Núcleo do Engordador

| Rank: 24º de 98 | Parques

Nunca tinha ouvido falar desse lugar até uma amiga comentar comigo. Então resolvemos ir pra lá num sábado de manhã.
Se estiver de carro, recomendo ir bem cedo, pois com o passar das horas, vai lotando, e você corre o risco de não conseguir entrar. Recomendo ir de transporte público, pq vc não pegará a fila para o carro. Tem um ônibus que sai do metrô Santana e te deixa praticamente em frente ao parque. A entrada custa R$13.
Fomos na trilha de cachoeira, que apesar de ser considerada média, achei bem fácil. Há três cachoeiras nessa trilha, são pequenas, mas muito refrescantes e limpas. O local é muito bem conservado. Há uma área de piquenique e playground para as crianças, é um lugar extremamente agradável.
Leve lanche e faça um piquenique, não há lanchonete dentro do local. O local oferece água potável de graça.
Um ótimo lugar para ir em SP, muito pouco divulgado, mas ótimo para quem quer se refrescar em uma cachoeira na capital.

Conheci o Núcleo do Engordador em dezembro de 2014. O local vale a pena ser visitado em dias quentes de São Paulo. A trilha que é considerada de nível médio e informa-se por placas que o tempo previsto é de 45 minutos, consegue-se concluir em 30 minutos aproximadamente. As cachoeiras não são grandes, mas servem e muito para refrescar e ter a sensação de que não estamos na capital. A melhor e maior das cachoeiras é a primeira da trilha, porém a última que não chega a ser tão longe ( Cachoeira do Véu ) é pequena e agradável, com forte queda e merece ser conhecida. Na entrada do Parque há playground e quiosques para Pic-Nic e um riozinho onde as crianças se banham. No Parque não funciona sinal algum de celular, nem de 3G, então esqueça de tentar a conexão e guarde bateria para fotos. A entrada (lembrando que conheci o Parque em Dez/14) foi de R$12,00 por pessoa, lembrando que estudantes ou idosos pagam meia, e no estacionamento foi cobrado R$6,00.
Enfim, o Parque merece ser conhecido por todos em especial por moradores da Zona Norte, que em sua maioria nem imaginam que moram tão perto de uma cachoeira.

A trilha é boa!
Achei o nivel de dificuldade bem trabquilo! Acabamos passando pela primeira cachoeira logo no comeco , mas nao entramos, mas provavelmente era a melhor!
A outra cachoeira no final da trilha era bem menor!
O bom é que tem um espaco para piquenique e um play ground tambem!
Lá da para ver a represa! É bem bonito
Foto da represa
"Foto da represa"

No nucleo tem uma trilha chamada trilha das cachoeiras
Apesar de alguns sites falar que que a trilha das cachoeiras é de nível medio a trilha é bem simples e tranquila
Gostamos bastante do passeio levamos crianças junto e elas aproveitaram bastante
Uma dica que deixo é ir na primeira cachoeira pois a trilha é pequena e tem tempo para aproveitar mais
Pode levar bikini que dá para entrar na agua e é muito gostoso
Fomos em um domingo e estava cheio, mas tem momentos que ficava mais vazio pois o pessoal vai em grupos grandes
A agua é bem gelada
Pagamos 12 reais para entrar
A criança nao pagou
E mais 6 reais para deixar o carro la dentro no estacionamento, na rua não tem onde deixar

O Núcleo do Engordador é uma das áreas protegidas do Parque da Cantareira,
para entrar de carro paga-se uma taxa de R$12,00.

O parque possui uma trilha circular com c3 cachoeiras de mais ou menos 3km que é considerada de dificuldade média, mas eu diria que é fácil. A única dificuldade é um trecho de subida que não tem nem 400m.

Além da trilha e das cachoeiras, tem espaço para pic-nic com quiosques, um museu sem muita coisa e um parquinho para as crianças.

Pra mim o melhor parque de SP,lugar tranquilo,dá pra ir com amigos e família,banheiros limpos,trilha demarcada,tudo muito bem cuidado vale a pena conferir,tem que levar o próprio alimento, pois não existe comércio dentro do parque.
Você conhece o Núcleo do Engordador? Escreva uma opinião! Dê sua nota! Nota geral