O parque é diversão na certa. A entrada é um pouco complicada, fica em uma via de mão dupla na serra, bem apertadinha, e com fila pra entrar, especialmente por volta de meio dia. Contudo, se a intenção é ir nas cachoeiras, recomendo que seja visitado por volta desse horário mesmo, já que tem que ter coragem pra entrar na água fria, então o calor serve de estímulo ;)

Paga-se 5 reais de estacionamento. Dá pra ir andando, e muitas pessoas vão. Porém, há muita ladeiras, e várias trilhas e atrações do parque ficam bem no alto, como a trilha suspensa e a do sino, que exigem ainda mais uns 4 km de subida até chegar à trilha em si. Eu não tenho essa disposição toda, então sem carro meu passeio agradável viraria tortura hahaha.

A entrada é 11 reais para brasileiros. Crianças menores de 12 e adultos maiores de 60 não pagam. Apresentando comprovante de residência em terê paga-se 3 reais para entrar. Não há meia entrada. Como tenho casa na região, o passeio saiu bem barato e valeu muito a pena.

Na parte mais baixa do parque, tem-se a piscina de água natural, que reune uma grande quantidade de pessoas, além daqueles que resolvem sentar nos gramados e simplesmente fazer um picnic. Também se encontra aí o barzinho, pra abastecer o público, bem como uma lojinha e um painel de informações sobre as atrações do local. A piscina conta com salva vidas a postos para aumentar a segurança.

Fora isso, há guardas circulando pelo parque constantemente e bastante prestativos. Como nunca tínhamos ido lá, um deles foi super simpático e nos levou trilha acima até as cachoeiras.

O parque tem um complexo considerável de quedas d'agua. Nos dias de verão, o passeio se torna extremamente refrescante e revitalizante. Além dessa trilha no plano mais baixo, existem outras mais acima. Subindo até a barragem, chega-se à interessantíssima trilha suspensa, que pra mim foi o passeio maia divertido. Tem-se acesso à copa das árvores, caminha-se por entre a mata como se fosse parte integrada da floresta, e de fácil acesso, por um extenso corredor de madeiras. Ao longo do passeio, diversas placas trazendo curiosidades sobre a mata, sua biodiversodade e sustentabilidade. Ao final, chega-se a mais uma cachoeira.

O parque fecha por volta de umas 17 horas, então o ideal é chegar cedo para poder aproveitar o dia.

Procurem se informar sobre as programações infantis, o parque tem várias atrações para toda a família.

Vale a visita, mesmo que paga, porque percebe-se o quão bem conservado o local se encontra, com banheiros limpos, vigia constante e sem lixo espalhado pela mata e demais dependências.

O parque nacional da Serra dos órgão é um excelente lugar para quem curte a natureza, ar mais puro e fresco, quem gosta de fazer caminhadas em trilha também é uma bela pedida, ainda da para se refrescar em cachoeiras e tirar belas fotos. Mas se quiser fazer toda a travessia tem que ter disposição, pois são várias horas de caminhada.

Parque nacional serra dos órgãos um dos pontos turísticos de Teresópolis...É um ótimo local para a prática de esportes de montanha, como escalada, caminhada, rapel e outros; além de ter fantásticas cachoeiras. O Parque tem a maior rede de trilhas do Brasil. São mais de 200 quilômetros de trilhas em todos os níveis de dificuldade: desde a trilha suspensa, acessível até a cadeirantes, até a pesada Travessia Petrópolis-Teresópolis, com 30 Km de subidas e descidas pela parte alta das montanhas.
Um dos mas belos lugares que já conheci.
Para quem gosta de natureza, paz, harmonia...é o lugar perfeito!
Aquieta a alma e faz uma verdadeira transformação pela grandiosidade da beleza.
O lugar tem esse nome porque em dias de chuva as águas que correm entre pedras, trilhas e vales fazem som de Órgãos, instrumento musical.
A Pedra do sino possui uma pousada para quem gosta de acampar e não quer ficar em barraca.
alguns arriscam a travessia da serra, uma caminhada de Teresópolis para Petrópolis atravessando todo o Vale. RECOMENDADO FAZER APENAS COM GUIA PROFISSIONAL.
Espetacular.

Lugar deslumbrante....Uma ótima dica para quem quer passar um dia na natureza e logo após uma bela caminhada irá desfrutar de uma bela piscina de água natural que aos FDS chegam a bater recorde de banhista na cidade......

O PARNASO possui 3 sedes (Teresópolis, Petrópolis e Guapimirim) com diversas opções de lazer para a sua família. São inúmeras trilhas, com diferentes níveis de dificuldade, piscinas naturais, cachoeiras, centros de visitação e locais para piquenique.

Nossa esse parque sem dúvida é um dos melhores parques que temos no Brasil. E em termos de meio ambiente e espaço para atividades físicas junto aí meio ambiente é o melhor que te os no Rio de Janeiro. O espaço conta com. Várias trilhas, cachoeiras e uma gigantesca piscina natural, lojinha de souvenirs, espaço gourmet, estacionamento e área para fazer um delicioso picnic.

Um dos lugares mais lindos que já fui! Muito verde, bonito, limpo, bem estruturado, um lugar maravilhoso que dá vontade de ficar por lá pelo menos 3 dias.
Com restaurante, lanchonete, lojas de lembrancinhas... o espaço é muito bem estruturado e muito agradável.
Gostaria de voltar muitas vezes pra lá!
Foto opinião do Viviane Freitas sobre Parque Nacional da Serra dos Órgãos

A trilha suspensa dentro do parque é uma boa pedida para quem quer ter contato com a natureza sem precisar fazer esforço. Antes, sugiro ligar para o parque e verificar se é possível percorrer todo o seu percurso ,Além de todas as belezas da mata, o parque conta com ótima infra-estrutura, é limpo, organizado, e notamos que tem um carro que faz uma espécie de ronda para segurança. trilha dificil... a vista vale a pena
O PANASO é um Parque Nacional que fica nas cidades serranas, de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim.
É um dos melhores locais do país para a prática de esportes de montanha, como escalada, caminhada, rapel e outros; além de ter fantásticas cachoeiras. O Parque tem a maior rede de trilhas do Brasil. São mais de 130 quilômetros de trilhas em todos os níveis de dificuldade: desde a trilha suspensa, acessível até a cadeirantes, até a pesada Travessia Petrópolis-Teresópolis, com 30 Km de subidas e descidas pela parte alta das montanhas.
Entre as escaladas destacam-se o Dedo de Deus, considerado o marco inicial da escalada no país, e a Agulha do Diabo, escolhida uma das 15 melhores escaladas em rocha do mundo.
Antes de conhecer, aconselho a assistir o vídeo que conta a história do Parque e visitar a sala da maquete, onde um funcionário explica tudo sobre as trilhas e locais para pernoite!
Passando pela sede, você logo se depara com a piscina natural e uma pequena cachoeira e quem tiver disposição pode seguir pelas trilhas de vários níveis de dificuldade.
É o terceiro maior Parque Nacional do Brasil!!

Você conhece o Parque Nacional da Serra dos Órgãos? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral

Conteúdo relacionado O que fazer em Teresópolis?