Palácio do Itamaraty

nota 4.1 de 5 em 13 opiniões
| Rank: 7º de 69 | Ar Livre
Mais na região Como chegar

Endereço: Esplanada dos Ministérios - Bloco H, Brasília , DF - Brasil

Telefone: 61 2030-8051

Sou dono deste estabelecimento

Avaliar
Salvar
Compartilhar


Dicas rápidas Ver todas as dicas
Opinião em destaque

O Palácio do Itamaraty é onde fica o ministério das relações exteriores. De todos os ministérios de Brasilia, com certeza o Itamaraty é o mais bonito de todos.

É possível fazer uma visitação guiada por dentro do Palácio. Na época que fui, os horários eram de Segunda a sexta: das 14h às 16h e Sábados, domingos e feriados: das 10h às 15h.

Como todos as visitações em nos prédios de Brasilia, vale a pena ligar antes. Por exemplo, tentei entrar no Congresso Nacional no horário de visitação e eles não deixaram pois o responsável pela visitação havia faltado.
avaliações recomendadas
   
Selecione uma nota

Super recomendo a visita ao Palácio do Itamaraty. Se vier a Brasília, não deixe de conhecer. A visita é guiada e muito produtiva. Os guias sempre super atenciosos. Maiores informações no site do Itamaraty quanto a visita. Não deixe de visitar o Congresso Nacional que está ao lado e a Catedral que está bem próxima. É de fácil acesso de carro, ônibus ou a pé. Sendo possível ir caminhando da rodoviário do Plano Piloto.
Compartilhar experiências reais é nosso objetivo. São filtradas resenhas spam, ofensivas, que não se refiram ao local ou que sejam/pareçam resultado de conflito de interesse.

O Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores, é um dos palácios da Capital Federal. Ao lado do Congresso Nacional, trata-se de mais uma bela obra do arquiteto Oscar Niemeyer. Considero parada obrigatória para quem for a Capital Federal, fácil acesso e um palácio de fácil reconhecimento.
Foto opinião do adan barros nascimento sobre Palácio do Itamaraty

O Palácio do Itamaraty possui uma arquitetura muito bonita, como quase tudo em Brasília. É possível fazer visita guiada se agendada por e-mail ou telefone com antecedência, o que vale a pena. É possível conhecer diversas salas e algumas relíquias, como o primeiro "Independência ou Morte" ou "Grito do Ipiranga" pintado, e vários móveis antigos, inclusive a mesa onde teria sido assinada a abolição da escravatura. Há restrições para fotografias em alguns momentos.

Projeto de Oscar Niemeyer é a sede do Ministério das Relações Exteriores. À sua frente, sobre a água, está o “Meteoro” de mármore que representa os cinco continentes, obra de Bruno Giorgi. Possui jardins internos e salas com obras de arte. Além da arquitetura moderna característica das obras do arquiteto Oscar Niemeyer, o Palácio apresenta o paisagismo assinado por Roberto Burle Marx, painéis de artistas importantes como Athos Bulcão, Rubem Valentim, Sérgio Camargo, entre outros, e obras de arte diversas presenteadas por personalidades e embaixadas estrangeiras, como esculturas, quadros, mobília e tapetes.
Tem visitas guiadas de hora em hora. Não é possível fazer passeio livre. Os visitantes devem permanecer com o grupo e com o guia durante todo o tempo. As visitas guiadas são oferecidas em português, espanhol, francês e inglês. É necessário verificar a disponibilidade e fazer o agendamento. Não são oferecidas visitas em duas ou mais línguas ao mesmo tempo. De segunda a sexta-feira não é permitido entrar usando chinelos, shorts, bermuda, camiseta regata e/ou roupas curtas em geral. Por causa de cerimônias oficiais, as visitas podem ser suspensas sem aviso prévio.
O agendamento deve ser feito pelo telefone (61) 2030-8051.
O horário de visitas é de segunda a sexta das 9h às 19h. Mas agende sempre!
Foto opinião do Marcela Nascimento sobre Palácio do Itamaraty

via iPhone

É o prédio público mais bonito de Brasilia! Um pena que os brasilienses nem sempre conhecem o lugar por dentro. A visita é agendada e vale MUITO! O prédio tem várias obras de arte, peças antigas e um jardim no terraço.

O Palácio do Itamaraty é onde fica o ministério das relações exteriores. De todos os ministérios de Brasilia, com certeza o Itamaraty é o mais bonito de todos.

É possível fazer uma visitação guiada por dentro do Palácio. Na época que fui, os horários eram de Segunda a sexta: das 14h às 16h e Sábados, domingos e feriados: das 10h às 15h.

Como todos as visitações em nos prédios de Brasilia, vale a pena ligar antes. Por exemplo, tentei entrar no Congresso Nacional no horário de visitação e eles não deixaram pois o responsável pela visitação havia faltado.

Projeto de Oscar Niemeyer é a sede do Ministério das Relações Exteriores. À sua frente, sobre a água, está o “Meteoro” de mármore que representa os cinco continentes, obra de Bruno Giorgi. Possui jardins internos e salas com obras de arte e também é conhecido como Palácio dos Arcos.
Endereço: Esplanada dos Ministérios
Horário: De 2ª a 6ª, das 15h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 14h.

O Palácio Itamaraty, também conhecido como Palácio dos Arcos, e os anexos foram projetados pelo arquiteto Oscar Niemeyer. O Palácio foi inaugurado em 21 de abril de 1970. Foi a sede do Ministério das Relações Exteriores, quando dos primórdios de Brasília. Atualmente, três edifícios compõem a sede do Ministério: o Palácio, o Anexo I e o Anexo II, conhecido popularmente como "Bolo de Noiva". O Palácio possui o maior hall sem colunas do mundo, com área de 2.800m.

. No entanto a tradição do nome Itamaraty foi mais forte e o Palácio seguiu chamando-se Palácio Itamaraty. Em seu interior, possui painéis de artistas como Athos Bulcão, Rubem Valentim, Sérgio Camargo, Maria Martins e afresco de Alfredo Volpi. O paisagismo interno e externo é de Roberto Burle Marx. Em frente ao Palácio do Itamaraty, sobre o espelho d'água, encontra-se a escultura Meteoro, desenhada por Bruno Giorgi.

A pedra fundamental do Palácio foi lançada em 12 de setembro de 1960, no entanto este só foi efetivamente concluído e inaugurado em 1970, devido às dificuldades técnicas para atender às inovações do projeto.

HORÁRIO DE VISITAÇÃO:

Segunda a sexta: das 14h às 17h.

Sábados, domingos e feriados: das 10h às 16h30min.
Primeira opinião do lugar

O Palácio do Itamaraty concorre, em minha opinião, com a Catedral para ver quem é o ponto alto da arquitetura de Niemeyer na capital. Só que o Itamaraty tem a vantagem de ter inúmeras surpresas esperando pra ser desvendadas. Vá descobrir o casamento perfeito entre Niemeyer, Burle Marx e Athos Bulcão, entre o moderno e o antigo e entre todos os cantos do nosso planeta. As obras de arte expostas neste Palácio suprem um vazio que os museus da cidade não conseguem suprir. Pode marcar sua visita pelo site deles. Não importa se você é daqui de Brasília, vá. Vai valer a pena.
Palácio do Itamaraty
"Palácio do Itamaraty"
Você conhece o Palácio do Itamaraty? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral
Passe o mouse pelas estrelas clique para dar nota

Opinião
Para enviar fotos ou preencher os campos adicionais, faça seu (Você não perderá a opinião escrita)