Fim de semana chegando, é dia de sair de casa, encontrar os amigos, comer uma comidinha gostosa. E de preferência que não pese muito para poder acompanhar de vários drinks e gargalhadas pela noite. Um dos meus locais preferidos para fazer isso no Rio é o Oui Oui, segunda casa da chef Roberta Ciasca, que também comanda o competente e sempre cheio Miam Miam.
Metonímias a parte, o casarão de Botofogo oferece mini porções de comidinhas para compartilhar. A graça é pedir várias coisas diferentes e se deliciar provando um pouco de cada. Chegue cedo para evitar filas e se acomode numa mesa com uma boa caipirinha para começar. A minha, na noite de ontem, foi de uva com manjericão.
Na primeira rodada, cada uma das convivas escolheu uma opção. E rapidamente a mesa se encheu com creme brulé de grana padano (R$ 27,50), com direito açúcar caramelizado por cima que faz um contraste interessante com o salgado queijo cremoso.
Vieram também camarões gratinados no zambaione com bastante palmito pupunha e alho poró (R$ 31,80). O zambaione veio na medida certa de leveza para não mascarar o delicado sabor dos outros ingredientes.
Pela primeira vez provei o filé mignon marinado no limão siciliano (R$ 25,10). O gosto do limão é bastante presente, mas a carne pede um acompanhamento para se sentir completa.
Na mesa, o que melhor cumpriu esse papel foi o risoto de legumes com mascarpone e pesto de ervas (R$ 23,50). Bem temperado, é uma delícia para acompanhar pratinhos mais carnívoros.
Para mim a grande estrela da festa, no cardápio da casa desde os primórdios, é a costelinha (R$ 28,60). Ela é servida com um molho doce de açúcar mascavo e canela, acompanhada de purê de abôbora e lascas de amêndoas, com deliciosa surpresa de queijo de cabra no meio do purê. Quanto você chega nele, já está meio derretido, e complementa tão bem a abóbora e a carne. Peça, por favor.
Mas como estava em boa companhia, a festa não parou por aí. Ela trouxe uma nova rodada que começou com uma burrata cremosa por dentro, servida com salada de microverdes, croutons de alho e molho de limão siliciano (R$ 25,60). Adoro esse vício da chef em limão siciliano, aqui dá um fundo incrível aos sabores do queijo e verdinhos.
Teve bacalhau em lascas com batata palha, cebolas e azeitonas (R$ 28,50), bastante elogiado pela mesa.
Couscous nordestino, com frango, quiabo e castanha de caju (R$ 22,80). Foi o que menos gostei, senti um gostinho de ranço de frango que me desanimou.
E o nhoque com cogumelos e ervas (R$ 24,80), que quase lambi a travessa quando terminou. E olha que é difícil eu gostar de nhoque fora de casa. Mas ele estava macio, e perfeitamente complementado pelo molho.
A orgia gastronômica na parte salgada não nos deixou chegar aos doces. Mas, para equilibrar os drinks, você ainda pode pedir opções como o brigadeiro com passas ao rum.

Fui numa sexta com meus pais e minha esposa. Apesar de chegarmos cedo a casa estava toda reservada e só havia lugar na varanda. A varanda possui somente 4 mesas de quatro lugares cada, não sendo muito confortável para acomodar quatro pessoas.
O restaurante tem uma proposta de você fazer a escolha dos seus pratos sem distinção de entrada e prato principal.
Os pratos são inovadores e muitos gostosos. A comida é excelente, mas o atendimento é razoável, podia ser melhor.
Recomendo fazer reserva para ter a experiência melhor.

O restaurante da chef Roberta Ciasca é dividido em tres ambientes: a área externa com mobiliário de ferro, uma sala com decoração art déco dos anos 20 e outra com inspiração anos 70. Todos lindos e muito aconchegantes!!

A proposta da casa é que cada mesa monte seu próprio menu degustação, já que os pratos são de pequenas porções, o que faz com que os clientes passeiem por diversas opções.

A carta de vinhos da casa é bem interessante, com boas opçoes de 1/2 garrafa, ideais para harmonizar com os diferentes pratos que forem pedidos.

Uma opção também interessante é o almoço executivo servido de segunda a sexta de 12h as 15h. Entrada + prato principal + sobremesa saem por modestos R$32,90.

Foto opinião do Laura Goldmeier sobre Oui Oui

Cozinha de pequenas porções, o Oui Oui é um ótimo lugar em Botafogo para quem aprecia aqueles ambientes escurinhos, meio sóbrio e um bom cardápio, com a opção de o cliente montar o seu próprio "menu-degustação". Parece que a ideia é que cada uma das pessoas da mesa peça pratinhos diferentes para compartilhá-los de forma que todos experimentem uma variedade maior do cardápio. Muito legal, apesar de pequeno e com iluminação complexa.

Também para comer aos bocados, mas com outra proposta. De influência francesa, a ideia é cada um criar o seu próprio menu degustação. Independente de quantos pratos escolher, garanta que o brûlée de grana padano e o vol au vent de rabada estejam na lista, são imperdíveis!

Gourmandisme
www.gourmandisme.com