Fundada em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo, a Pinacoteca é o museu de arte mais antigo e um dos maiores de São Paulo; e assim como a Sala São Paulo e o Theatro Municipal foi projetada pelo arquiteto Ramos de Azevedo. O prédio possui um arquitetura muito com exposições permanentes, mostras itinerantes, workshops gratuitos, oficinas e um charmoso café. A entrada é gratuita às quintas-feiras e aos sábados.

Promoção

Entrada gratuita de quinta, sábado e domingo.

Estive hoje na Pinacoteca do Estado. Lugar que amo e idolatro. Sempre vou a exposições e rever o acervo deles. Me encanto com as obras de nanquim em papel. Tão delicado !! Se fosse meu, teria borrado no primeiro traço.. O lustre é uma atração à parte. Lindo !! Cada vez que vou à Pinacoteca, eu a amo mais. Atenção para os horários e entradas gratuitas. Prestigie e visite a Pinacoteca.

Falando sobre a Pinacoteca é um ambiente mitigador do senso crítico enquanto contempla as exposições e obras, sejam itinerantes ou não, permite um auto-questionamento sobre o que é obra, o que é conceito e o que deabos estou fazendo aqui aehaeaaeuaue.
O prédio é amplo permitindo apreciar todos os seus cômodos porém o horário é restritivo durante a semana e por este motivo em exposições de grande visitação são constantes e sacrificantes as filas para conseguir apreciar a arte do expositor.
Existe outro prédio próximo, possivelmente 200 metros, chamado Estação Pinacoteca situado no prédio da Estação da Luz com exposições menores porém não menos interessantes e com um amplo estacionamento sendo de todas as vagas dois níveis só de vagas cobertas a um ótimo preço de R$11,00 por até 3horas, considero o estacionamento mais indicado pois com o ingresso da Pinacoteca ganha-se o acesso à Estação Pinacoteca , é ou não uma maravilha ?!
A Pinacoteca possui um pequeno café com boas opções para beliscar, observe que comento em beliscar pois se optar por fazer uma refeição ou perder o controle do que está escolhendo terá uma dolorosa surpresa XD.
Já falando da exposição talvez pela superexposição a visitação é volumosa pois não conseguimos entrar no domingo(30/11) e mesmo numa terça-feira havia uma pequena fila para o acesso.
Percebi um preciosismo exagerado nesta exposição com regras em demasia, do tipo "Não pode foto com flash", "não pode retornar à ala já visitada", "não pode sair e entrar da sala, precisa pegar fila novamente", "não pode avançar o braço além da demarcação do chão".
Desconheço os motivos para tamanha melindrisse desta exposição, é sempre gratificante uma visita pelas suas alas mas esta visita foi exaustiva para poucos momentos de contemplação.
Foto opinião do Cleber Baglioni Silva sobre Pinacoteca do Estado
Um ótimo local para visitar as exposições. O local é de fácil acesso (fica ao lado da Estação da Luz) e tem sempre exposições itinerantes.
O prédio é bem grande, tem diversas salas com diversos tipos diferentes de exposição. O preço do ingresso é bem pequeno e em alguns dias, é gratuito (isso mesmo! 0800)
Programe o seu tempo e visite o local.

Farei uma triste confissão, sou paulistano, nasci e sempre vivi aqui. Entretanto, foi necessário a exposição do chamado hiperrealismo do artista plástico australiano Ron Mueck aportar na cidade, e se transformar em uma grande febre, para que eu viesse a conhecer esta maravilha que a cidade nos oferece.
Naquele domingo, saí com a promessa de voltar e conhecer o acervo permanente. Espero cumprir e logo...
Em minha singela opinião, é o prédio mais lindo da cidade de São Paulo, felizmente ele não foi terminado. Fui a Pinacoteca do Estado algumas vezes e sempre me senti em qualquer lugar, menos num museu. Um lugar super agradável e sem aquela sensação opressora que se faz presente em outros museus já frequentados por mim.

Maravilhosa! Me surpreendeu! Encontrei a Pinacoteca numa semana que havia exposiçao de telas de pintores ingleses do sèc. xvIII a XIX. Muito informativo, alem da Pinacoteca ter seu proprio acervo. Gostei muito da organizaçao, tudo muito bem estruturado. Coisa de primeiro mundo. Um lugar que me marcou muito porque o museu tambem tem um parque muito gostoso de estar.

A Pinacoteca de SP é um lugar maravilhoso, imperdível.
É um absurdo paulistas e paulistanos não conhecerem.
Recomendo a todos os turistas.
É fácil de chegar com metro, trem e de carro (tem um estacionamento pequeno).
O preço do ingresso é baixo, acessível a todos e tem dias e horários gratuitos (só que costuma ter muita gente)
São mais de 10 salas distribuídas em 3 andares (térreo + 2).
Não é permitido entrar com sacolas ou mochilas, mas há uma chapelaria com armários.
É permitido tirar fotos, mas sem flash.
E todas as exposições são grandiosas.
Não percam a oportunidade.
Ah, e é um lugar para se "degustar" cada quadro, cada escultura, sem pressa.

A Pinacoteca fica bem do lado da Estação da Luz e praricamente do lado do Museu da Língua Portuguesa. Aos sábados a entrada é gratuita. O lugar é grandinho e o interior é bem antigo mas reformado.
Achei que deveriam colocar faixas no chão indicando a distância mínima das obras, já que chamaram a minha atenção por estar muito próximo de uma delas. Ora, esse negócio de estar perto demais ou longe suficiente é relativo. É bom ir com sapatos confortáveis e se preparar por passar um bom tempo em pé, já que pra ver todas as seções leva um tempinho. Em um dos andares há um café. Os preços são salgadinhos, mas é o que tem.
O piso range demais em algumas salas...
No geral, é um passeio gostoso, mas não acho que crianças ou adolescentes mais energéticos vão gostar muito.

Prestem atenção a cronologia do passeio, tem placas indicando onde se começaria de uma forma da ordem correta.
De qualquer forma vc se diverte independente disto. Bem organizado, limpo. Vc estranha um pouco quando os seguranças chegam em vc e podem para não beber água em garrafa no local, mas logo vc entende que é para segurança das obras do local.
Vale o passeio por todos os corredores, até nas docas.
Tento um pouco mais de tempo, não deixe de passear no parque na frente do Museu.
De quebra, quando sair, visite o Museu da Linguá Portuguesa, bem na frente da Pinacoteca.
Você conhece o Pinacoteca do Estado? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral