Parque da Aclimação

| Rank: 7º de 87 | Parques

Um dos parques mais completos de São Paulo! Além de ter uma vasta área verde, a infraestrutura do parque conta com um lago, concha acústica, jardim japonês, aparelhos de ginástica, pista de caminhada, além de playgrounds infantis e quadras.

Quer receber ofertas do(a) Parque da Aclimação?

Diferente do Ibirapuera e do Villa Lobos, no parque da Aclimação não há tantas pessoas andando de bicicleta, skate ou patins. Há uma grande pista usada principalmente para caminhada e cooper.
O caminho é muito arborizado e tem um clima bastante agradável. Dificilmente você ouve gritos ou vê um pessoal mais bagunceiro, exceto quando se está perto das áreas de parques infantis. De resto é um burburinho baixo.
O local não é grande: é só um lago enorme no centro e a pista em volta. Um pouco mais afastado há uns caminhos no meio da terra mesmo para as árvores ou áreas um pouco mais calmas. Há poucos campos de futebol ou poliesportivos.
Fácil acesso quando se está na Av. Paulista.

Delicia de parque!
Meio longe do metrô, mas muito fácil de ir de carro. Não possui estacionamento, mas fácil de estacionar na rua.
No meio de um bairro residencial, muitas árvores o que o deixa bem fresquinho, com lago, quadras esportivas e bebedouros espalhados, inclusive para os cachorrinhos que passeiam com seus donos.
De tanho mediano, organizado e com a poda em dia.
Durante a semana bem sossegado, porém aos finais de semana bem cheio, mas ainda tranquilo de se caminhar.

Eu fui visitar o parque da Aclimação no meu horário de almoço, já que estava trabalhando pela região essas últimas semanas, e adorei. Achei ele um sossego total, muito bonito, com áreas verdes bem preservadas, percebi que a maioria das pessoas que estavam lá utilizam o parque para caminhada e exercícios físicos, o parque não é muito grande, mas tem um lago lindo bem no centro dele, eu sinceramente gostei muito do parque, estava lendo algumas placas que mostrava como funciona a infra-estrutura do parque em caso de muita chuva na região e riscos de inundamento, achei muito legal. Algo que me chamou a atenção (eu sei que isso deveria ser bem comum no Brasil, mas ainda não é) na minha caminhada, percebi algumas placas nos postes avisando à respeito do wi-fi, tentei me conectar para verificar o funcionamento e surpresa, ótimo sinal e velocidade, fiquei surpresa. A única coisa que achei meio chata, é que é proibido entrar com bicicleta, mas tudo bem. Bem na frente de uma das saídas do parque (saída da lateral) tem a Anna Prem, que vende sucos naturais, água de coco, alimentos saudáveis, almoço e frutas.

Pegamos um domingo a tarde quase noite para conhecer o Parque da Aclimação. Ao redor do parque há vários lugares para poder estacionar na rua, não foi muito difícil achar uma vaga. Dependendo do lugar a iluminação é fraca, fique atento.

Caminhar ao redor do grande lago foi bem gostoso! É diferente do principal parque que eu frequento, o da Independência. O parque da Aclimação é maior, bem mais cheio e o público é mais diversificado. Há algumas trilhas que ficam um pouco mais escondidas, acabei andando ao redor do lago mesmo para não me perder! rs

Imagino que de vez em quando tenha algum tipo de apresentação musical no parque, pois há um palco no caminho do lago que me pareceu ideal para isso. Há alguns equipamentos de ginástica ao ar livre e em alguns pontos ao redor do lago dá para se sentar e apreciar o pôr do sol! Bem bonito.

Há campo de futebol e playground para as crianças.

Assim que anoitece algumas luzes são acesas, mas achei insuficiente, há vários pontos muito escuros no parque. Sugiro levar um repelente, pois é nessa hora que nuvens de pernilongos irão de atacar! rs

Um paraíso no meio dos enormes prédios, um local para fazer caminha pela manhã ou a de tarde, muito arborizado, traz uma grande tranquilidade para os visitantes, lembro quando houve o esvaziamento do lago devido o rompimento de um tipo de ralo, a água e os peixes foram tudo pelo esgoto, mas tudo foi consertado e voltou ao normal o dia a dia do parque.

É um parque bem legal. É bem fresquinho, mesmo no verão. Tem bastante coisa bonita pra ver, vários animais e plantas, até um parquinho. O lago é muito fofo, com patos(as), gansos(as) e cisnes interagindo com visitantes em toda sua fofura.

Tem um dispositivo no meio das pistas pra galera se refrescar, é tipo um painel que solta água. Também tem equipamentos pra galera se exercitar.

É um pouco longe do metrô, uma caminhada boa da Vergueiro até lá. Não tem estacionamento, tem que deixar o carro na rua mesmo.
Foto opinião do Patty Kirsche sobre Parque da Aclimação

Eu amei esse parque loucamente. Já tinha ido algumas vezes com a minha tia avó para ela caminhar, mas como ela tinha dificuldade de mobilidade, eu só andava bem devagar com ela pela pista principal. Esses dias ao visitá-la fui sozinha com as minhas cachorras e achei o parque perfeito. Por que? Primeiro porque tem bastante sombra, você pode andar em um dia de sol sem torrar e morrer. Segundo porque tem um tamanho bom, não é muito pequeno mas também não é grande ao ponto de você dar uma volta e não chegar nunca ao ponto de retorno. Terceiro porque é bonito e agradável, com lugares para piquenique, muitos bancos, bebedouros e lugares de lazer como quadras, além de banheiro público. E por último e que acho essencial, é que é proibido bicicletas, skates, patins e cia. Embora seja uma entusiasta de bicicletas como meio de transporte e ache que tem que ter ciclovia em todos os lugares, é impossível juntar em um local de lazer pessoas andando em rodinhas em alta velocidade e pessoas correndo, andando, passeando com crianças pequenas, idosos e/ou cães. É perigoso e tira o sossego. Então o Parque Aclimação é perfeito para pedestres. Dá pra correr ou andar super tranquilamente. Também é muito bom só para relaxar e ler um livro. Se morasse lá perto iria sempre.
Foto opinião do Maria Carolina Francese sobre Parque da Aclimação
Quem diria, o parque foi criado no início do século XX, o local servia para a "aclimatação", temporária, do gado trazido da Holanda, o local pertencia ao médico dr.Carlos José Botelho, que em Paris conheceu o "Jardin d'Acclimation", que incluía zoológico, criação e aclimatação de espécies exóticas, reprodução, seleção e hibridação de animais, e comprou essas terras se inspirando no original.
O Parque possui 112.200m2, e o acesso é feito por seis portões.
Possui concha acústica, áreas de descanso, bebedouros, bicicletário, churrasqueiras, lixeiras, bancos, comedouros para pássaros, sanitários, aparelhos de ginástica, campos de bocha, malha e futebol, pista de cooper, parque infantil, lago, jardim japonês e trilhas (bicicletas e skates não são bem vindos, tem aviso para tal) .
Maiores informações, veja: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/parques/regiao_centrooeste/index.php?p=5728
Eu sempre achei que o parque fechava as 20:00hs, pois houve um tempo que não era sedentário e caminhava por uns 40 minutos todas as tardes depois do trabalho e ele realmente fechava neste horário. Mas consultando o site da prefeitura, consta que seu horário de fechamento ocorre as 22:00hs, mas não posso afirmar.
Um pouco de verde na cidade. Para que gosta de caminhadas é bom, mas vá na parte da manhã, bem cedo, quando os cães e seus donos ainda estão dormindo em casa. E tome cuidado com os 'corredores' que treinam na pista e com os idosos que frequentam o lugar. Ruim para estacionar o carro, pois os 'olheiros' sempre querem a 'caixinha'.
Sobretudo acautele-se com os cães: há mais cães passeando pelas coleiras do que 'gente' alí. Não é raro ver os aficionados em animais de estimação, pernas enroladas em cordas-guias e cada qual às vezes com dois cães, elogiando mutuamente os animais: sanduiche de gente com cachorro, recheado em correntes e cordas-guias.
Verá ainda um ou outro dono que espera com cara de nada o cãozinho fazer cocô na grama. E o cheiro vai te pegar. Quando não, um ou outro animal 'surta' e precisa ser contido pelo dono: ou um outro animal ou algum corredor, etc., com quem implica.
O parque devia ser restrito para o lazer de pessoas, mas está virando lazer de cachorro. Se o seu ideal é 'socializar' com cão alheio, alí é o lugar ideal!

Post com a participação especial do meu marido que escreveu na integra, literalmente no guardanapo na mesa do boteco. By th way, Magali sou eu rsrsr

“ Após várias vezes indo ao Parque do Ibirapuera resolvi convidar a patroa Magali para conhecer um parque diferente: o Parque da Aclimação.

Foi um ótimo passeio, o parque estava lindo. Há mais de 20 anos eu não ia lá. O lago  muito bonito ao sol, o playground novo, muita gente adultos e crianças passeando. Um belo novo campo de futebol.
Você conhece o Parque da Aclimação? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral