Palácio do Catete

| Rank: 10º de 114 | Ar Livre

Liguei para saber se posso fazer piquenique e fui informada que não pode, vi nos comentários que não pode nem pisar na grama!! Confere isso? Não podemos levar as crianças para o jardim?

Sob o ponto de vista cultural, o Catete é parte importante da História viva do Brasil, pois os acontecimentos que dali partiram influenciaram todo o contexto nacional! Não consegui conter a emoção ao consultar o quarto onde se deu o desenlace da carne de Getúlio Vargas, que embora lá tivesse suas tendências despóticas, foi figura importantíssima para a formação do nosso País! Ali se respira a todo instante os desdobramentos do nosso passado!

Um passeio para quem gosta e se interessa na historia política do país, contem aos acervos da época e tudo muito bem conservado, e com inúmeras fotos reais do estabelecimento com o presidente da década de 40 Getúlio Vargas. O acesso é muito fácil e tranquilo também, basta pegar o metro e descer na estação "Catete" o Palácio encontra-se logo a direita, super pertinho.
Se estiverem na cidade e optarem fazer passeio a entrada é grátis na quarta feira e domingos.

Uma boa opção de lazer cultural, além de ser uma programação gratuita. OBS: Não abre dia de segunda-feira.
O Palácio do Catete, atualmente abriga o Museu da República. Entretanto o maior acervo é o próprio palácio, que foi sede e morada da Presidência da República no Rio.
Pode-se ver o quarto de Getúlio Vargas, como foi usado pela última vez, assim como a sala da última reunião ministerial que precedeu sua trágica morte.

Mais uma boa opção de lazer cultural no Rio de Janeiro...!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Tenho uma lembrança de quando eu era bem pequenininha e brincava de montar cavalinho na cadela dálmata chamada Califórnia, no quintal da vovó, no Catete. Toda família estava reunida com binóculos olhando na mesma direção. Anos passaram e contei essa lembrança que eu tinha para meu pai, e ele respondeu-me: foi quando o Getúlio Vargas suicidou-se e os adultos espiavam a movimentação no Palácio do Catete. E eu tinha apenas 3 aninhos!

O museu é lindíssimo, mostrando a arquitetura com detalhes minuciosos da época, mas achei pouco explicativo. Deveria haver alguma forma de melhor ambientalizar o local, pois no verão é muito quente. Um local que é um marco na história do país deveria ser melhor tratado. A entrada é gratuita e se cobrasse algo simbólico tipo 2,00 não iria onerar ninguém e poderia reverter a renda na conservação.
O destaque fica para o pijama do Getúlio Vargas junto com a arma calibre .32 que usou suicídio.
Do lado do metrô Catete, tem ainda um parquinho infantil nos fundos do Palácio do Catete.
Os banheiros também deveriam ser melhor conservados.

Fazendo parte do Palácio encontramos uma área verde espetacular, com lagos e patos, brinquedoteca para a criançada, ambiente para uma tranquila leitura, livraria, cafeteria, teatro, cinema, uma caverna super assustadora para os pequeninos... Frequentei durante muito tempo este espaço, nos finais de semana, meu filho acordava e super animado perguntava " Mãe, hoje é dia de ir no parque dos patinhos não é ? Diz que sim !!! "

Lugar ótimo sempre que tenho tempo vou tomo um café leio um livro, escuto uma musica ou simplesmente relaxo na sombra de uma árvore, tem cinema a sala não é tão boa quanto erra antigamente, mas mesmo assim é válido tem passam filmes e documentários impressionantes, lembro de ir com minha mãe lá várias vezes ver uns filmes Europeus e Nacionais.
Você conhece o Palácio do Catete? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral

Conteúdo relacionado O que fazer em Rio de Janeiro?