Fundado em 2000, o Ora Pois! é um restaurante português com ambiente simples e receitas com pitadas caseiras. Como entrada, a porção de lula grelhada ou a alheira são boas escolhas. Nos pratos principais, o bacalhau domina a maioria das criações. Escolha o bacalhau à espanhola, acompanhado de batatas, cebola, arroz, tomate, pimentão e grão de bico.

O Ora Pois! foi o palco da 11ª edicão do Jantar Étnico Kekanto. Instalado numa casa na Rua Fidalga, na Vila Madalena, é um lugar bem gostoso, decorado com fotos (suponho eu que de locais em Portugal) e quadros com matérias sobre o restaurante.

Como algumas pessoas demoraram um tanto para chegar, fomos esperando... e pedindo entradas! Eu experimentei Pataniscas de bacalhau (um bolinho frito à base de bacalhau desfiado, farinha, leite, ovos, cebola e salsa; porção com 8, R$ 23), Bolinho de Bacalhau (porção com 8, R$ 25), alheira (R$ 22) e polvo à vinagrete (R$ 36). Nunca tinha comido Pataniscas – apesar de também serem de bacalhau, são diferentes dos bolinhos, e bem gostosas. O bolinho de bacalhau estava bem normalzinho, nada de excepcional – mas a alheira e o polvo à vinagrete estavam muito bons!!

Como prato principal, dividi um Bacalhau à Brás: um “misturadão” de bacalhau desfiado, cebolas, batatas fritas e ovos, acompanhado de arroz! É tipo comer todas as besteiras do mundo juntas – só faltou bacon! ;) Ele estava muito, muito bom; e apesar de ter cara de um prato bem seco, isso não foi um problema. Foi difícil terminar o prato em 2 pessoas, mas cabe lembrar que já tínhamos comido um bom tanto de entradas. Na verdade, fiquei com a impressão de que os pratos de lá sobram para 1 pessoa, mas faltam para 2. De qualquer jeito, rachar um prato de R$ 51 é um bom custo-benefício! =)

Outra opção que o restaurante oferece são pratos executivos (de terça a sexta, na hora do almoço), com preços variando de R$ 21 a R$ 32. A maioria dos pratos, claro, é de bacalhau!

O atendimento, no geral, foi bastante bom e atencioso. Inclusive, houve um momento em que meu copo tombou e, antes que eu pudesse pensar em chamar alguém, o garçom já estava lá limpando tudo! Tomei até um susto, haha!

Juntando tudo, posso dizer que gostei do lugar – mas me preocupa o fato de ele ser um dos restaurantes portugueses mais acessíveis da cidade, sendo que ele não é tão baratinho assim! De qualquer forma, se precisasse levar alguém a um restaurante português na cidade... muito provavelmente seria lá que eu iria!
Foto opinião do Luiza Marques sobre Ora Pois!

Já tinha visto o restaurante na Net. Não aguentei mais sem comer um bom prato português então decidi ir, juntamente com 3 amigas. O restaurante tem um ambiente bom e simpático, com fotografias de Lisboa espalhadas pelas paredes.

Quanto à ementa:
- Entrada: alheira - Não experimentei, mas pelo que as minhas amigas disseram, não chega aos calcanhares de uma alheira de Mirandela. Foi um pouco uma decepção.
- Pratos: as travessas vêm bem servidas por isso dá para dividir por duas pessoas
Lulas Assadas - Vêm com salada e batata cozida. São boas: dá para matar as saudades.
bacalhau à Gomes de Sá - Servido também com arroz (não entendo porquê - em Portugal não se comem pratos de bacalhau com arroz, mas...). Também é bom, vale a pena.
- Sobremesas: pastel de Santa Clara, Pastel de Coimbra e salame de chocolate - os pasteis achei muito doces, mas optimos.

Por uma água, um prato de lulas recheadas (a dividir) e um pastel de santa clara (também a dividir) paguei R$37.40 (já com os 10% inclusos)
Foto opinião do Isabel Castro E Silva sobre Ora Pois!
Restaurante com bom preço para comer bacalhau.No final de semana tem muita procura portanto chegue cedo.As entradas são boas como o bolinho de bacalhau e as alheiras. Quem não quiser comer peixe tem um strognoff de carne muito bom.Vale a pena.Otimo custo benefício.Não deixe de comer o pastel de Santa Clara de sobremesa.Imperdivel!!!

Em São Paulo existe uma dificuldade muito grande em comer frutos do mar. A grande maioria dos estabelecimentos oferece Tilápia, Robalo ou Salmão a preços bem altos. Não é difícil ultrapassar os 100 reais por pessoa para uma refeição algumas vezes duvidável.
Garimpando pela cidade, descobrimos uma ótima opção para quem gosta de comida portuguesa a preços realmente convidativos.

O Ora Pois é um restaurante que fica na Vila Madalena mas longe do burburinho da Aspicueta. A decoração é tipicamente portuguesa, com bom gosto e um excelente atendimento...adoro este lugar!!!

São vários ambientes para escolher sentar, no espaço interno temos o salão que fica na entrada do restaurante e um outro salão mas aconchegante ao lado...
Nos ofereceram uma mesa na área externa, o que nos agradou muito já que estava um dia lindo e ambiente é muito fresco e agradável.

As louças tipicamente portuguesas dão um toque especial ao lugar...
Para acompanhar nosso bacalhau, nada melhor que um vinho verde, ligeiramente ácido e muito refrescante, limpando bem o paladar e tornando nossa experiência ainda mais agradável.

Os bolinhos de bacalhau são espetaculares...os melhores que comi em São Paulo...completamente diferentes dos oferecidos no Mercado Municipal, estes bolinhos são leves, delicados, e muito saborosos.

Com pouca batata e nenhuma farinha de trigo, vale vir conhecer o lugar só para comer estes bolinhos...
Como prato principal, pedimos um bacalhau assado na brasa com batatas aos murros e uma porção de brócolis no alho para acompanhar.
O prato veio com um grande e alta posta de bacalhau coberta de cebolada e serviu os dois perfeitamente.

De sobremesa, clássicos portugueses como o Toucinho do céu, Edredom de amêndoas e Pastel de belém aparecem no cardápio, mas como estava com muitas saudades, fui de Pastel de Santa Clara, bem recheado de ovos moles...

O preço? O prato de bacalhau mais caro do cardápio custa 50 reais e serve duas pessoas. Com vinho, sobremesa e entradinha pagamos um pouco mais de 100 reais. Não é uma refeição barata, mas para o que é servido está com o preço excelente.
Foto opinião do André Leiras Prujansky sobre Ora Pois!

Com porções bem interessantes em seu menu nos pratos que apresenta, este restaurante de comida portuguesa tem uma boa receptividade. Tem tambem uma filial na Serra da Cantereira, que aos finais de semana é um interessante local tambem de passei e lazer. De caractristicas familiares , os pratos são bem apresentados e servidos. Em datas comemorativas é uma boa opção, Posso dizer que sempre saio satisfeito. Boa carta de vinhos , mas os petsicos deixam a desejar , melhor ir direto ao prato principal.

Um ambiente simples, mas não simplório. Carregado de história e com um atendimento simpático o Ora Pois tem o essencial da comida portuguesa. Comi um bacalhau com natas, uma alheira e uma entrada parecida com bolinho de bacalhau. Tudo divino e acompanhado por um bom vinho português. Demais. Preço ok!

Gostei bastante do atendimento, mas meu prato (bacalhau) estava sem sal. Ótimo lugar para um jantar a dois, bom vinho, garçom atencioso e azeite saboroso. Noite agradável. Só faltou um pouco mais de tempero. Mesmo assim recomendo. Se gosta de pessoal atencioso e limpo, local tranquilo e romântico. Possui manobrista.

Não me surpreendeu conforme eu esperava. Não foi excelente, também não foi ruim. Eu retornaria aqui para acompanhar alguém já que os preços dos pratos principais não são pra lá de abusivos (o contrário achei das entradas, como o bolinho de bacalhau).

Participei de uma edição do Jantar Étnico em que estávamos procurando um lugar de culinária portuguesa que despertou interesse de algumas pessoas. Poderiam ter ido mais se fossem mais flexíveis na negociação, que foi complicada e não concedem nenhum benefício ou atrativo para grupos grandes. Uma pena essa falta de visão de marketing que gera sempre uma boa repercussão com investimento baixo.

Sobre a comida, já experimentei bolinhos de bacalhau melhores. A patanisca estava ok, mas longe também de ser a melhor que já provei. Para quem não sabe, pataniscas são feitas de pedaços de bacalhau desfiado fritos em farinha de trigo. Em seu tempo, há sal e, dependendo do cozinheiro, pimenta e salsa também. Idem para o caldo verde que tem batata, cebola, couve e chouriço na sua receita.

Achei interessante a lula com recheio de cabeça de lula, cenoura, cebola, bacon e azeitona no molho de tomate, tendo arroz de acompanhamento. Curti e serve duas pessoas com fome moderada.

Não posso reclamar de duas coisas:

1) atendimento. Os garçons foram gentis, solícitos e bem humorados até mesmo em pequenos lapsos.

2) Lugar com decoração habitual de um ambiente português, com louças portuguesas, música ambiente, etc.. .ou seja, lugar para se sentir à vontade.

Há estacionamento ao lado. Recomendo sem grandes expectativas.

Foto opinião do Lucas Nobre sobre Ora Pois!

Eu devo ter escolhido um dia muito ruim pra ir lá, já que vejo tanta avaliação boa aqui. Mas, ok, vamos à minha experiência, que não foi das melhores, infelizmente. =(

Fui em um dia de jantar étnico com kekanteiros, tudo muito bom, tudo muito divertido. O espaço é realmente muito aconchegante, em uma casa antiga, diversos cômodos, decoração em madeira. Enfim, bem português!

Eu escolhi um prato com bacalhau, logicamente. Gostei "marromenos", porque meu prato tinha mais creme que bacalhau: aliás, o gosto do molho cremoso que vinha junto acabou roubando a cena. Mas até aí daria 3 ou 4 estrelas. Até porque o prato era bem servido e custava aproximadamente R$30 para uma pessoa.

Como sobremesa, fui de Pastel de Belém. Claro, de Belém nunca poderia ser, mas sendo um restaurante português, imaginei que iriam copiar bem a receita. E, como já provei o original na própria terrinha, precisava sentir qualé deste. Ah, nossa, fiquei #xatiada: ele veio frio, com gosto de geladeira, muito nhé... Poxa vida, podia ter vindo quentinho, pelo menos. Mas, ok, baixei para duas estrelas.

Porém, o estresse maior foi na hora de acertar a conta, e por isso baixei em mais uma estrelinha a nota final. Pedimos Nota Paulista, porém que está fosse dividida pelo número de participantes, ou seja, incluindo vários CPFs. Gente, que foi aquilo! Uma briga com a gerente ou dona ou sei lá quem era no caixa. Não queria fazer de jeito nenhum, que não dava etc. Nossa, sério, foi estressante: é direito do consumidor e, sim, você pode pedir uma nota dividida em várias CPFs, todos sabemos né?

Depois do bate-boca conseguimos, porém, foi algo desnecessário. Acho, principalmente, que vai um toque para o estabelecimento em atentar-se a estes detalhes, porque atendimento é fundamental e determinante para um "q" a mais e você sentir vontade de voltar!

Não sou muito, mas comi a morcela frita e achei bom!!! Diferente do que esperava, o gosto estava bom!!! Mas é claro que o bolinho de bacalhau ganhou de longe...rs...O bacalhau a Gomes de Sá, o a Brás e com batatas ao murro são bem gostosos também!!! De sobremesa, o famoso pastel de belém português faz jus ao doce!!! Tem dois ambientes, mas no calor é complicado, pois não tem ar condicionado!!!
Você conhece o Ora Pois!? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral