei com um atendimento rápido tudo muito bem organizado atendentes sempre dispostos a te arrendar com várias placas de alienação e praticamente sem filas ; gastei no animo 20 minutos para renovar minha habilitação excelente .
Hoje dia 17/09/13, de saída ja enfrentamos um problemão com metro linha azul, aguardamos 50 mim na plataforma para podermos tomar um dos trens que quando não passava direto na estaçao, ou vinha super lotado, por isso eu digo ESTA MUITO CARO R$3,00, para viajar como sardinha em latas. Mas pessoal, nem tudo esta perdido, este local (PoupaTempo - Sé) é um bom exemplo de serviço público que funciona!, um dos poucos em São Paulo. Organizado, limpo, funcionários devidamente trajados e identificados, educados, de bom humor, prestativos e orientadores, pessoas da "prateleira de cima" que te explicam o que tem que ser feito e para qual setor você tem que ir, com um sorriso nos lábios.
Eu e minha esposa fomos renovar o nosso RG., e adoramos a praticidade, poder pagar as taxas diretamente com o atendente no cartão débito, no nosso caso foi assim, pois ja era a 3ª via do RG, para maior de 18 anos, na hora de passar aquela tintinha nos dedos eu pensei, pronto vou sair daqui com os dedos melecados borrados com essa tinta preta, mas que nada pessoal, eles tem um álcool gel e toalhas de papel que possibilitam a limpeza e não deixa nenhuma meleca nas nãos. Fomos excelentemente atendidos.
Mas gostaria de alertar para os locais parasitas que se beneficiam dos serviços do poupatempo na Sé. Como os fotografos, as fotos os locais e o preço de R$12,00 por 8 fotos é que não são bons. Também paramos para tomarmos um café em uma lanchonete bem proximo ao local e outra surpresa, um pingado com pão na chapa horrivel de ruim, logo fiz minha queixa ao proprietario da lanchonete pedindo a ele um pouco mais de melhoras nos serviços.
Para tirar o RG., ou renova-lo ou qq outro documento que necessite de foto, procure fazer as fotos próximo de sua casa se tiver local com qualidade, pois lá não tem esquece ou voce vai sair outra pessoa!!.

E gostaria de parabenizar os trabalhos do orgão PoupaTempo que é administrado pelo Goverso do Estado de São Paulo.

Parabéns!!!
Serviço público quase de excelência, funciona muito bem, os serviços agendados são muito bons (áreas de identificação e detran) os principais são tirar a identidade ou segunda via, assim como renovação da CNH. Realmente o serviço é funcional e garante rapidez na solução da sua necessidade, e a facilidade da proximidade do Metro é mais um facilitador, apesar que na Rua do Carmo e rua Silveira Martins, tem estacionamentos com os preços que não são tão exorbitantes assim.
Agende em: http://www.e-agendamento.poupatempo.sp.gov.br/agenda/home.seam

Precisava renovar minha CNH e queria aproveitar meu horário de almoço para fazer a renovação e o exame médico.

Fiz o agendamento pelo site e cheguei no horário conforme o solicitado. Cheguei 11:35h.
A sinalização é muito boa pq logo na entrada já tem os setores e a cor representante. Para chegar até o setor, basta seguir a linha colorida estampada no chão até o final dela. Muito prático.

Foi tudo muito rápido. Cheguei no balcão, peguei uma senha, esperei 5 minutos me chamarem, fiz a entrada dos documentos e logo em seguida tirei a foto. Não precisa mais levar foto 3x4 (o bolso agradece). Agora eles tiram na hora a foto digital e a atendente te pergunta se a foto está boa. Ok, na primeira eu pisquei e tava horrenda! Então pedi a gentileza de tirar outra, na qual eu sai de olho esbugalhado para não piscar e não tive coragem de pedir mais uma tentativa, afinal, foto não faz milagre.

Voltei para a sala de espera e nem deu tempo de sentar e já me chamaram para o exame médico. O médico era um senhor fofinho, que explicava tudo o que ele ia fazer e o pq de eu estar fazendo.

Paguei a taxa no Setor Bancário e por ser cliente do Banco do Brasil, pude pagar no cartão. Caso contrário, só dinheiro.

Amanhã mesmo já fica pronta a minha CNH nova. Eles tem o serviço de entrega por Correios, mas eu vou retirar no local.

Todos os funcionários para os quais pedi orientação foram muito prestativos! (pensa numa pessoa perdida: EU)

Adorei pq fiz tudo no mesmo local e deu tempo de fazer no meu horário de almoço! Sai de lá às 12:08h.

O que falar do Poupa Tempo? Talvez seja um dos únicos serviços públicos que funciona efetivamente em São Paulo.

Todas as vezes que precisei tirar alguma documentação fui muito bem atendido, de maneira rápida e eficiente.

O que estraga um pouco são as pessoas que não entendem o funcionamento do lugar (agendamento, etapas, procedimentos) e acabam criando tumulto.

O agendamento de alguns serviços pode ser realizado pela internet, assim como a consulta dos documentos e comprovantes necessários para cada tipo de serviço.

Bom exemplo de serviço público que funciona! Organizado, funcionários educados que te explicam o que tem que ser feito e para qual setor você tem que ir. Renovei minha carteira de habilitação e não tive problemas, em 1 hora paguei a taxa e renovei o exame médico. Retirei no dia seguinte.
Parabéns!

Onde fica afinal o Poupa Tempo da Sé? Parece óbvio, mas se você for procurar no site oficial essa unidade aparece como sendo na Praça do Carmo... e cadê a Praça do Carmo no Google Maps? Aparece como um pontinho perdido em Santo André. Tudo bem, isso pode parecer um problema pequeno, já que instintivamente você vai pegar o metrô e ver o acontece quando chegar lá. Mas para quem se perdeu em 3 dos 3 eventos que foi pelo Kekanto, ter o endereço errado em mãos é um problema sim!

Só que acreditem ou não, dessa vez eu não me perdi. E só para esclarecer, o Poupa Tempo da Sé fica na Praça Clóvis, que é quase que um anexo embrionário da Praça da Sé.
Agora vamos ao atendimento! Cheguei lá por volta das 7:30h da matina para tirar a primeira via da minha carteira de trabalho e para a minha surpresa não tinha fila nenhuma, também pudera... a essa hora da manhã. Peguei uma senha e sem demora me chamaram. O procedimento foi super simples e em pouco tempo eu já tinha a carteira em mãos, sem pagar nada por isso como, nesse caso, informava corretamente o site do Poupa Tempo.

Essa unidade funciona das sete da manhã às sete da noite e não tem restrição de serviços, oferece de tudo. Para chegar lá, de fato, basta descer na metrô da Sé e seguir as plaquinhas que indicam "Poupa Tempo". Uma vez lá em cima, se você seguir reto e virar a segunda à direita já vai estar praticamente dentro do lugar e depois é só subir uma rampinha.
Para os despreparados de plantão, lá fora há como tirar fotos 3x4 na hora e xerox também.

Fui ao Poupa Tempo numa segunda de manhã, cheguei lá às 9h30, para tirar minha Carteira de Trabalho (1ª via). Fiquei impressionada, saí de lá por volta das 10h. Tinham 15 senhas na minha frente, porém demorou apenas 10 minutos para eu ser atendida. Estão com bastante mesas para essa área, acho que tinham umas 30.
Já a fila do RG estava um pouco longa (nada que não de para enfrentar) e a do exame médico para renovação de habilitação com espera de mais de 40 minutos.

Como fui assaltado e levaram a minha CNH, corri para o poupa tempo para recuperá-la. Fiquei maravilhado com o prédio e a quantidade de pessoas que são atendidas aqui diariamente. E o que mais me surpreendeu é que funciona!

Ao contrário do que eu pensava, enfrentei uma espera bem razoável em filas e painéis. Mas nada comparado a qualquer outro lugar do governo que eu já tinha ido. Recomendo que confira todos os documentos antes de vir aqui, tudo o que preciso pode ser encontrado no site do poupa tempo.

Há um banco aqui dentro que pode ser usado para pagar as taxas de quaisquer documentos, muito prático. As filas se concentram principalmente no INSS.

A maioria dos documentos aqui tira a foto na hora, não precisa das benditas 3x4 que ficam cuspindo para você na porta da entrada. Acesse o site e confira se é realmente necessário as 3x4. Minha CNH ficou pronta em um dia, realmente muito rápido!

Sempre ouvi comentários que o Poupa Tempo era lento e um tanto burocrático, porém eu estive há um tempo atrás com pai para resolver um problema, e foi super rápido e organizado! A única coisa que achei ruim que não haver bancos mais populares dentro do Poupa Tempo para pagar as taxas dos serviços, tem o Banco do Brasil, como não sou nenhum fã desse banco (são sempre muito enrolados) achei negativo, mas dá para pagar as taxas nele mesmo.

Do lado de fora sempre tem Poupa Tempo móvel para coisas mais simples, como tirar carteira de trabalho, RG e afins.
Você conhece o Poupatempo Sé? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral