Palácio do Catete

| Rank: 10º de 111 | Ar Livre

Quer receber ofertas do(a) Palácio do Catete?

Uma boa opção de lazer cultural, além de ser uma programação gratuita. OBS: Não abre dia de segunda-feira.
O Palácio do Catete, atualmente abriga o Museu da República. Entretanto o maior acervo é o próprio palácio, que foi sede e morada da Presidência da República no Rio.
Pode-se ver o quarto de Getúlio Vargas, como foi usado pela última vez, assim como a sala da última reunião ministerial que precedeu sua trágica morte.

Mais uma boa opção de lazer cultural no Rio de Janeiro...!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Sem saber acertei em cheio a visita ao Palácio do Catete no domingo, pois era o último dia da Primavera dos Livros, feira de pequenas editoras do circuito cultural e acadêmico, sempre entre setembro/outubro/novembro. Não achei muitas promoções, três livros que eu já tinha adquirido anteriormente por R$ 9, estavam por R$ 40 reais cada. Não resisti, entretanto, e comprei duas obras da editora Língua Geral, R$ 10 cada.

Mas a feira já acabou e o Palácio continua lá. Nunca havia feito piquenique no espaço, mas fiquei chateada com a impossibilidade de encostar na grama. Os guardas ficam circulando e apitando o tempo inteiro pedindo para não andar, sentar, colocar a mão na grama. É um parque, po! Qual o sentido de não encostar na grama? Além disso, não há placas de aviso.

Fiquei na areia perto do lago com os patos. O clima é agradável e o que predomina são os pais com crianças pequenas. O local tem banheiros químicos, que eu nem cheguei perto, e um banheiro ao lado da cantina na entrada. A manutenção é bem precária e perto das 18h não há mais papel higiênico.

Existe alguns locais para comer e dois mercados em volta, então dá para providenciar a comida na hora, sem problemas. Não aconselho beber a água dos bebedouros, pois possuem um gosto estranho e é quente. Há ainda espaços com bancos para sentar e ler um livro, além do cinema e o museu lá dentro. Não visitei nenhum dos dois, mas gostei de passar o dia sentada na areia à beira do lago.

Ótimo programa para um reunião tranquilo com os amigos ou em família. Só não deixe os pequenas perturbarem os patos e não deem comida aos pombos!
Foto opinião do Letícia Alasse sobre Palácio do Catete

Sob o ponto de vista cultural, o Catete é parte importante da História viva do Brasil, pois os acontecimentos que dali partiram influenciaram todo o contexto nacional! Não consegui conter a emoção ao consultar o quarto onde se deu o desenlace da carne de Getúlio Vargas, que embora lá tivesse suas tendências despóticas, foi figura importantíssima para a formação do nosso País! Ali se respira a todo instante os desdobramentos do nosso passado!

Um passeio para quem gosta e se interessa na historia política do país, contem aos acervos da época e tudo muito bem conservado, e com inúmeras fotos reais do estabelecimento com o presidente da década de 40 Getúlio Vargas. O acesso é muito fácil e tranquilo também, basta pegar o metro e descer na estação "Catete" o Palácio encontra-se logo a direita, super pertinho.
Se estiverem na cidade e optarem fazer passeio a entrada é grátis na quarta feira e domingos.
Tudo teclado, seria absurdo pedir para unir os tópicos, porque as impressões, puras ou impuras, nos leva ao mesmo lugar...Palácio do Catete, Museu da República...ou APENAS uma singela sala de Cinema, sala de não "shopping"...que já resenhei. Talvez um Parque ou um simples Jardim. Escapismos para a rotina barulhenta da Rua do Catete...
O Som ao Redor...gosto de estar lá.

Os jardins do Palácio do Catete são lindos.

Ainda bem que ainda existe lugares onde é possível espaço sentar de baixo de uma árvore e ler um livro no meio do dia.

As crianças adoram brincar no parquinho.

Tem também o cinema. A sala é bem pequena e está muito mal cuidada, mas a programação é sempre ótima.

Lugar ótimo sempre que tenho tempo vou tomo um café leio um livro, escuto uma musica ou simplesmente relaxo na sombra de uma árvore, tem cinema a sala não é tão boa quanto erra antigamente, mas mesmo assim é válido tem passam filmes e documentários impressionantes, lembro de ir com minha mãe lá várias vezes ver uns filmes Europeus e Nacionais.

O museu é lindíssimo, mostrando a arquitetura com detalhes minuciosos da época, mas achei pouco explicativo. Deveria haver alguma forma de melhor ambientalizar o local, pois no verão é muito quente. Um local que é um marco na história do país deveria ser melhor tratado. A entrada é gratuita e se cobrasse algo simbólico tipo 2,00 não iria onerar ninguém e poderia reverter a renda na conservação.
O destaque fica para o pijama do Getúlio Vargas junto com a arma calibre .32 que usou suicídio.
Do lado do metrô Catete, tem ainda um parquinho infantil nos fundos do Palácio do Catete.
Os banheiros também deveriam ser melhor conservados.
Um dos lugares mais bucólicos e tranquilos da cidade do Rio! Arvores centenárias, paz, segurança, inspira a leitura, meditação ou um bom papo entre amigos. Crianças brincam, senhores conversam ou simplesmente se quedam num silêncio de puro sossego. Um bistrô nos oferece uma comidinha. ( antes o bistrô era mais aconchegante e movimentado, só por isso não dou 5 estrelas !) . Tem também sala de cinema onde passam películas cults. Sem falar na lojinha onde são vendidos lembranças de pura arte ! Ahhh, não esquecer de visitar além dos jardins, também o lado de dentro do Palácio percorrendo os aposentos do Getúlio ( pura História) e de onde se pode ver o parque pela janela ! Recomendo e sempre levo meus amigos visitantes para este passeio simples e fácil de chegar ( moro ao lado e frequento desde criança e não me canso!)

Tenho uma lembrança de quando eu era bem pequenininha e brincava de montar cavalinho na cadela dálmata chamada Califórnia, no quintal da vovó, no Catete. Toda família estava reunida com binóculos olhando na mesma direção. Anos passaram e contei essa lembrança que eu tinha para meu pai, e ele respondeu-me: foi quando o Getúlio Vargas suicidou-se e os adultos espiavam a movimentação no Palácio do Catete. E eu tinha apenas 3 aninhos!

O espaço do jardim é muito bacana, limpo, organizado e seguro, o parquinho pras crianças é bem legal e, de vez em quando, tem eventos como feira de livros, teatro, contação de histórias e música. No quiosque central tem café, água, etc. Para comer, melhores opções na rua do Catete (Restaurante Berbigão em frente). Vale tirar um tempo e visitar o Museu da República e o Museu do Folclore, ao lado.

Além de ser um local com a história do Brasil, tem um lindo jardim que é desfrutado por todos e não paga nada para sentar e trazer suas crianças, com um parquinho para as crianças em local seguro e protegido.

Lugar lindo, bucólico composto de uma construção principal onde fica o Museu da República com exposições, filmes e amostra permanente sobre a Morte de Getúlio Vargas e o Estado Novo e seus jardins com palmeiras imperiais, cursos de água e uma pequena gruta. tudo isso descortinando a vista para a Baia de Guanabara e a enseada do Flamengo.
Você conhece o Palácio do Catete? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral

Conteúdo relacionado O que fazer em Rio de Janeiro?