Aberto de terça a domingo, a partir das 10h (cheque ao lado os horários de fechamento). A entrada custa R$ 5.

O Palácio Cruz e Sousa abriga o Museu Histórico de Santa Catarina. O prédio é belíssimo e foi construído para ser a casa do governo. Foi construído no início do século XVIII, mas uma grande reforma ocorrida no fim do mesmo século o deixou com as características que vemos hoje. Em 1984 o palácio foi tombado como Patrimônio Histórico do Estado.
Além da parte externa que é muito bonita, você também pode visitar o museu para ver o interior do palácio. Ingressos a R$ 5,00. O Museu tem em seu acervo basicamente objetos e mobília ligados à história política local. A escadaria de mármore carrara impressiona, assim como os vitrais e a clarabóia. O trabalho de marchetaria nos assoalhos é muito bonito e merece cuidado extra: só podemos entrar vestindo uma proteção nos nossos calçados.
O palácio fica em frente à Praça XV de Novembro e é um bom lugar para você colocar no seu roteiro pelo centro de Floripa! ;)

Confesso que não sou muito fã de museu e não estava tão afim deste passeio turístico, mas me surpreendi com o lugar, realmente o prédio é muito bonito e bem característico de sua época, fomos acompanhados por um guia super inteligente e educado que nós explicou tudo com bastante detalhes que nos encantou. Aliás tudo por dentro é de impressionar com a riqueza que possui. Vale a pena !!!

Atualmente é a sede do museu histórico de santa catarina, está bem no centro da capital, bem próximo da praça XV de novembro. Oferece várias oportunidades de cursos rápidos para a população e também para conhecer um pouco da história do estado. Possui lindos jardins, totalmente cercados por muros todos rosas.

Lugar lindo, mas, quando fui senti uma aura um pouco assustadora.
A vontade é de explorar cada canto do lugar, cada sala, cada pedaço. O ser humano é incrível com sua curiosidade! Mas é isso, vale a pena conhecer? Sim, vale muito.
Mas, sinceramente, visite só uma vez, mas aproveite bastante a visite, pergunte sobre tudo, saia liquidado de história!

O local é muito bonito, com muitas peças históricas!
A restauração está deixando o palácio bem bonito, e o cuidado é tanto, que no 2o andar, você tem que usar um tipo de protetor de calçado, para não deteriorar o piso
Dica: quem é professor ou estudante, não esqueça da carteirinha ou do crachá: você não pagará a entrada
Foto opinião do Carlos Alfredo Alves Junior sobre Palácio Cruz e Sousa

O Palácio é muito bonito e de arquitetura imponente. No térreo há exposições interessantes sobre a formação do estado catarinense, seu povo e seus costumes. Nos andares superiores, mobiliários antigos reproduzem os ambientes e cômodos de antigamente. O Palácio conta também com um lindo jardim!
O nome do palácio é em homenagem ao maior poeta simboloista do Brasil: João da Cruz e Sousa

Seus poemas são marcados pela musicalidade (uso constante de aliterações, que são repetições de sons parecidos no mesmo poema), pelo individualismo, pelo sensualismo, às vezes pelo desespero, além de uma obsessão pela cor branca que advém de que cruz e sousa era negro e sofria grande preconceito, comum na época.

Ele era filho de escravos e recebeu o pelido de "Cisne Negro" e juntamente com o mulato Machado de Assis (maior escritor brasileiro) são símbolo da cor negra na nossa arte e cultura.

O poeta morreu pobre e deixou filhos que também viveram na miséria. É um paradoxo seu nome estar agora na palácio onde morou o governador do Estado, recebendo do melhor enquanto o poeta (que dá nome ao museu) passou fome.

Na frente do palácio houve a novembrada, revolta contra o governo militar. Esta passagem está num filme de mesmo nome, que tenta mostrar como o povo se manifestou contra joao figueiredo, então presidente do Brasil.

Adoro museus, sempre é uma experiência incrível conhecer um pouquinho sobre a história. Sempre que alguém vem me visitar faço questão que vão visitar o Palácio Cruz e Sousa.

A primeira vez que fui tinha uma guia que falou sobre todos os móveis, estrutura do prédio, tipo de madeira, arquitetura da época e porque era construído daquele jeito. Além de falar quais nobres e pessoas importantes que passaram por ali. É importante lembrar como uma construção tem tanta história e também valores culturais da época.

Nem sempre tem guia para acompanhar, mas tem várias plaquinhas com explicação sobre os cômodos e alguns móveis todas as vezes que fui sempre tinha algum comodo que estava em reforma, infelizmente nunca visitei o palácio por inteiro =( Mas mesmo assim valeu a experiência. O Palácio também tem um salão para exposição de obras de arte e uma área aberta o jardins onde pode tirar lindas fotos (no interior do palácio apenas em alguns pontos e permitido tirar fotografia) e ver algumas obras expostas também. Tem uma saleta com a história do famoso poeta catarinense Cruz e Sousa, é bem interessante sua história.

O valor de entrada é muito simbólico R$2,00 e dia de domingo a entrada é franca. Vale muito a pena ir visitar e conhecer um pouco mais da história e cultura daqui de Santa Catarina e do Brasil.

O Palácio Cruz e Souza abriga o Museu Histórico de Santa Catarina, que é administrado pela Fundação Catarinense de Cultura. O Palácio abriga muita cultura e história, ele foi construído em meados do século XVIII para ser a sede de governo da Capitania da Ilha de Santa Catarina.

Somente em 1979, o Palácio Cruz e Sousa recebeu este nome, em homenagem ao grande poeta catarinense. O prédio foi tombado como patrimônio histórico do Estado de Santa Catarina no ano de 1984.

Há quase três seculos o prédio tem sido palco de vários momentos importantes. Um deles e bem peculiar foi a Novembrada. Grande manifestação da população catarinense organizada por estudantes contra a ditadura militar. A manifestação foi no dia da visita do então ditador e presidente do Brasil o General Figueiredo em 30 de Novembro de 1979.

Hoje o Palácio Cruz e Souza abriga móveis que foram usados no prédio enquanto era sede de governo além de exposições. Aos domingos a entrada é gratuita. Nos outros dias da semana custa 5 reais, e estudantes e professores de escolas públicas não pagam.

O palácio Cruz e Sousa está localizado em Florianópolis, em frente a Praça XV, e já foi sede de governo do estado de Santa Catarina. O seu nome advém do grande poeta simbolista João da Cruz e Sousa (1861-1898) que nasceu na antiga Nossa Senhora do Desterro, atual Florianópolis.
O projeto inicial era em estilo colonial, passando por ampla reforma no governo Hercílio Luz entre (1894 e 1898), adquirindo estilo eclético como se apresenta hoje.
O interior é bastante requintado, com elementos em mármore e lustres de cristal. A ampla escadaria que dá acesso ao piso superior é ricamente ornamentada, tornando-se um dos mais belos atrativos arquitetônicos da construção.
Até o ano de 1984 foi sede do governo estadual, passando a funcionar como museu a partir de 1986.
Você conhece o Palácio Cruz e Sousa? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral

Conteúdo relacionado O que fazer em Florianópolis?