Localizado ao pé da Serra do Curral é um dos patrimônios culturais de Belo Horizonte,
É um excelente local de entretemimento para toda a família, com parques, cascatinhas de aguas naturais que vem do alto das serras que circulan o parque. Muitas árvores nativas, pássaros e alguns animais como os quatis são mansos para a alegria da criançada. O lago com os chafaris povoado pelos grandes peixes e patinhos, encantam turistas e crianças.

Lugar para descanso, lazer e esportes, o Parque das Mangabeiras recebe cerca de 30 mil pessoas por mês. Os visitantes podem usufruir de recantos naturais, quadras de peteca, tênis e poliesportivas, pista de skate, brinquedos e atividades culturais no teatro de arena.
Em agosto tem muita diversão com o concurso de pipas decorativas onde os participantes de todas as idades se divertem muito. Na semana da criança é show, muita atração infantil e para toda a família também. O parque tem restaurantes, lanchonetes e barraquinhas ao fundo da entrada principal, complentando o conforto dos visitantes para quem pretende passar o dia.

A flora da vegetação nativa composta de exemplares típicos de campo, como bromélias e canelas-de-ema; de Cerrado, barbatimão e pequi; vestígios da Mata Atlântica, como o jequitibá e o pau-d’oleo, além de outras espécies, como o jacarandá, sucupira do cerrado, pau-de-tucano, aroeira, corticeira, pau-ferro, candeia, caviúna, pau-santo e gabiroba.

A fauna é composta por 29 espécies de mamíferos, como esquilos, gambás, tapitis, micos, tatus, quatis; 160 espécies de aves: andorinhas, bico de veludo, cambacicas, marias-pretas, sanhaços, caras sujas, azulões, pica-paus; 20 espécies de répteis e 19 anfíbios, como a rã Hylodes uai, que tem em seu nome uma homenagem a Minas Gerias.

o Parque das Mangabeiras, projetado pelo paisagista Roberto Burle Marx, conserva em sua área de 2,8 milhões de metros quadrados, 59 nascentes do Córrego da Serra, que integra a Bacia do Rio São Francisco.

A uma altitude de 1.000 a 1.300 metros, o clima é ameno.

Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 8 às 18 horas, sendo a entrada permitida até ás 17h.
Portaria Sul: Av. José do Patrocínio Pontes, 580, Bairro Mangabeiras
Portaria Norte: Praça Cidade do Porto, 100, Bairro Serra
Portaria Caraça: Rua Caraça, 900, Bairro Serra
Informações: 3277-8277 ou 3277-9697
Email: mangaba@pbh.gov.br
Entrada gratuita.

Não é tudo de bom? Então aproveite e corre para conhecer.

Seguramente a maior atração de Belo Horizonte. Situado no alto da Avenida Afonso Pena o parque é na verdade uma pequena reserva florestal, muito bem cuidada, com trilhas e mirantes na mata. A praça das águas, com fontes, jardins, teatro de arena e pérgolas é uma atração à parte. Para passar o dia todo, excelente para levar as crianças.

O Parque é muito grande e bonito, muito bom para fazer trilhas , praticar esportes, fazer piquenique, tem a pista de skate para quem anda pode bicicleta para manobras, patins e skate. otimo para passear com amigos e familiares, o parque tem o restaurante la dentro, apesar que nao sei os valores la dentro pois nao comprei nada, mas o parque em geral é bem conservado e bom para caminhar. recomendo

Para passar o dia inteiro nesse local, explorando toda mata, flora e fauna da cidade. A vista é sensacional! é muito tranquilo e você pode chegar pela manhã encontra toda a facilidade para passar um dia muito agradável. Local oferece outros são muito interessantes de visita guiada, Isso facilita muito para o turista conhecer melhor seus pontos mais interessantes do local.

Fui pela primeira vez no ano passado e gostei muito do local achei muito bem conservado Limpo e não é tumultuado existe alguns ônibus que rodam dentro do parque mas acho interessante mesmo é fazer uma caminhada a única coisa que não me agradou muito é que achei um pouco inseguro pois dependendo do dia costumar está bem vazio e No dia que fui quando passei pela queda da água me deparei com um rapaz que parecia estar meio alterado sair até um pouquinho mais cedo mas fora isso O lugar é ótimo

O parque das mangabeiras oferece lazer e tranquilidade para toda a familia.
É excelente para a prática de atividades fisicas,piquenique,esportes,diversão,uma paisagem incrivel.
Trilhas, sem falar na pequena queda d'agua que garante no minimo uma tarde de curtição com a galera.
Recomendo de mais,para todos!

É um parque ecológico muito grande, muito espaçoso, com muitos morros e portanto quem vai visitar precisa ir preparado para andar bastante, subindo e descendo morros, e conviver com os mosquitos (leve repelente). Pode fazer piquenique no local e é necessário pagar o estacionamento. Para quem quiser há uma vendinhas de comida, mas nada especial e nem sempre estão abertas.

Infelizmente o parque está muito mal cuidado. A trilha principal tem sinalização falha e poucos guardas ao longo do caminho. A sinalização que existe não é de fácil compreensão. Não havia informação de que alguns portões estavam fechados. O mato está alto próximo à pista de skate. Tem um mirante com uma vista incrível da cidade!

Um parque em um dos picos de Belo Horizonte. Atrás da casa do governador de Minas Gerais. Mesmo se o tempo estiver de muito sol quente na cidade, o parque estará fresco por conta das árvores. A vista é linda e o local calmo e tranquilo. Recomendo uma caminhada no por do sol para contemplar a cidade. Realmente é um belo horizonte.
Belo horizonte.
"Belo horizonte."

Na minha opinião é o lugar mais lindo e mais imponente de BH, sou suspeito, afinal, lá se iniciou o meu projeto de turismo sócio ambiental ecológico, o projeto Minas À Pé. Lugar maravilhoso, será também o local do primeiro pique-nique de meu filho Mateus, quando tiver idade pra tal. Amo demais, lindo, tranquilo, várias trilhas, um visual incrível, é tudo sendo protegido pela serra do curral.
Você conhece o Parque Municipal das Mangabeiras  ? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral