Quer receber ofertas do(a) Palacete Provincial?

O Palacete Provincial, é um dos pontos turísticos mais completos, bem cuidados e belos da minha querida Cidade. O palacete foi quartel da Polícia Militar por muitos anos, (mais de cem). Hoje denominado palacete provincial, é um patrimônio tombado juntamente com o Colégio Amazonense Dom Pedro II e a Praça Heliodoro Balbi onde está situado o prédio. O local possui cinco museus: A pinacoteca, o Museu da Imagem e do Som do Amazonas, museu Tiradentes, museu de numismática e Sala de arqueologia, além de outras atrações como: Sala de Exposição Temporária que atualmente retrata a restauração do palacete que ocorreu em 2009, Ateliê de restauro que não é aberto a todas visitações e cela memória que era utilizada pela polícia milita e é curioso porque abrigava até 7 pessoas em um espaço minúsculo.
No museu Tiradentes é possível escutar o som das armas da época bem como as fardas e outros utensílios.
Horário de funcionamento: das 9:00 às 17:00 nas terças e quartas, das 9:00 às 19:00 nas quintas, sextas e sábados e das 16:00 às 20:00 aos domingos, segunda fechado para manutenção.
Foto opinião do ERICA OLIVEIRA DE SOUZA sobre Palacete Provincial

Preguiça de atender alguém que seja brasileiro,só focam em estrangeiro para cobrarem absurdos para serem guias... O palecete é muito lindo e o jardim também.. Um ótimo lugar para fazer seção de fotos e guardar de lembrança. Sem dúvida vale apena chegar lá e ver uma arquitetura linda que nos remente nossa história.

O Palacete Provincial foi um dos lugares mais lindos que conheci em Manaus. Quem visita a cidade não tem desculpas para não ir, pois a entrada é franca e fica bem perto do porto e da Av. Getúlio Vargas.

Ao entrar, fomos recepcionados por uma guia, que nos passou as instruções da visita e nos levou à primeira sala, que conta a história do lugar, desde a sua criação até a última reforma que o transformou em museu.

O Palacete, além de sede da província, já foi quartel da Polícia Militar, biblioteca pública e escola. Foi tombado como Patrimônio Histórico e Artístico.

Durante o tour, conhecemos a Pinacoteca do Estado, com quadros de artistas que pintaram a Amazônia; o Museu da Imagem e do Som, equipamentos relacionados desde o Brasil Colônia até hoje; o Museu de Numismática Bernardo Ramos, que expõe diversas coleções de moedas e cédulas raras, do Brasil e do mundo; o Museu Tiradentes, com uma réplica da sala e dos acessórios utilizados durante o Brasil República e uma exposição sobre a história da Polícia Militar do Amazonas, com fotos, vídeos e sons.

Adorei a visita, pois através dela pude conhecer um pouco mais sobre a história do Amazonas e de Manaus, particularmente, algo que é difícil de se fazer aqui no Sudeste.

A denominação de Palacete Provincial se da do fato de ter servido de sede do governo da Província do Amazonas e de residência de seus presidentes.Os Museus são de diferentes temas, um deles mostra a evolução da câmera fotográfica, do aparelho de som, desde o aparelho toca disco ate os mais atuais, tem também um que mostra replicas de esculturas famosas em exibição em vários outros países, um dos Museus que mais me chamou atenção foi o " Museu de Numismática Bernardo Ramos " , tem uma variedade incrível e inestimável de moedas e cédulas do mundo inteiro, e de diferentes épocas. outro que merece total visibilidade é a sala de Arqueologia do Estado, tem peças de 300 a 400 anos antes de Cristo. O Amazonas perdeu muita coisa legal na época da colonização, então a ideia geral é preservar o pouco que ainda se tem dessa cultura tao rica mas que infelizmente não foi cultivada ao longo do tempo.
fui ao museu com um grupo do colégio, mas gostei tanto que logo no dia seguinte convidei a família inteira pra conhecer esse lugar incrível onde vivemos e tampouco sabemos de sua historia.
OBS: ENTRADA FRANCA
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Terça e Quarta: De 09h às 17h
Quinta, Sexta e Sábado: De 09h às 19h
Domingo: De 16h às 20h

Mesmo morando em Manaus desde pequena, só tive a oportunidade de conhecer o Palacete Provincial recentemente. É um local muito tranquilo e carregado de história. Durante muito tempo conhecido como Quartel da Polícia Militar, o local hoje abriga alguns museus, dentre os quais o Museu da Polícia Militar, o Museu da Numismática (pra quem gosta de ver coleção de moedas), o Museu da Arqueologia e a Pinacoteca do Estado. O palacete foi entregue em 2009 depois de uma obra de restauração.
Na entrada do palacete há guias para recepcioná-lo e acompanhá-lo durante a visitação (caso você queira). E há ainda o Café do Pina dentro do Palacete, logo depois da entrada, onde se pode sentar pra conversar e tomar um café, por exemplo.
Você conhece o Palacete Provincial? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral