Endereço: Rua Nova Cidade, 418, Itaim Bibi - São Paulo , SP - Brasil - 04548-003

Cardápio: Ver cardápio

Portucale é um restaurante especializado na culinária portuguesa, sendo o principal ingrediente o bacalhau do Porto ou da Noruega. A casa possui uma adega com grande variedade de vinhos portugueses e brasileiros. Para abrir seu apetite, peça a entrada de alheiras (linguiças especiais portuguesas).

Optamos pela visita numa quinta-feira(mesmo feriado estariam abertos então vale ligar e consultar disponibilidade :-)).
A casa estava relativamente vazia mas também por gostarmos de ir nas primeiras horas da noite, não excedendo 20:00 geralmente.
Existe um estacionamento num posto desativado em frente cobrando R$10 o período e bem próximo outro estacionamento que não pesquisei o valor.
A recepção muito agradável, pedimos o prato de bacalhau com creme de leite que não tardou a chegar e nem por isso desmereceu a qualidade, assim como as entradas e também por fim as sobremesas.
Tudo por lá excelente, todos muito simpáticos mas como nunca frequentei fora do voucher desconheço ter recebido tratamento diferenciado sendo por ele.
Infelizmente aos menos abonados como eu, somos obrigados a não fugir da promoção por uma pegadinha muito simples, o valor do prato é R$138,00 então tudo será somado à este valor inclusive os 10%, no final a conta ainda fica relativamente salgada.
Por exemplo pedimos fora da promoção 2 cafés e duas taças de vinho onde depois decidimos ficar coma garrafa, refletiu numa conta final de R$100,00 pois a garrafa custou R$60,00 e por isso desestimulando outras investidas, temos aí mais R$40,00 por 2 cafés, 1 suco e 10% além do gasto pelo voucher no final.
Pretendemos voltar mas como percebido na primeira visita, ficaremos no máximo pelos cafés e 1 ou 2 sucos para não exceder o valor final.

Foto opinião do Cleber Baglioni Silva sobre Portucale

Para quem gosta de show de fado, vale a pena. Muito agradável, decoração diferenciada é bom para sair da rotina. Comida bastante farta, dá para comer de 3 pessoas tranquilamente. A qualidade do bacalhau é muito boa e temperado na medida certa. Serve para fazer um jantar romântico ou poucas pessoas é um ambiente tranquilo e intimista. Não serve pra gente barulhenta.
Fui com minha esposa ao Portucale num almoço de Domingo, aproveitando um desconto.
Estávamos apreensivos em relação a hospitaidade e qualidade da comida após ler algumas reclamações no Reclame Aqui, mas queríamos conhecer a casa.
O ambiente possui uma decoração realmente diferente, imitando uma taverna e a música portuguesa nos altos-falantes também ajuda a entrar no clima.
O garçom foi bem atencioso, nos indicou a mesa e explicou sobre o desconto. Logo ele trouxe o couvert (pão francês fatiado, manteiga, azeitonas e um patê), mas vimos que eles tinham entradas de bolinho de bacalhau. Então solicitamos a troca, mesmo porquê o couvert não apetecia e custava R$ 7,90 pra cada... melhor experimentar os bolinhos (6 unidades = 20 reais).
Os bolinhos estavam bons; não ótimos, pois estavam encharcados de óleo. Estavam um pouco sem gosto, mas o azeite deu o sabor que faltava.
Como prato principal pedimos um bacalhau Zé do Pipo que são postas de bacalhau com linguiça, cebola e brócolis coberto por um purê de batata (arroz de acompanhamento, já incluso no preço: R$ 130,00 - JUL/2015).
Demorou um pouco pra chegar o prato principal. Tanto é que três mesas que chegaram depois da gente foram atendidos antes e já estavam comendo. Mas como não estávamos com pressa, tudo bem.
Achei o bacalhau um pouco salgado, minha esposa gostou. Eu gostei mais dos outros ingredientes: purê, brócolis, cebola.
Na sobremesa, o garçom veio com uma bandeja de doces portugueses e disse o nome de todos. Minha esposa escolheu o famoso pastel de santa clara (R$ 6,90), mas também não estava excepcional. Por incrivel que pareça, já comi melhores em feira de rua.
Refri (lata) = R$ 6,50

Resumindo, estava bom, mas realmente eles inflam os preços para quando vc utilizar algum desconto, pague o preço normal. Os pratos com bacalhau que estão no site variam entre 120 e 130 reais e servem duas pessoas.

O Portucale tem vouchers de desconto disponíveis em sites como o Peixe Urbano e o Groupon, que tornam o custo benefício do local excelente. Já visitei a casa duas vezes com o desconto do Peixe Urbano (R$42 p/ duas pessoas com couvert, alheira, prato principal e sobremesa) e gostei bastante tanto dos pratos como do atendimento e do ambiente.
O couvert é simples, com pães franceses, patê de atum e azeitonas. Já a porção de alheiras vem com seis unidades, o que é suficiente para dois porque os salgados são gordurosos e ficam enjoativos em grande quantidade.
Entre os pratos principais é possível escolher o Bacalhau à Gomes de Sá (bacalhau em pedaços com batatas aos cubos e ovo cozido salpicado com salsinha e cebola), Bacalhau à Brás (bacalhau do Porto desfiado, batata palha e ovos mexidos salpicados com salsinha e azeitonas portuguesas) ou Bacalhau com Natas à Moliceiro (bacalhau do Porto desfiado com batatas aos cubos e creme de leite fresco gratinado). Todos servem bem duas pessoas e já experimentei os de Natas (o melhor) e à Brás (que veio com pouquíssimas azeitonas e omelete e bastante batata palha, o que deixou o prato meio desequilibrado).
Na hora das sobremesas, o garçom traz à mesa uma bandeja com Pastéis de Santa Clara, Toucinhos do Céu, Pingos de Tocha, Gracinhas de Cascais, Queijadinhas, Pastéis de Belém e Sonhos de Nozes.

Lugar tranquilo e fácil de achar vaga para estacionar (em uma quarta à noite).
O ambiente é bem bacana, tentando lembrar uma construção medieval.
Fui de groupon, R$ 42,00 por couvert + porção de alheira + prato principal (escolha entre 3 opções) + sobremesa para 2 pessoas, válido de terça a quinta.
Os pratos com bacalhau são para 2 pessoas com porções bem servidas, para o prato principal escolhemos o bacalhau com natas à moliceiro, prato que já havíamos provado em outras visitas ao Portucale e infelizmente desta vez não estava bom.
Espero que tenha sido apenas desta vez, vou dar mais uma chance.

Comprei um cupom para duas pessoas no restaurante.
Começar pela reserva, muito fácil e rápido.
no local o restaurante é lindo todo temático, me senti em Portugal!
o atendimento é nota 10!Todos os garçons são muito atenciosos, e o melhor
de tudo foi a comida. comemos o melhor bacalhau aqui de SP! estava MUITO BOM.
SUPER RECOMENDO A TODOS. será sem duvida incrível.

Foto opinião do Karina Aragão sobre Portucale
Você conhece o Portucale? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral