Speranza - Moema

Margherita está na tradição da Speranza
| Rank: 18º de 1156 | Pizzarias

A cantina e pizzaria Speranza nasceu em 1958 e o local oferece bela decoração arborizada e mesas ao ar livre, tornando-se um bom lugar para almoços e jantares em família. O carro-chefe da casa é a Pizza Marguerita, oferecida em 3 versões. Mas atenção: esta pizzaria foi a primeira a trazer a Marguerita ao Brasil e não é possível dividi-la com outro sabor, justamente para manter a origem da pizza. Como entrada, peça o Tortano, o pão de linguiça napolitano.

Especialista em Pizzarias com 35 opiniões na categoria

Pizza Pepperoncini é 10
A pizza de Pepperoncini é muito boa. Recomendo. Molho de tomate, pepperoni, (gorgonzola ou mozzarella), cream cheese, tomate cereja marinado na salvia e manjericão e azeitonas verdes.

Vale notar que o tamanho da pizza me pareceu um pouco menor do que as de outras pizzarias. Me senti um pouco ludibriado nesse sentido =p.

...e não! Não é exagero do título. Realmente a Speranza superou minhas expectativas, até porque nunca fui ao lugar e sempre pedir delivery, sem me arrepender. Minha opinião vai ser sobre o delivery que vale mega à pena se você quer investir mais na pizza em casa.

Mesmo sendo delivery a qualidade não é inferior, mas vai gastar em torno de R$ 70-80 por uma pizza. Sim, a pizza lá é cara mas uma DELÍCIA. E como você vai pagar caro por uma pizza, faz favor de pedir sabores que valem à pena! Minha sugestão, sem sombra de dúvidas, é a Quatro Queijos (dispensa comentários!) e Pepperoncini (molho de tomate, pepperoni, gorgonzola ou mozzarella, cream chesse, tomate cereja marinado na sálvia e manjericão e azeitonar verdes). Gente! O que é isso! Muito caprichada, preparada, com um sabor inigualável.

Se você quer ser mais tradicional, a Speranza foi a primeira pizzaria de SP a trazer o sabor Margherita ao Brasil. Esta pizza é vendida somente em um sabor (nada de dividir em dois) justamente para manter a tradição das pizzas italianas e preservar o sabor.

Somente tiro uma estrela porque já tive problema, no último delivery, de vir fria e molenga - me surpreendi inclusive, porque nunca havia tido problema. Aí dá uma dor no bolso, né? Como a fome era muita não liguei para reclamar, mas também não deixarei de pedir.

Ah, se você acha Moema muito longe, tem no Bixiga também beleza? Vale super à pena provar uma das pizzas mais tradicionais de SP.
Há 50 anos no mercado gastronômico, a pizzaria/cantina Speranza oferece em seu cardápio uma das melhores pizzas da cidade de São Paulo.
Possui duas unidades, sendo a sede no bairro do Bixiga e a mais recente no bairro de Moema.
A unidade de Moema conta com um atendimento acolhedor, um ambiente espaçoso, muito familiar e confortável. Aproveite, pois eles aceitam todos os cartões de crédito e possuem estacionamento próprio!

Filial da tradicional casa do Bixiga, com mais de 50 anos de serviços prestados à gastronomia paulistana. Conta com 3 amplos e bem iluminados salões, atendimento VIP e o mesmo carinho na elaboração das redondas mais famosas da cidade.

Foi a primeira pizzaria na América Latina a receber o selo “Verace Pizza Napoletana”, responsável por promover a culinária e a tradição da pizza napolitana.

De entrada, uma generosa fatia do sensacional Tortano (R$ 15), pão napolitano que lembra um panettone, sempre bem recheado com linguiça e queijo.

O cardápio de pizzas oferece mais de 30 opções de recheios, assados em discos de 4 e 8 pedaços, mas nenhum faz mais sucesso do que a espetacular Margherita, preparada e servida ao estilo napolitano (4 pedaços, R$ 40; 8 pedaços, R$ 50).

Vale lembrar que não é possível pedir a Margherita "meio-a-meio" com nenhum outro sabor. Regras da casa.

As pizzas da Speranza são todas ótimas e bem recheadas. Além da unânime Margherita, recomendo a Prosciutto Parma (4 pedaços, R$ 50; 8 pedaços, R$ 60). O presunto parma que cobre todo o disco é mais suave e tenro, o queijo que vem abaixo é muito saboroso e não é pesado, sem falar da massa crocante e do excepcional molho de tomate.

Diferente da Margherita, a Proscuitto Parma pode ser pedida meio-a-meio com as outras pizzas da casa.

De sobremesa, recomendo um pedaço da ótima "Pastiera Di Grano" (torta típica de Nápoles, feito à base de creme de ricota e trigo, R$ 15), e o saborosíssimo "Mousse Cioccolate" (R$ 13), com sabor intenso e marcante.

O Viajante Comilão - http://oviajantecomilao.blogspot.com
Foto opinião do Daniel Neves - O Viajante Comilão sobre Speranza - Moema
Fomos no dia 19.04.13 (sexta-feira), por volta das 20h. O local estava tranquilo, sem espera. Deixamos o carro com o vallet e entramos. O ambiente é bonito, típico de um restaurante italiano - com mesas relativamente grandes e cheias, com crianças correndo e garçons para todo lado. Enfim, não é um local para ir a dois, conversar etc., ao menos do lado de dentro. Fora há um "terraço", um pouco mais escuro - mas evite no frio, pois, mesmo fechado é bem frio!

Como queríamos provar a pizza mesmo, não pedimos nenhuma entrada (nem o tal pão de calabresa). Pedimos meia calabresa e meia mussarela especial. Como nunca havíamos ido ao restaurante, nada melhor do que pedir uma clássica. De nada adiantaria pedir uma pizza especial se nem as "especialidades" da casa conhecíamos ainda... Seria como ir no Outback na primeira vez e pedir uma salada...

Pedimos também uma cerveja long neck belga e um refrigerante. A pizza veio muito rápida - muito mesmo! Digo que não demorou três ou quatro minutos. Acho que, por isso, então, da minha nota baixa. Vou explicar.

A pizza veio bem crua, muito branca. A massa é MUITO GROSSA! Se você (assim como nós) gosta de uma massa fina, crocante, com coberturas bem cortadas, bem escolhidas, esqueça esse restaurante. Vimos depois que a especialidade do local é essa massa "tradicional" (italiana) grossa. A calabresa também veio grossa e a mussarela nada de especial. Enfim, a pizza não tinha gosto, por incrível que pareça, de nada (!). Uma pena.

Mesmo enquanto comemos, claro, comentamos sobre o que pedimos. E não gostamos - mesmo! Achamos incrível uma pizza não ter gosto... E como eu disse acima, como ficamos no terraço, em menos de cinco minutos a piza não estava nem mais fria, mas GELADA. E o triste é que o restaurante não cobre as pizzas que ficam na mesa, ou seja, elas ficam expostas ao frio/insetos, o que não é muito agradável - e na segunda fatia você já come pizza "de geladeira".

Os garçons (são vários) ficam conversando e mexendo no celular, sem prestar atenção nas mesas. Você precisa "caçar" um. Uma pena, pois só de imaginar o que o local gasta com garçom...

De sobremesa, pedimos uma torta de maça com sorvete. Essa, sim, vale a pena. Custa cerca de R$ 20,00 (!), mas é muito pequena. Chega a ser engraçado o tamanho da sobremesa perto do prato que a traz. Serve bem pouco duas pessoas - e olha que minha namorada não gosta de doce...

A conta, com uma pizza bem simples, uma cerveja, um refrigerante e uma sobremesa saiu R$ 105,00, mais R$ 17,00 do estacionamento, totalizando R$ 122,00. NÃO valeu a pena, ao menos para nós. Um absurdo pela péssima qualidade da pizza.

Como o objetivo daqui é comentar os restaurantes, não há como comparar este local com, por exemplo, o La Glória - que custa vinte reais a menos em média e usa produtos importados, com uma massa leve, gostosa e um ambiente requintadíssimo, sem crianças correndo etc. Ainda, não há como comparar com o Bráz, Quintal do Bráz, Rito, dente outras tradicionais de São Paulo. Ficamos pasmos ao saber que alguns jurados da Veja SP haviam elegido esta pizzaria como uma das melhores. Enfim, gosto é gosto e esse foi o nosso.

Sempre vale conhecer novos lugares, mas a Speranza, com certeza, não nos receberá novamente. Uma pena, pois o lugar era promissor...
Você conhece o Speranza - Moema? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral