Ponto Chic - Paissandu

| Rank: 36º de 839 | Lanchonetes

Endereço: Largo do Paissandu, 27, República - São Paulo , SP - Brasil - 01034-010

Telefone: (11) 3222 6528 / 3222 9057

Cardápio: Ver cardápio

Uma das lanchonetes mais tradicionais de São Paulo com mais de 90 anos de história, o Ponto Chic oferece um cardápio variado com sanduíches, porções e pratos tradicionais da cultura paulista, como o filé mignon à parmegiana. Mas a casa é conhecida e reconhecida pelo famoso Bauru, um lanche feito no pão francês com finas fatias de rosbife, tomate em rodelas, pepino em conserva e uma mistura de 4 tipos de queijos, inventado por um estudante que tinha o mesmo apelido.

Encravado bem no coração do Centro, a casa continua fazendo o melhor Bauru do Universo. Com uma mistura de queijos saborosos é único, tornando o lanche maravilhoso, que deixa um gostinho inesquecível. O único porem fica a cargo dos altos preços, que competem lado a lado com o sabor oferecido do lanche.

Foto opinião do José Machado sobre Ponto Chic - Paissandu

Local simples, mas bem aconchegante e acolhedor. Descobri o lugar através de uma visita técnica de arquitetura e urbanismo pela região. Pedi um lanche do cardápio de especialidades da casa, O BAURU! De fato, o lanche é muito gostoso e farto, dá para dividir entre duas pessoas, mas achei o preço salgado.

Nem lanchonete, nem boteco. O Ponto Chic é marca registrada na história do coração de São Paulo.

Lembro quando o conheci, quando garoto, acompanhado de um amigo advogado. Ele trabalhava ali, em frente ao primeiro Ponto Chic da cidade, e fez questão de me levar para experimentar o tal bauru. Rosbife, queijo, pão. Não poderia imaginar o quanto sairia satisfeito dali.

Lembro que, ao me deliciar com o bauru, lembrei do famoso sanduíche de presunto do Chaves, meu favorito da TV. Caso Bolaños tivesse a oportunidade de provar o clássico da República, nunca mais pensaria em outra coisa.

Além disso, como toda verdadeira lanchonete, as batatas são servidas em grandes cortes, fazem o acompanhamento valer a pena. O ambiente nostálgico fecha o pacote, e faz dos breves instantes uma experiência inesquecível.

O Ponto Chic é a casa do Bauru, o original, não aquele que você come nas outras lanchonetes...

Diz a lenda que um cliente, natural de Bauru, interior de São Paulo e estudante de Direito da

faculdade de Direito do largo do São Francisco, um dia pediu um sanduíche com os

ingredientes do Bauru e o sanduíche começou a fazer sucesso. Como não tinha um nome, o

pessoal começou a pedir o tal sanduíche igual o do Bauru e o nome acabou pegando, igual

apelido de criança!

É feito com rosbife, uma mistura de queijos derretidos em água quente e pepino em conserva

fatiado em rodelas.

Uma delícia!

Não é todo dia que se pode comer um lanche com mais de 70 anos de história! Já sabia da existência desse lugar a algum tempo, porém até hoje não sabia a exata localização do berço do Bauru.
Não sei como vivi até hoje sem ter comido essa delícia de queijo com rosbife e tomate!
Dica: De e segunda a sexta a partir das 15h até as 19h o lanche custa 15 reais reais!

Um dos pontos de encontro mais tradicionais da capital, o Ponto Chic conta história. Não só por ser o local onde nasceu o famoso sanduíche "Bauru", em 1936, mas por ter entre seus clientes grandes personagens de eventos importantes, como por exemplo, os artistas que participaram da "Semana de Arte Moderna de São Paulo".

O ambiente é bastante agradável e mantém as características principais desde sua fundação, em 1922. Os garçons muito experientes e habilidosos atendem muito bem os clientes que movimentam o restaurante durante o dia todo.

A prata da casa, claro, é o Bauru clássico: um pão francês recheado com a combinação de quatro queijos (prato, suíço, estepe e gouda), rosbife, tomate e pepino em conserva. Também vale a pena experimentar o "Mexidinho", feito com presunto picado dourado na manteiga, ovo e queijo e que é servido direto no pergaminho para manter a temperatura.

Os preços em geral são um pouco salgados, mas as porções são servidas em grandes quantidades, como a 'limonada delícia' e o filé à parmegiana que servem tranquilamente três pessoas.

A demora para servir as mesas e o preço superestimado do Bauru faz com que o Ponto Chic perca alguns pontos, mas há a opção de pratos mais rápidos que podem ser apreciados na entrada, como a porção de cebolas fritas.

Minha primeira vez no ponto chic, esperava mais do lugar, atendimento bom e rápido, e na hora da escolha, sem dúvida o famoso lanche de Bauru (R$20,90), que na minha opinião é bem sem graça, não encontrei em seu sabor nada de especial, a história do lanche é mais bonita, do que um lanche saboroso.

Depois de passear pelas ruas centrais e SP, que tal comer um big lanche, fomos comer o Bauru que realmente é um sucesso , bem recheado, pedimos antes umas fritas, que veio no ponto, sequinha e deliciosa, e lógico que um chope escuro para acompanhar.
Atendimento nota 10, tudo limpinho nem parece que estamos no centro nojento de meu querido SP. Valeu a pena ter ido conhecer.

Não tem como viver em São Paulo e não conhecer de onde veio o tradicional Bauru! Para isso, apenas dando uma passada no Ponto Chic, justamente este, no Largo do Paiçandu, onde tudo começou =)

A história que contam do Bauru é que um estudante de Medicina, nos anos 50-60 (não sei exatamente quando), teria pedido ao garçom do Ponto Chic para que fizesse um sanduíche com proteína, carboidrato, gordura, fibra: rosbife, pão, queijo, tomate. Ou seja, uma refeição completa. Como o estudante era da cidade de Bauru, o sanduíche ficou conhecido por este nome e tão bom que virou sucesso! E copiado por outros lugares em São Paulo, com variações em outras cidades.

A diferença do bauru de outras padocas/lanchonetes que o vendem, é que no Ponto Chic o rosbife é rosbife mesmo (não presunto) e não apenas um queijinho, mas sim um blend de queijo delicioso e ultra cremoso. Além de acrescentarem pepino que dá um tchan a mais. Não tem o que questionar: melhor bauru ever. Porééém, o valor, ah o valor: chega a quase R$ 20!! Sim, pasmem! Um sanduba em pão francês neste preço, por causa da fama. Há alguns dias em que entre 15h e 18h (me corrijam se estiver errada) que o valor cai pela metade.

Pra acompanhar, pedi um suco e...vem numa jarra! Quase um litro de suco por um preço camarada! Pelo menos isso vale à pena, rs.

O lugar mantém a antiga decoração e arquitetura de quando foi fundado e ganhou fama. Os próprios garçons se vestem como antigamente, com a gravata borboleta (por isso foi apelidado de "chic").

Vale a visita pela história, mas prepare o bolso para provar o melhor e original bauru da cidade!

A promessa de conhecer o famoso Bauru do Ponto Chic é de longa data, a tentativa de marcar um almoço lá, nem se fala!
Assim, acabei conhecendo o local apenas por fora e pedimos para entregar no trabalho mesmo. Por telefone e sem conhecer, pedimos o bauru tradicional...é melhor não arriscar, né?
Já começou mal pelo preço, afinal, R$ 20,80 por um bauru é um pouco demais para mim. No nosso caso, com a entrega ficou em R$ 22,88 porque a taxa é de 10% o valor da compra e não um preço fixo. Ok...uma vez não mata e dizem vale a pena.
Ao abrir a caixa estranhei, pois sempre soube que bauru era com presunto e não com rosbife. Estava muito bom, não dá pra negar, mas muito pesado (só consegui comer metade) e não achei que vale o preço.
Depois de provar, procurei neste site e vi que muitos dizem que pagamos o local, ou a história...tenho minhas dúvidas se comendo lá mudarei de idéia. Quem sabe eu não arrisco um dia?
Você conhece o Ponto Chic - Paissandu? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral