Ponkan Sushi & Arte

| Rank: 147º de 878 | Restaurantes Japonês

Adorei o restaurante. Bom atendimento e ótima comida. Os pratos são bonitos e bem apresentados. Os temakis são meio caros mas são bem grandes, não vi ninguém comendo com a mão, embora provavelmente seja possível. Indico a robata (espeto) de salmão com shimeji, é incrível. Não por acaso estava bem cheio em uma 2a feira à noite. Só tem rodízio aos sábados. É do tipo inventivo, não é comida japonesa roots, mas tem também coisas bem básicas como teppan.

Esse restaurante japonês é conhecido principalmente pelos temakis, que são grandes e feitos com salmão cortado em cubos. Além dos temakis, o restaurante tem um yakisoba muito gostoso e bem servido, os hot rolls também são uma ótima pedida, uma porção possui 18 unidades.

Localizado na rua piauí, ao lado da universidade Mackenzie, sempre há um ou mais grupos de alunos no local. O ambiente é agradável, os preços são razoáveis e o atendimento é eficiente.

Eu frequento o Ponkan desde meu primeiro semestre da faculdade, hoje estou no último, e nesses 4 anos, a qualidade do Temaki é a mesma. Em questão de preço acredito que o aumento foi algo entorno de 10% (de R$ 12,50 para 13,90) Salmão simples.

A casa sofreu uma reforma para aumentar sua capacidade, em horários entre as aulas da noite é o horário de pico (18h30, 19h50~20h10, 21h20 ~21h40)

A Fama do Ponkan é devido ao tamanho do temaki, e principalmente por como o peixe é cortado, em cubos, e não batido. Os cubos são grandes e é preciso comer os cubos de cima para poder segurar o temaki.

Vale a pena comer um temaki entre as aulas lá, ao invés dos Fast food que temos ao redor

Fui ao Ponkan ontem, acompanhada de um amigo. A entrada do lugar é bem discreta e nem dá pra imaginar que o espaço do restaurante é tão amplo. Eu não havia feito reserva, mas a espera por uma mesa não demorou mais que 5 minutos.
Fiquei com a impressão de que o público, pelo menos naquele horário (19h30), era de alunos do Mackenzie, localizado ao lado do restaurante. Isso e a decoração dão ao ambiente um climinha mais jovem e moderno.
O bacana é que há tanto mesas para grupos grande, como para dois. Fica todo mundo bem acomodado, apesar do espaço lotar.
O atendimento foi simpático do começo ao fim. Para começar, pedimos dois temakis tradicionais de salmão. Se não me engano, cada temaki custou R$13,90. Como eu queria cream cheese no meu, precisei pedir à parte, pagando mais 2 reais. E o temaki é dos grandes, apesar de ser a opção "tradicional"!! No cardápio há a opção de temakis especiais (uma média de 18 reais), que são ainda maiores.
O que achei diferente (e uma delícia) é que o salmão vem cortado em cubos. Assim, pra conseguir comer esse temaki, só com a ajuda dos hashis! Depois que se come boa parte do salmão que é possível pegá-lo com a mão.
Além disso, pedi um salmão grelhado, que vem acompanhado de salada (total de 25,90). É possível escolher entre 3 opções e escolhi a Agridoce, que leva um azeite bem gostoso. Esse prato salada + salmão foi tranquilamente dividido entre nós dois.
No fim, saímos satisfeitos, sem aquela sensação "pós-rodízio-japa" e a conta para os dois (2 temakis tradicionais + cream cheese + coca-cola + salmão com salada) ficou em 69 reais.
Aos sábados somente há a opção de rodízio (59,90). Em julho, no contra fluxo das aulas do Mackenzie, também é oferecido o rodízio de segunda a sexta.
O almoço é oferecido do meio-dia às 15h30 e o jantar, das 17h30 às 23h (exceto de sábado, quando o jantar começa às 19h).

Apesar de estar do lado de uma universidade (Mackenzie), o Ponkan não se submeteu completamente a ocidentalização da comida japonesa. Outros restaurante ou redes de temakerias vendem de tudo exceto comida japonesa, qualquer coisa que você peça vem recheado de Cream Cheese. Não estou dizendo que não gosto de cream cheese, na verdade eu gosto muito, mas no meu café da manhã e em cima da minha torrada, e não com meu peixe!

Enfim, o Ponkan é muito bom, a decoração não difere de outros restaurantes ou sushi-bars. Algumas mesas, um balcão para esperar uma mesa e aquelas mesas especiais típicas de restaurantes japoneses. Normalmente por volta das 20h o local começa a ficar cheio devido ao intervalo de aula do Mackenzie, mas não demora muito para conseguir uma mesa, e se você não se importar pode sempre sentar no balcão.

O Ponkan não é dos mais tradicionais, mas não faz feio perto do verdadeiros restaurante restaurantes japoneses. Os temakis são os pratos que mais saem, eles tem em dois tamanhos, o normal, que se come em qualquer temakeria (100g), e um ignorante que vem muito bem servido e sem miséria nenhuma (140g)! Além disso, os temakis não vem recheados de cream cheese por padrão, se você quiser pode pedir, mas se não quiser, não precisa pedir para vir sem.

Outra opção que é muito boa são os Robatas, espetinhos japoneses, para mim o melhor é o de medalhão de file-mignon. Existem outras opções muito bem variadas. O preço varia de R$ 4 a R$ 6. Vale muito a pena.

E como todo bom restaurante japones, um bancha (chá) para acompanhar a comida.

Recomendo muito! Além da comida ser muito boa, o preço é bem acessível.
Você conhece o Ponkan Sushi & Arte? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral