Quer receber ofertas do(a) Parque das mangabeiras?

Este maravilhoso parque fica quase dentro da cidade. É bem fácil chegar até a entrada do parque, há transporte público e é bem perto do centro da cidade. O parque é enorme, o melhor para percorrer tudo é adquirir ticket para as vans que fazem um percurso definido dentro do parque. Você até pode descer, nos pontos de parada. Se for em um dia quente, dá até para tomar banho em uma cachoeira dentro do parque. Realmente o local é cheio de atrações e leva um dia inteiro para conhecer bem.
Localizado ao pé da Serra do Curral é um dos patrimônios culturais de Belo Horizonte,
É um excelente local de entretemimento para toda a família, com parques, cascatinhas de aguas naturais que vem do alto das serras que circulan o parque. Muitas árvores nativas, pássaros e alguns animais como os quatis são mansos para a alegria da criançada. O lago com os chafaris povoado pelos grandes peixes e patinhos, encantam turistas e crianças.

Lugar para descanso, lazer e esportes, o Parque das Mangabeiras recebe cerca de 30 mil pessoas por mês. Os visitantes podem usufruir de recantos naturais, quadras de peteca, tênis e poliesportivas, pista de skate, brinquedos e atividades culturais no teatro de arena.
Em agosto tem muita diversão com o concurso de pipas decorativas onde os participantes de todas as idades se divertem muito. Na semana da criança é show, muita atração infantil e para toda a família também. O parque tem restaurantes, lanchonetes e barraquinhas ao fundo da entrada principal, complentando o conforto dos visitantes para quem pretende passar o dia.

A flora da vegetação nativa composta de exemplares típicos de campo, como bromélias e canelas-de-ema; de Cerrado, barbatimão e pequi; vestígios da Mata Atlântica, como o jequitibá e o pau-d’oleo, além de outras espécies, como o jacarandá, sucupira do cerrado, pau-de-tucano, aroeira, corticeira, pau-ferro, candeia, caviúna, pau-santo e gabiroba.

A fauna é composta por 29 espécies de mamíferos, como esquilos, gambás, tapitis, micos, tatus, quatis; 160 espécies de aves: andorinhas, bico de veludo, cambacicas, marias-pretas, sanhaços, caras sujas, azulões, pica-paus; 20 espécies de répteis e 19 anfíbios, como a rã Hylodes uai, que tem em seu nome uma homenagem a Minas Gerias.

A uma altitude de 1.000 a 1.300 metros, o clima é ameno.

Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 8 às 18 horas, sendo a entrada permitida até ás 17h.
Portaria Sul: Av. José do Patrocínio Pontes, 580, Bairro Mangabeiras
Portaria Norte: Praça Cidade do Porto, 100, Bairro Serra
Portaria Caraça: Rua Caraça, 900, Bairro Serra
Informações: 3277-8277 ou 3277-9697
Email: mangaba@pbh.gov.br
Entrada gratuita.

Não é tudo de bom? Então aproveite e corre para conhecer.

Parque Municipal das Mangabeiras... uma beleza ímpar! Ele não é apenas mais um parque da cidade de Belo Horizonte... ele tem características diversificadíssimas.
O Parque das Mangabeiras é a maior área verde de BH... 337 hectares, ou seja, mais de 2 milhões de m²!!! Com toda a certeza... um dos maiores parques da América Latina.
A localização, na Serra do Curral, a mais de 1.000 metros de altura, em um dos pontos mais altos de Belo Horizonte, o que propicia uma visão panorâmica privilegiada, de toda a cidade! Em alguns de seus limítrofes... dá pra ver toda a cidade!!!
Sua mata é composta por diversas amostras da vegetação mineira e sua paisagem verde foi projetada por Burle Marx! O parque, além disto, é habitado por mais de 200 espécies de aves. Por tudo isto, é considerado de “preservação e pesquisa ambiental”. Mesmo assim, é aberto ao público, existe a possibilidade de se fazer um ótimo laser. Várias opções de trilhas, lugares para piquenique, praças de alimentação, várias opções de lanches, brinquedos para as crianças e até pista de skate e quadras esportivas!
Os passeios, no meio da mata, tem alguns riachos e pequenas cachoeiras, para refrescar a caminhada. Logicamente, cada passeio deve ser planejado, pois podem ser caminhadas longas. Nas trilhas, levar água mineral e alguma coisa para comer, é uma boa estratégia. Um lindo parque! Para quem gosta de aproveitar a natureza, com a família, ou fazer uma atividade física ao ar livre... Com toda a certeza é uma ótima pedida!!!

Na minha opinião é o lugar mais lindo e mais imponente de BH, sou suspeito, afinal, lá se iniciou o meu projeto de turismo sócio ambiental ecológico, o projeto Minas À Pé. Lugar maravilhoso, será também o local do primeiro pique-nique de meu filho Mateus, quando tiver idade pra tal. Amo demais, lindo, tranquilo, várias trilhas, um visual incrível, é tudo sendo protegido pela serra do curral.

Grande área verde em BH ,o grande pulmão da cidade, aberto de terça a domingo das 8 às 18h.Entrada principal no pé da serra do curral no bairro Mangabeiras(portaria sul) ,o ponto mais alto da zona sul.Ainda possuindo mais 2 chegadas no bairro Serra.Lugar extremamente agradável com 3 divisões:Roteiro da Mata,Roteiro do Sol e Roteiro das Águas.Entrando de veículo próprio você paga uma taxa de estacionamento bem pequena ou chegando também de coletivo,sem custos,tudo em frente à portaria.Dispõe de quiosques dentro da mata que todos utilizam fazendo seu próprio pic-nic.Excelente passar o dia com crianças que em datas comemorativas, possui uma programação especial e gratuita.Transporte pago de micro ônibus para circular por todo o Parque.Área imensa,de muitos e muitos hectares, com fauna e flora nativas.Ideal para ir com a família e curtir várias atividades ao ar livre ,praça de esportes com quadras alugadas à hora ,veios d'agua,cascatas,trilhas e atividades no prédio central,inclusive cursos,ainda com um anfiteatro ao ar livre e praça central das águas.Belíssimo visual no mirante no setor mais alto.

O Parque das Mangabeiras é um dos espaços naturais mais belos de BH e é exatamente por isso que acho que o mesmo é subaproveitado. É uma ótima opção para caminhar pelas trilhas, brincar com as crianças, porém acho a administração do parque bem fraca. Há um espaço maravilhoso que pode ser aproveitado para eventos de lazer, culturais e isso pouco acontece por lá. Acho que vale a pena os administradores investirem mais no tesouro que eles têm nas mãos.

Maravilhoso local ao pé da Serra do Curral, patrimônio cultural de Belo Horizonte, o Parque das Mangabeiras, projetado pelo paisagista Roberto Burle Marx, conserva em sua área de 2,8 milhões de metros quadrados, 59 nascentes do Córrego da Serra, que integra a Bacia do Rio São Francisco. A altitude, em torno de 1200 metros proporciona uma visão privilegiada da cidade. Com grande fluxo de pessoas, aproximadamente 30 mil mês, e complicado manter a estrutura do Parque sem comprometer a fauna e a flora do local. Faço, aqui, uso deste espaço para clamar a consciência dos visitantes do Local a fim de preserva-lo para as futuras gerações. Possui quadras de peteca, tênis e poliesportivas, pista de skate, brinquedos alem de atividades culturais.

Toda vez que posso dou um pulinho nesse parque. A primeira coisa que você vê quando chega são as fontes com escarpas gigantescas e gorduchinhas nadando no seu interior. Essas fontes quando ligadas dão um espetáculo a parte e fazem o ambiente ficar mais fresco nos tempos de calor. Perto das fontes há um restaurante, um pouco precário, pois acho que o parque merece uma instalação gastronômica melhor. E também se encontram quiosques com variedades de bebidas e lanches. No parque você encontra banheiros, com pouca manutenção mas tem, e também mesas e cadeiras. Em meio a esses inanimados encontramos cotias, micos, passarinhos e uma vez eu vi uma cobra cipó... O.o... Não fiquem com medo ela estava toda enroladinha em uma árvore e nem deu bola para mim. A trilha que existe neste parque é meio mágica e divídi-se em caminho das águas e caminho do sol. Na saída do parque a surpresa dos espelhos mágicos que deixam você com uma forma muito diferente e divertida. Vale a pena conferir!!!!

Como é importante levar em conta o público que frequenta os locais, o parque das mangabeiras perde uma estrela unicamente pela falta de educação do povo que joga lixo na mata e no chão! Nota 0 para vocês. Outro ponto negativo de lá é não poder ir de bike, mas isso já é por conta de assalto (ao invés de melhorarem a segurança, proíbem as bikes). Mas bem, vamos ao que interessa, o parque!

Lindo, verde, clima agradável! Lá é sensacional! Temos inicialmente o parque das águas, um lugar que quando era mais novo tinha eventos culturais etc, mas não perdeu o encanto mesmo após anos! De lá, você encontra 2 caminhos para começar sua trilha. Essa trilha (por um caminho passando no meio da mata) é repleta de animais como o quati e o mico estrela, pássaros de todos os tipos e uma vegetação nativa e densa! Circula um ônibus no parque, para os preguiçosos. A trilha nos leva a lugares como o mirante, o campo de pic nic, diversos quiosques abandonados e várias 'ilhas' (como se fosse uma mini praça com bancos e cadeiras de pedra no meio da mata). O local é indescritível e só indo para saber a beleza do lugar! Conta com um estacionamento (R$2,75 por dia por carro/ justo!!)!

Leve comida e água, ou então mantimentos para fazer um pic nic que o lugar é propício! E vá conhecer caso ainda não conheça! ;D

É um parque enorme, muito grande mesmo, que se pode passar o dia todo andando por ele e não passar por todos os lugares. Dá pra facilmente ficar perdido lá dentro.

Um lugar agradável para se fazer caminhada (de preferência em horários de sol baixo, pois nas ruas onde se faz caminhada quase não tem sombra), para namorar, para levar as crianças...um lugar bem família.

Possui quadras que se podem alugar, pista de skate. Frequentemente há eventos culturais lá, me disseram.

A fauna e flora são ricas, é possível ver algumas aves e miquinhos que vêm comer na sua mão.

As duas únicas coisas que achei ruins foram primeiro a sujeira. Com tantos turistas e excursões escolares, acaba tendo muito lixo pelo chão. E me disseram que é uma região meio perigosa, pois como o parque é enorme, muitas áreas são um pouco isoladas e corre-se o risco de assalto.

É um dos melhores lugares para quem quer relaxar nos finais de semana, fui a esse lugar por 10 anos seguidos nos dias de festa do 12 de outubro e até hoje recordo muito bem desta linda e bela paisagem, sem dúvida quem nunca foi e se for pela primeira vez vai adorar demais esse lindo lugar!
Você conhece o Parque das mangabeiras? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral