Oca - Parque do Ibirapuera

| Rank: 21º de 83 | Museus

A Oca é um dos museus presentes no Parque do Ibirapuera, fica próximo a marquise e estive lá na semana passada para visitar a exposição Alimentario, o espaço é amplo e havia vários monitores atenciosos que explicavam os detalhes da exposição, que é muito interessante e conta a história dos alimentos e é gratuita.
Também tem um ar condicionado potente bom estar ali nos dias muito quentes rs.
Foto opinião do Soraia Mariana Soouza sobre Oca - Parque do Ibirapuera
Fui lah para uma exposição Maya e numa Bienal antiga e o prédio tem uma forma muito interessante! As janelas circulares tanto fora quanto dentro são um charme a parte! Niemeyer em sua plenitude!

A Oca faz parte agora do Museu da Cidade e fica no Parque do Ibirapuera. Fui na exposição dos maias que tomou um andar da construção. Achei um pouco abafado. Não sei se a temperatura estava dessa forma por causa dos objetos da exposição, já que nestas ocasiões a temperatura costuma ser bem controlada. Mas notei algumas pessoas nitidamente incomodadas com a temperatura. O atendimento foi ótimo, já que fui com meu pai e ele pegou a fila preferencial. Boa infraestrutura com um ambulância na porta para eventuais atendimentos.
Foto opinião do Simone Christina Moreira Soares sobre Oca - Parque do Ibirapuera

Após um bom tempo votei ao pavilhão OCA, no Parque do Ibirapuera, para ver a exposição Mayas- pela primeira vez fora do México- e aproveitei para reparar na construção projetada pelo incrível Oscar Niemeyer, e opinar sobre a junção desta mostra com o ambiente moderno. Digo isto porque, apesar de projetado em 1954, o OCA transmite modernidade até os dias atuais.

O local abriga exposições e eventos numa área de 10 mil m2, e, olhando de fora, parece mesmo uma oca, porém de concreto.

Minhas considerações sobre o edifício:
- Faltam placas de sinalização na área interna e externa, inclusive em inglês. Na fila, do lado de fora, percebi turistas americanos, suíços, chilenos, Argentinos e colombianos;
- Os banheiros precisam de uma melhor iluminação e limpeza.

Sobre a Mostra:
- estava incrível. O curador separou os objetos expostos de acordo com o significado e enumerou as repartições de um a oito, conforme os temas. Assim, consequentemente, oito filas simultâneas se formaram no local;
- achei conflituoso expor a civilização de um povo do século IV e IX a.C. num prédio do século XX. Talvez tenha sido proposital, mas ficaria mais harmonioso um local neutro, com luz baixa em vez de misturar os tempos, já que havia luz relativamente alta para o evento;
- Os staffs com quem falei foram prestativos e cordiais;
- A segurança estava reforçada.

A oca é uma excelente espaço para exposições. Por estar dentro do parque do Ibirapuera permite que o passeio seja ainda mais completo. O espaço recebe grandes e importantes eventos e exposições. Já visitei tanto exposições pagas como gratuitas e o "drama" é sempre o mesmo... longas filas para entrar aos finais de semana. Se tiver a oportunidade, vá durante a semana, que é mais confortável. Se não der, paciência, mas não deixe de ir mesmo assim, vale a pena.
A atual exposição em cartaz, Maias, está bastante interessante. Num domingo a tarde demorei um pouco mais de 1h para conseguir entrar. Vale a pena lembrar que é um evento gratuito.

Gosto muito da Oca por ser um dos locais de São Paulo que nos proporciona as mais diversas exposições e conteúdo de arte, de forma gratuita na maioria das vezes, bem organizada e estruturada! Fui na exposição da História do Rock (não lembro bem o nome certo da exposição), mas estavam incrivel! Todos os andares estavam tematizados, com figurinos e instrumentos originais de artistas históricos como Elvis, Hendrix, Ozzy e outros que adoro!

Geralmente criam uma área interativa para você com a exposição, e na maioria das vezes é uma viagem! Sempre que puder e for algo do seu interesse, não deixe de ir!
Fui na exposição dos maias, que fica no piso superior. A exposição conta com 8 estações com painéis explicando as peças, suas histórias e de que época foram produzidas. Achei a exposição interessante mas faltou algo que não sei explicar. A entrada é gratuita e pra quem fôr de carro é só estacionar dentro do parque, usando o zona azul. Cada folha vale 2 horas e conta a partir das 10h- 18h, diferentemente do horário da zona azul na cidade.
Foto opinião do Gloria sobre Oca - Parque do Ibirapuera
Minhas lembranças sobre a Oca, remontam a época do Museu da Aeronáutica, que visava preservar o feito do Mineiro Alberto Santos Dumont, mas devido a falta de dinheiro, e inúmeros saques aos objetos e invenções de Santos Dumont, ele foi transferido para Cotia, talvez para ninguém ratificar que foi ele, e não americanos irmãos Wright, mas como eles são bons em marketing, fica a humanidade a glorifica-los e como ninguém tomou nenhuma atitude, pobre Santos Dumont.
O museu tornou-se em centro de exposições pela Brasil Connects – conhecida por organizar a exposição Guerreiros de Xi’an e os Tesouros da Cidade Proibida – ganhou a Oca em definitivo.
As negociações se iniciaram pela prefeitura na gestão de Celso Pitta,
Apesar das bela exposições que são feitas por lá, é uma vergonha o sepultamento das memórias desse grande brasileiro.
Você conhece o Oca - Parque do Ibirapuera? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral