Parque Nacional de Brasília

| Rank: 6º de 25 | Parques

Endereço: Estrada Parque Indústria e Abastecimento - Saída Norte de Brasília, Brasília , DF - Brasil

As duas piscinas de água mineral corrente são as principais atrações do Parque Nacional de Brasília, mais conhecido como Água Mineral. Entre os atrativos do parque estão duas trilhas para caminhadas. A menor, chamada Capivara, pode ser percorrida em 20 minutos. A trilha do Cristal d’ água é a maior, com duração de cerca de 1 hora. O parque tem também um centro de visitantes e animais de diversas espécies que habitam a mata.

Entrada: R$ 8,00

São dias piscinas com um tamanho considerável de água corrente, o que né deixa muito segura em dias tranquilos - mesmo com muita gente, a água está sempre renovada. Várias trilhas percorrem o parque. O valor do ingresso subiu recentemente, se não me engano, está na casa dos R$ 10,00. Da última vez que fui, o mato estava alto, gramado descuidado, mas as piscinas estavam em perfeito estado. O ponto mais negativo é a falta de organização da lanchonete, em horário de movimento são somente dois atendentes, um no caixa que também serve os pedidos e outro na cozinha.

Um dos meus lugares favoritos de Brasilia!! Ótimo pra descansar e escapar da rotina louca! Tem macaquinhos e a piscina é ótima!
A trilha é bem bacana e tem piscina para crianças!
É de ir a vida toda!

Lugar super gostoso! !! Só que fim de semana não gosto: muita gente! ! E quem quiser entrar tem q ir cedo!!! Tem límite de pessoa pra entrar.
Água mineral é bom pra ir durante a semana. Fazer trilhas.

O Parque Nacional de Brasília, mais conhecido como “Água Mineral”, é uma unidade de proteção integral à natureza, composto por uma área de mais de 42 mil hectares, que atingem não só Brasília, mas também Brazlândia, Sobradinho e Padre Bernardo.

O parque foi criado em novembro de 1961, e sua história de criação relaciona-se diretamente com a história da construção de Brasília, tornando-se um parque urbano para visitação.

Sua criação veio da necessidade de proteger rios fornecedores de água potável à cidade, além de manter a vegetação em estado natural e contribuir para o equilíbrio das condições climáticas da região.
A principal atração do parque são as piscinas de água mineral e corrente, que se formam a partir dos poços de água localizados às margens do Córrego Acampamento. Além disso, há também espaço para piquenique e duas trilhas na área interna: a da Capivara dura cerca de 20 minutos, e a do Cristal Água tem aproximadamente 1 hora de duração.

Ainda existem muitos lugares pra conhecer nessa Brasília. Em 24 anos, eu nunca tinha pisado no Parque Nacional, popularmente conhecido como Água Mineral.
Fica próximo ao Setor Noroeste e de facil acesso. Na entrada é cobrado o acesso no valor de R$ 4 que é utilizado no custeio do monitoramento por parte do ICMBio.
Quem vai de carro, pode estacionar próximo à entrada das piscinas naturais, onde sempre há famílias e crianças brincando.
Meu objetivo lá foi fazer uma trilha, peguei a maior de 5 km... Por ser um parque voltado para a diversão em família, não esperava grandes níveis de dificuldade. E realmente não achei.
A trilha Cristal d'água é toda aberta em meio ao cerrado. Não tem acesso à nascentes, rios e derivados, é só chão. Dizem que é possível ver fauna nativa, mas no dia que fui, deviam estar curtindo a ressaca de sexta-feira em suas tocas.
Existe a Trilha da Capivara que é menor e mais fechada. De tão silenciosa, da pra ouvir pássaros e micos pelas árvores. O que não curti foi um grupo que estava curtindo paz em cigarro no meio da trilha, me pareceu ate algo comum por lá.
No final até que valeu a pena pela experiência de conhecer um grande parque bem preservado dentro da cidade.

O lugar é lindo e quem gosta de natureza não vai se arrepender. dá para fazer trilhas lindas e até ver alguns animaizinhos como os macacos que vivem pedindo comida. Para ir com a família é ótimo, mas é preciso se programar e chegar cedo, principalmente se quiser tomar um banho nas piscinas minerais do Parque.

Um local familiar, junto a natureza com ótima infra estrutura. trilhas na mata, piscina, muitas árvores, animais silvestres tais como: micos, diversas espécies de pássaros entre outros. estacionamento amplo, preço acessível e excelente localização. restaurantes com lanches simples, porém práticos e baratos. O parque é de mais. Perto do plano. Com piscina natural muito bom msm. Não perca. Não pode levar bebida alcoólica nem comida. A melhor forma de ir é de carro ou táxi. Durante a semana é ótimo no final de semana é muito cheio. Mas vale muito apena.

O Parque Nacional de Brasília, conhecido como Água Mineral, é uma unidade de conservação de proteção integral, ou seja seu objetivo é preservação e pesquisa, mas tem a parte de visitação , não é como um clube, apesar das pessoas acharem que é, é um local para divertir e também conhecer mais sobre a fauna e flora do Cerrado, o segundo maior ecossistema do Brasil.

O Parque Nacional Água Mineral, é um lugar super gostoso para a prática de esportes e lazer. Durante a semana é muito gostoso, pois só é frequentado por quem gosta de nadar e fazer trilha e ou caminhada. Nos finais de semana e feriados quando está sol e muito calor, fica inviável uma vez que todos os que não são sócios de clubes recorrem a Água Mineral. O parque tem duas piscinas de água mineral e sempre corrente, espaço para piqueniques e churrasco à sombra de árvores, além de passeios e trilhas nas matas. Durante a caminhada é possível visualizar espécies da fauna local ameaçadas de extinção, tais como: lobo-guará, veado campeiro, tatu canastra e tamanduá-bandeira. A riqueza da flora também pode ser conferida por meio das 700 espécies de plantas nativas.

Oportunidade de curtir o Cerrado de pertinho, caminhando pelas trilhas, ouvindo os pássaros e topando com algum animal silvestre. Tem um centro de estudos no alto. Se quiser, pode entrar na piscina, a água é corrente e limpinha - acho programinha um tanto quanto farofa, mas gosto é gosto.
O problema da Água Mineral são as filas queilométricas e somente duas portarias para cobrar o ingresso: já fiquei 45 minutos esperando a moleza do atendente e a moleza do motorista procurar o dinheiro para pagar o ingresso de todos que estavam dentro do carro. Ás veze,s quando caminho lá dentro, fico irritada com as pessoas que levam as suas panelas e deixam o local imundo: farofa, galinha, macarrão, frutas espalhadas, sacos de biscoito, cachorro-quente - típico 'os farofeiros'. Para ir aos domingos, tem que madrugar para não pegar fila e esperar tipo até as 8 quando os portões abrem... É algo muito chato, pois se vamos para sair um pouco de casa e nos distrair, acontece o contrário lá dentro, a começar pelas filas. A reforma está bem bagunçada também, pois a concentração fica toda em uma piscina só.

Gosto muiito de vir aki aos domingos,mais eu tenho um bebe de 1 ano e todo mundo sabe o quanto e chato acordar cedo para fazer comida e tmbem depois fica fria e criança tm que tr horario para comer entao axo que devia ter um restaurante no local ou na lanchonte mesmo ao inves de so vender salgados devia vender almoco.e com relacao aos cadeirantes e maes cm carrinhos de bebe pois nao tm rampad e deveria tr essa e a miha opiniao
Você conhece o Parque Nacional de Brasília? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral

Conteúdo relacionado O que fazer em Brasília?