Parque Cientec

| Rank: 47º de 94 | Parques

Quer receber ofertas do(a) Parque Cientec?

A aula desta terça-feira foi diferente. O Prof. Tárik de Azevedo levou os alunos para visitarem o Parque CienTec, que fica na Água Funda, pertinho do Zoológico.

Logo quando chegamos, o Prof Mário Festa, responsável pela recepção aos visitantes, nos levou até um auditório e explicou a origem e como funciona o parque. Até os anos 1930, ele foi o IAG (Instituto de Astronomia e Geofísica); depois foi anexado à USP; no fim dos anos 1990, o IAG foi transferido para a cidade e o parque continuou somente ligado à universidade. O professor explicou também alguns conceitos de meteorologia (que a maioria de nós já sabíamos!).

Depois, fomos visitar a estação meteorológica do parque, que é a mais precisa e mais antiga da América Latina. O Prof. Tárik explicou como funciona todos os instrumentos, desde os termômetros de solo até o evaporímetro. Fomos também na sala onde fica o meteorologista que monitora e cuida da estação, responsável por aferir e publicar todos os dados gerados por ela.

O Parque é ideal para visitas escolares e de famílias que tenham o interesse e a curiosidade em temas como meteorologia, astronomia, etc. Já ia me esquecendo de citar que o CienTec possui um telescópio maravilhoso! Todo último sábado do mês o parque é aberto para observação do céu (isso depende muito das condições de tempo do dia). Há monitores que orientam as atividades e o passeio pelo parque.

Os valores para visita variam de acordo com a atividade e com a faixa etária. Crianças até 6 anos, alunos da USP e idosos não pagam.

Adorei a visita, e penso em fazer um estágio na estação meteorológica!

O CIENTEC é formidável, fica próximo ao Zoológico e ao Jardim Botânico e com um belo lago para se contemplar. As exposições no parque são bem bacanas mas o que realmente deixa a desejar é a equipe de estagiários que é prejudicada por alguns que fazem um trabalho meio que superficial e não se comunicam nem com a própria equipe nem com a equipe quebra e acompanha uma escola. Vale a pena ir visitar, mesmo com essas pequenas as falhas.
Você conhece o Parque Cientec? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral

Conteúdo relacionado O que fazer em São Paulo?