Passeio Maria Fumaca - Estação Anhumas

| Rank: 12º de 130 | Atrações - O que fazer

Pagar uma passagem inteira ou meia passagem pode parecer caro, mas vale muito o passeio. A ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária) é a responsável pelo passeio da Maria Fumaça. Pode-se escolher o passeio inteiro ou somente metade do caminho saindo de Campinas ou Jaguariúna. O local tem estacionamento e lanchonete (para os viajantes de longe) com café, salgados, pães de queijo entre outras boas guloseimas. Antes do início do passeio, é explicado algumas coisas sobre a locomotiva e finalmente podemos embarcar. Durante o percurso somos agraciados com ferromoça vendendo lembranças (chaveiros, camisetas, lápis e até mesmo quepe para os mais entusiastas). Todo o dinheiro arrecado ajuda a manter a preservação das locomotivas, trilhos e até mesmo na restauração de antigos carros (vagões). A duração do percurso completo é de 4h aproximadamente (com parada de 50 minutos no trecho Campinas-Jaguariúna). Durante o passeio também podemos aproveitas e comprar alimentos e bebidas no carro restaurante ou sorvetes vendidos por um "ferromoço" que circula o trem. Para finalizar, ainda tem artistas que formam uma pequena banda e alegra os passageiros com marchinhas e músicas mais populares (como "Águia Branca" por exemplo)

Fui num domingo pela manhã, de excursão, essa é uma atração que vale a pena conhecer e desfrutar. O passeio começa na estação Anhumas em Campinas, percorre 25 Km de via férrea e termina em Jaguariúna, passa pelas fazendas de café da época do Brasil Imperial, onde passava toda a riqueza da região sudeste. A locomotiva é bem conservada, com tudo original, durante o passeio tem os ferromoços que vendem desde lembrancinhas, chocolates, refrigerantes, água, cervejas, cafés, camisetas, doces em pedaços, tem apresentação de moda de viola de música raiz, tudo para retratar os idos tempos da locomotiva à lenha, a famosa Maria Fumaça. Recomendo esse passeio, vale muito a pena.

Passeio agradável, funcionários extremamente atenciosos. O passeio é caro, mas quem é estudante paga meia. Os produtos vendidos dentro do trem também são caros, mas é isso que mantém a Maria Fumaça funcionando já que não tem ajuda governamental. A paisagem é linda e as histórias contadas durante o passeio são muito interessantes. A cidade destino, Jaguariúna, também possui várias atrações turísticas.

Praticamente é vivenciar uma volta ao tempo!
Uma das atrações turísticas mais memoráveis da cidade!
Antigamente o preço era mais em conta, hoje subiu um pouquinho mais, mas nada impede de você ter essa experiência super agradável ♥
O passeio se inicia na estação Anhumas e lá são vendidos ''ingressos'' para Tanquinho e para Jaguariúna! A locomotiva é super bem conservada e como a paisagem é bela!

Ótimo para um passeio familiar com as crianças (:

Um dos poucos passeios ainda disponíveis no Brasil, é uma verdadeira viagem no tempo. Os passeios partem da Estação Anhumas e são vendidos em dois tipos: para Tanquinho (com 1:30 hs de duração) e para Jaguariúna (com 3:30 hs de duração). Os ingressos não são baratos, mas vale a pena fazer nem que seja uma vez na vida. Os vagões estão super conservados e além de passar pelas lindas fazendas centenárias da época do café, há apresentação de grupos teatrais vestidos com roupas de época e apresentações musicais, que divertem os viajantes.
Vale lembrar que a Maria Fumaça, já foi utilizada nos cenários de cerca de 20 novelas de época.
Foto opinião do Sirlayne S. sobre Passeio Maria Fumaca - Estação Anhumas

A beleza das locomotivas impressiona e o passeio é deslumbrante, é aquele tipo de passeio que você faz e carrega a lembrança consigo pro resto da vida. As crianças adoram! Inclusive, já fui em excursão com a escola quando era criança e retornei a esse mesmo lugar para levar minha irmã e meu primo pequenos.

Você pode optar ao passeio até o bairro Tanquinho ou até Jaguariúna. Fiz o primeiro trecho, pois além de mais barato, é menos massivo. Durante o percurso, um pessoal bastante simpático canta e diverte os visitantes.

O passeio em si é bem legal, a Maria Fumaça realmente é das antigas, acho que a 505 qual fomos, era de 1930... O que foi ruim é que ao chegarmos em Jaguariúna, estava muito, mas muito cheio por conta de uma exposição de carros antigos, só deu tempo de ir no banheiro, não conseguimos comprar nada para comer e beber, isso em 40min. Na volta, próximo à estação de Anhumas o trem descarrilhou e paramos por volta das 14h00 até decidirmos não esperar mais e ir a pé seguindo os trilhos. o pessoal pediu para não fazermos isso, e esperar mais um pouco, só que já eram 16h15. Nossa sorte foi que conseguimos pegar um ônibus praticamente do lado do trem onde ocorreu o fato. Chegamos em Anhumas e fomos comer. Por volta das 17h10 ouvimos a Maria Fumaça chegando. Minha opinião: vale a pena ir, mas leve lanche e água. Se acontecer isso, pense que você está numa locomotiva de quase 100 anos e o pessoal é bem prestativo e voluntário. Portanto, não se estresse, como aconteceu com um senhor que lá estava. Se quer fazer algo faça, mas não fique só reclamando. Eu iria novamente, com certeza!

Bem, eu andava de maria fumaça quando era criança, na época era baratinho, nada comparado ao roubo de hoje.
É um passeio que vale muito a pena, por tudo, parece que que se volta ao tempo, a maria fumaça está linda, bem conservada, os vagões, durante a viagem tem um grupo de senhores que cantam e tocam, as paisagens são lindas, passam por várias fazendas, inclusive usadas para fazer cenário de novela.
Tem duas opções, fazer o passeio mais curto, que vai até o bairro Tanquinho (com 1:30 hs de duração) ou ir para Jaguariúna (com 3:30 hs de duração).
Já que o negócio é caro, aconselho meter o pé na jaca e fazer o de Jaguariúna. Chegando lá, tem um bar muito gostoso que se chama botequim, eles servem uma picanha na pedra que é SENSACIONAL!!!! se não quiserem, tem uma feirinha logo quando desembarca, com comida (comi umas coisinhas bem gostosas la) e suvenirs (comprei imas de maria fumaça), e tem também, um museu de coisas antigas, é um passeio que vale a pena, mas é bem salgado no bolso, vai gastar com alimentação uma média de 100 reais por pessoa.
Se tem carteirinha de estudante ou é idoso, o valor tem desconto.

Foto opinião do Miriam Abrahão  -  Blog Dicas da Mi sobre Passeio Maria Fumaca - Estação Anhumas
Você conhece o Passeio Maria Fumaca - Estação Anhumas? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral

Conteúdo relacionado O que fazer em Campinas?