Parque Nacional do Caparaó

Parques

O parque Nacional do Caparaó é u lugar de muitas belezas , fomos no parque no final de julho eu minha esposa e minha filha, passamos por todos os pontos turísticos do parque, o cachoeira, o vale encantado o mirante ate a tranqueira , ultimo pó todo que pode ir de carro , não fomos ao pico por não termos condições físicas para isso , foi um dia todo no parque ,
Muito bom.

Muito bom.

Vou uma vez por ano. 80% do Parque fica em território capixaba, resquícios de mata atlântica, frio aconchegante o lado de MG em Alto Caparaó é mais estruturado no sentido de logística com restaurantes, caixas eletrônicos, postos de combustíveis e pousadas. Local para aventureiros e pessoas que buscam liberdade e contato com a natureza.

A serra do caparaó tem parte localizada no Estado de Minas Gerais e parte no Estado do Espírito Santo. Os grande atrativos são os picos que, tem uma paisagem deslumbrante para todos aqueles que até lá chegam.
Por Minas a subida é bem estruturada. Digo: na base tem um bom hotel e também pousadas e você pode alugar pequenos animais com guias que te auxiliam boa parte da sumida.

O parque é sensacional, mas o destaque mesmo é o pico da bandeira, que nos proporciona uma visão incrível da região. As noites são bem frias, portanto, agasalhe-se bem. Outra coisa importante de saber é que a subida não é simples, o caminho é longo e, em alguns lugares, chega a ser bem íngreme. Mas não é impossível. Com tranquilidade e disposição chega-se la em cima para aproveitar a vista inigualável do ponto mais alto da região sudeste...
Nascer do sol do pico
"Nascer do sol do pico"

O Parque Nacional do Caparaó compreende à região da Serra do Caparaó, na divisa de Minas Gerais e Espírito Santo. As atrações aqui são as cachoeiras, piscinas naturais e os picos com suas vistas, que é maravilhosas, principalmente no nascer e no pôr do sol. O mais surpreendente é o Pico da Bandeira, terceiro mais alto do Brasil com 2892 metros de altitude! É possível acampar em dois pontos no parque: "Tronqueira" e "Terreirão", onde há banheiros, água potável e local para cozinhar.

Para fins de pesquisas acadêmicas e instalar nossos equipamentos é necessário ter um cadastro no ICMBio, órgão que monitora o acesso e o uso dos parques nacionais. Há duas portarias, uma em Alto Caparaó (MG) e outra em Pedra Menina (ES); entramos pela portaria do lado mineiro. Segundo informações dos guias, o percurso pela entrada mineira é o mais longo, porém pelo lado capixaba, apesar de menor, é mais difícil e perigoso. A entrada custa R$ 11/pessoa, mas crianças, idosos e grupos escolares são isentos. O acesso às cachoeiras e picos são feitos através de jipeiros que podem ser contratados à parte ou por trilhas, sempre com um guia do parque. Para o Pico da Bandeira só é possível ir ao ponto da "Tronqueira" de jipe, depois são 5 horas, aproximadamente, à pé até o pico.

A caminhada é longa e cansativa, com muitas pedras, algumas lisas e outras soltas. Durante boa parte do percurso somos acompanhados pelo rio José Pedro, onde é possível chegar nas margens para abastecer as garrafas com água limpa e cristalina (e gelaaaaada!). Este tipo de trilha não é recomendado para cardíacos e asmáticos, pois a cada metro de subida o ar fica mais rarefeito. Deve-se levar chapéu e filtro solar, pois a radiação solar é intensa, mas também toucas, casacos, luvas, já que o vento é intenso e super frio.

Ao chegar no pico infelizmente encontramos muita neblina, mas deu para observar um pouco da paisagem maravilhosa do lugar. No dia fazia 5°C às 14 hrs, ou seja, à noite, de madrugada e no início da manhã é possível ocorrer temperaturas negativas!

As trilhas são super recomendadas para quem gosta de trilhas, paisagens maravilhosas e para quem tem pique e muito fôlego! No final todo esforço sempre é bem recompensado!
Foto opinião do Denise Dias sobre Parque Nacional do Caparaó
Você conhece o Parque Nacional do Caparaó? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral